quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Rosalba diz não ter tempo para campanha em Natal

- Publicidade -

Anna Ruth Dantas – Repórter

Na campanha eleitoral de 2012, a governadora Rosalba Ciarlini não terá atuação no pleito de Natal, onde o Democratas, seu partido, apoia o deputado federal Rogério Marinho, candidato a prefeito pelo PSDB. A chefe do Executivo confirmou que a partir de hoje à tarde até o próximo domingo pela manhã estará na campanha de Mossoró, onde tem como candidata a vereadora Cláudia Regina (DEM). A governadora se mostra empolgada com as possibilidades da candidata dela no município. Já para atuar na sucessão em Natal, ela disse que “não terá tempo porque” vai se “dedicar ao trabalho administrativo”.
Rosalba Ciarlini, governadora: Claro que me sinto péssima com a desaprovação na saúde. Mas, em 15 dias de decreto do estado de calamidade, já avançamos.
Rosalba Ciarlini observou que a eleição em Natal é  “diferente” porque há possibilidade de ser em dois turnos. E se não tiver segundo turno? Ainda assim, a resposta de Rosalba Ciarlini é reticente. Ela explicou que não terá tanto tempo para fazer campanha e pretende atuar em Mossoró e em alguns municípios da região Oeste.Sobre a vaga do Tribunal de Contas do Estado, a governadora não trabalha para a escolha a curto prazo. “Até o final do ano nós vamos decidir. Foram ocorrendo outros fatos e deixamos a escolha para o momento oportuno. O funcionamento do Tribunal de Contas não está sendo prejudicado por essa falta de indicação”, disse a governadora. As declarações foram feitas durante conversa com os jornalistas Anna Ruth Dantas, Virgínia Coelli, Eliana Lima, Rosalie Arruda, Anelly Medeiros e Diógenes Dantas. A seguir, os principais trechos da conversa/entrevista com a governadora.

Eleição em Mossoró

Hoje estarei em agenda administrativa na cidade de Mossoró, inclusive me reunirei com o Sindicato dos Salineiros. A partir das 17h vou acompanhar a agenda da candidata Cláudia Regina. Irei participar da campanha em Mossoró e alguns municípios da região. Estou animada com a campanha de Mossoró.

Campanha em Natal

Natal tem uma campanha diferente, porque é em dois turnos. Quero me dedicar às ações  administrativas, acho que não vou ter tempo para campanha em Natal.

Vaga do TCE

Temos tempo, para tudo há um tempo. Não é a falta dessa nomeação que está prejudicando o trabalho do TCE. Daqui a pouco teremos duas vagas (o conselheiro Valério Mesquita irá se aposentar e a indicação será da Assembleia Legislativa).

Ruth Ciarlini para o TCE

Tem muitos nomes bons, competentes. Pode ser muita gente. Ela (Ruth Ciarlini) tem méritos para ser.

Quinto Constitucional do TJ

Essa disputa já é diferente. A escolha não é só minha. Chegará uma lista de três para que eu faça a escolha.

Conselho Político

Ele continua (funcionando). Eu converso com eles (os integrantes do Conselho Político) dia a dia. São todos conselheiros. As pessoas achavam que esse conselho (formado pelo Governo do Estado) seria formal como o do Governo Federal. Mas o meu Conselho Político é informal.

Fusão DEM-PMDB

Essa questão da fusão do DEM precisa ser avaliada após a eleição municipal. Vamos aguardar um pouco. Em termos de afinidade, hoje o DEM tem grande afinidade com o PMDB no Rio Grande do Norte. Tenho ouvido os companheiros (do DEM) falarem, mas vamos aguardar para avaliar depois das eleições municipais.

Desaprovação do Governo

Um Governo para se recuperar precisa de dois anos. No caso de Natal eu tive o maior número de votos (em 2010), mas não tive a maioria da população. Apenas 30% votou em mim, porque ainda tiveram os votos de Iberê e Carlos Eduardo e dos demais candidatos. Ainda tive que conquistar esses natalenses que não votaram em mim. Ela (a desaprovação) é uma questão só de trabalho. As ações programas precisam ganhar mais visibilidade. O que contribui para essa desaprovação é porque as pessoas acham que até o buraco na rua é culpa do governo.

Desaprovação na saúde (90,2%)

Como médica, claro que me sinto péssima com essa desaprovação na saúde. Mas, em 15 dias de decretado do Estado de calamidade, já avançamos.

Planos de carreira

Sobre os planos de carreira dos servidores (aprovados ainda no Governo Iberê) alguns tiveram implantação total, outros foram implantados apenas 30%. Os funcionários podem ter esperança, nossa equipe está analisando.

Isenção na produção de frutas

Todas as frutas produzidas e comercializadas no Rio Grande do Norte terão isenção de ICMS. Vamos assinar esse decreto e já começará na próxima semana.

Policiais militares

Neste mês iremos pagar o [aumento]  do subsídio para os policiais militares da ativa. Foi um compromisso nosso e cumpriremos. O pagamento para os (policiais) inativos, a equipe técnica está estudando. Claro que com esse subsídio nós vamos crescer um pouco no limite prudencial (da Lei de Responsabilidade Fiscal).

Leilão do Juvenal Lamartine

Eu estou revendo essa ideia de leilão. É certo que iremos construir um novo estádio, onde é a cavalaria (da Polícia Militar, na zona Norte). A obra custará R$ 12 milhões. Mas não sei se ainda iremos leiloar o Juvenal Lamartine. Iríamos fazer isso (vender) para construirmos o novo hospital, mas já foi decidido que a unidade será construída na Parceria Público Privada. Sou a governadora das áreas verdes, da praça, não sei se ainda vamos (leiloar).

Obras de mobilidade

Foram liberados os recursos pela Caixa Econômica Federal para as obras de mobilidade. Próximo mês vamos abrir os túneis do prolongamento da avenida Prudente de Morais.

Dificuldades com o Governo Federal

Não tenho dificuldades na relação com o Governo Federal. Se chegar com o projeto executivo e as licenças a gente consegue a liberação. O que não pode é chegar (no Governo Federal) só com o projeto básico.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas