sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

“Robinson foi passional e incompatível com o cargo”

- Publicidade -

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) afirmou ontem que as declarações do vice-governador Robinson Faria (PSD), ao anunciar o rompimento com o governo, foram passionais e incompatíveis com o mandato que ele exerce. “Recebi com surpresa as declarações do vice-governador Robinson Faria, permeadas de um tom passional e incompatível com a serenidade e o equilíbrio político que a função exige”, afirmou Rosalba Ciarlini.

Rosalba afirma que sempre norteou a vida pública pela autonomiaAo comentar o teor da entrevista coletiva de Robinson Faria — na qual ele se referiu à governadora e ao ex-deputado Carlos Augusto como “casal que comanda o Estado” — Rosalba disse que sempre norteou a vida pública “pela autonomia e pelo respeito às pessoas”.

A governadora destacou que não mistura assuntos políticos e vida privada. “Nem vou permitir que mágoas advindas de querelas partidárias tumultuem a rotina da administração ou sirvam de massa de manobra para projetos individuais”, destacou.

Rosalba Ciarlini, em nítida referência às declarações do vice-governador, avisou que o atual governo “sempre estará acima do personalismo”. “Os interesses do Rio Grande do Norte sempre serão maiores do que os desejos pessoais”, garantiu.

Ao comentar o pedido de demissão do secretário-chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, Rosalba Cialini disse reconhecer a capacidade profissional do ex-auxiliar. “Reconheço nele grandes qualidades como homem público, reafirmo-lhe minha estima pessoal e agradeço pelos bons serviços prestados ao Governo e ao Rio Grande do Norte”, destacou.

A governadora estava com uma viagem marcada para hoje ao Rio de Janeiro, onde iria participar da comemoração do aniversário de 15 anos de uma sobrinha. Mas cancelou a viagem. Hoje terá uma reunião com secretários para discutir os novos rumos do governo diante da atual configuração política.

Oposição afirma que rompimento foi previsível

O deputado estadual Fernando Mineiro (PT), que atua como líder da oposição na Assembleia Legislativa, avaliou que o rompimento do vice-governado Robinson Faria (PSD) com a governadora Rosalba Ciarlini era previsível. Segundo ele, a situação inicial da gestão Rosalba já apontava para o problema que poderia ocorrer entre os dois.

O Governo deixou Robinson isolado, apenas com José Dias e Gesane Marinho, diz Fernando Mineiro, deputado estadual pelo PT“Acho que era previsível. O Governo nunca enfraqueceu e humilhou tanto um aliado como ocorreu agora em nove meses com o vice-governador Robinson Faria. Eles (o Governo Rosalba Ciarlini) enfraqueceram de maneira muito contundente seu aliado, por isso que para mim esse rompimento era previsível”, destacou.

Fernando Mineiro lembrou o episódio da reeleição antecipada do deputado estadual Ricardo Motta (PMN) para presidente da Assembleia Legislativa. “O Governo deixou Robinson isolado, apenas com José Dias e Gesane Marinho. O afastamento veio também com a reeleição de Ricardo Motta que estava indo para o grupo da governadora”, avaliou o deputado do PT.

Para o líder da Oposição o governo Rosalba Ciarlini demonstrou que a grande intenção era manter o vice-governador isolado, o que ocorreu com o fato de apenas os deputados estaduais José Dias e Gesane Marinho terem assinado a ficha de filiação do PSD, legenda recém-criada e presidida pelo vice-governado Robinson Faria.

Deputado federal do DEM lamenta rompimento

O deputado federal Felipe Maia (DEM) disse ontem lamentar o rompimento político do vice-governador Robinson Faria ainda no primeiro ano do governo. “Acho que a governadora agora precisa tocar a administração com os aliados, a base de sustentação na Assembleia e os partidos que compõem o governo”, destacou. “Não deixa de ser lamentável, mas é tocar para frente”, destacou.

Felipe Maia lamenta pedido de demissão de Paulo de TarsoPara Felipe Maia, os partidos que hoje integram a base aliada — DEM, PMN, PMDB e PP — asseguram um sustentação política sólida à governadora.

Ao comentar a saída do advogado Paulo de Tarso Fernandes do Gabinete Civil, admitiu que é uma perda para a administração. “Paulo de Tarso é um grande profissional, muito qualificado”, afirmou.  E acrescentou: “Não sei os fatos que levaram Paulo de Tarso a apresentar uma carta de renúncia. Ele tem grande valor pessoal e profissional, é amigo pessoal da governadora e do ex-deputado Carlos Augusto Rosado. O afastamento é fato que vai deixar todos tristes”.

O presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia, que está em missão oficial na Alemanha, participando de um evento dos Democratas, foi informado, no início da tarde de ontem, da possibilidade rompimento do vice-governador Robinson Faria pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE. Ao ser questionado sobre o fato, ele disse: “não estou sabendo de nada. Estou na Alemanha e não tenho informação”.

Ao ser oficializado o rompimento do vice com a gestora Rosalba Ciarlini, no final da tarde, a reportagem tentou entrar em contato com o senador José Agripino, mas ele não atendeu.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas