quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Ronda Cidadã chega à zona Oeste

- Publicidade -

Aura Mazda
repórter

Sob o olhar atento da população, a segunda etapa do Programa ‘Ronda Cidadã’ foi lançada ontem (1º) pelo governador Robinson Faria, nos bairros Planalto, Guarapes e Pitimbu, da zona oeste de Natal. Na Área Integrada de Segurança Pública (AISP) 11, o Ronda Cidadã atenderá 73 mil habitantes numa área de 20,74  quilômetros quadrados. Para o Ronda Cidadã na zona Oeste, a Secretaria de Segurança vai disponibilizar 62 policiais militares, que terão à disposição uma base móvel, além de 6 motocicletas e 9 carros relocados de outros batalhões. Os 60 policiais que já atuavam na região continuarão trabalhando normalmente na área, enquanto os 62 que farão parte do novo programa, oriundos de outros comandos da PM, terão atividades diferenciadas no bairro.
Em solenidade de lançamento, com participação do governador Robinson Faria, PMs receberam material de trabalho
Durante  a cerimônia, ocorrida na Escola Municipal Estudante Emanuel Bezerra, na avenida Miramangue, no Planalto,  Robinson afirmou que a segurança pública é o maior desafio de seu governo. O chefe de Executivo estadual ressaltou  que os bairros foram escolhidos mediante uma pesquisa sobre criminalidade nos locais. “Nosso governo vai dar tudo o que for possível para vencer na questão da segurança”, apontou.

O governador explicou que mesmo sem convocar novos  policiais para o Ronda Cidadã – no qual o pessoal é composto por policiais relocados – o governo está dando condições estruturais para o efetivo atual.  “Devolvi a autoestima da Polícia Militar, fazendo mais de 3 mil promoções, dando equipamentos e pagando as  diárias operacionais de maneira permanente, o que não acontecia antes”, frisou.

Na ocasião, Robinson disse que o programa mudou a criminalidade nos bairros em que foi implantado  – Mãe Luiza, Petrópolis e Areia Preta -, segundo o governador,  ocorreu mais de 50% de redução de mortes e assaltos nestes bairros. “Em uma pesquisa feita pela universidade, 85% da população aprovou o projeto. Deu certo no mundo inteiro e vai dar em Natal”, comentou.

No total, serão 112 policiais militares para fazer a Ronda Cidadã nos bairros selecionados para o programa na zona oeste, 60 deles pertenciam ao 9º Batalhão de Polícia Militar, os outros, segundo a Sesed, foram remanejados do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), Comando Rodoviário de Policia Estadual (CPRE) e  Companhia Independente de Prevenção ao uso de Drogas (Cipred). Atualmente, duas viaturas faziam o policiamento do bairro.

Além dos veículos que foram relocados, uma base móvel, para que policiais atuem de maneira preventiva foi alugada para a AISP 11, que terá um valor mensal de R$ 2 mil. A titular da Sesed, Kalina Leite, explicou que o comando da Polícia Militar fez uma avaliação dos comandos para fazer os deslocamentos de pessoal e material. “O comando reorganizou de acordo com batalhões e áreas que poderiam ter um melhor aproveitamento. Seis motos são da ROCAM e as viaturas já pertencem à polícia”, explicou.

De acordo com o comandante do Ronda Cidadã na AISP 11,   Tenente Coronel Fábio Araújo, o diálogo entre as Polícia Civil e Militar são um dos pontos importantes do programa. O policial explicou que uma reunião semanal e outra mensal para troca e análise de dados será feita.  “Queremos aproximar a Polícia Militar e a Polícia Civil da população. Esse é um programa inteligente, que foi testado em outros estados e deu certo. A nossa expectativa é a melhor possível”, disse.

A comerciante Severina Lino, 62 anos, observou a solenidade com apreensão e otimismo. Ela disse que na avenida Miramangue, no Planalto, são registrados diariamente casos de violência, principalmente assaltos. “Vivemos uma rotina de tensão no bairro, escuto e vejo histórias de assaltos todos os dias. O programa vem em boa hora e eu tenho a expectativa que diminua os crimes nessa região. Tenho um filho de 11 anos que volta todos os dias sozinho da escola, vou ficar mais sossegada”, disse.

Metodologia
A exemplo do que ocorreu em Mãe Luiza, Areia Preta e Petrópolis, os militares estarão divididos em dois pelotões. Segundo o coordenador de programas para a cidadania da Sesed, capitão Rodrigo Couceiro,  33 policiais militares atuarão diariamente no ronda cidadã da AISP 11. O capitão explicou que programa é dividido em  policiamento reativo, que atuará na prevenção e repressão qualificada, por meio do Patrulhamento Motorizado (viaturas e motocicletas). Para o policiamento reativo serão quatro viaturas com três policiais cada que atuarão em regime 24h,  uma por setor. Além de 6 motociclistas por turno.

O coordenador de programas para cidadania, Rodrigo Couceiro também explicou que a segunda vertente do Ronda Cidadã é o policiamento proativo, que terá  quatro viaturas com três policiais em cada, além de três policiais que ficarão em setores administrativos. Essa vertente atuará no trabalho de acolhimento e inclusão social, por meio do Ronda Cidadã Escolar; Ronda Visitas Comunitárias; Ronda Apoio às Vítimas de Violência (que funcionará nos moldes da Lei Maria da Penha); Base Móvel (veículo adaptado que dará suporte no atendimento especializado e qualificado. O Policiamento Proativo atuará de segunda a sexta-feira em horário comercial.

Os setores foram divididos em quatro pelos três bairros da zona oeste contemplados pelo programa. Segundo Rodrigo os setores são Alfa e Bravo, que compreendem o bairro Pitimbu, setor Charlie, que inclui o Planalto e o Delta, onde está o Guarapes. Cada viatura tem responsabilidade de cobrir 3,45 km², totalizando os 20 km de área que o programa se propõe a cobrir.

Ronda Cidadã em números
O efetivo do Programa Ronda Cidadã nos Bairros Planalto, Guarapes e Pitimbu.

112 homens é o efetivo;
16 veículos no total
9 viaturas ;
6 motocicletas;
1 base móvel (tipo van) para videomonitoramento ligada ao Ciosp.

Policiamento diário será dividido em quatro setores:
cada setor ficará com uma viatura por dia, com três policiais, que tem responsabilidade de cobrir 3,45 km².
33 policiais por dia além de um capitão e dois tenentes.

Setores:
Setores Alfa e Bravo-  Pitimbu
Setor Charlie – Planalto
Setor Delta  – Guarapes

6 motocicletas vão rodar todos os dias entre os setores
Serão 18 motociclistas, 6 por dia turno
Cada viatura tem responsabilidade de cobrir 3,45 km²

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas