quarta-feira, 17 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quarta-feira, 17 de abril, 2024

Rosalba garante conclusão de acessos ao aeroporto até fim de maio

- Publicidade -

A governadora Rosalba Ciarlini visitou na manhã desta quarta-feira (9) as obras dos acessos do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves. Na oportunidade, a chefe do Executivo Estadual informou que a obra estará totalmente concluída até 30 de maio e que o acesso Norte já estará trafegável até o fim do mês de abril. Caso o início das operações dos voos comerciais tivesse sido mantido para 15 de abril, data confirmada pelo consórcio Inframérica para a entrega do aeroporto, chegar ao local só seria possível em meio às máquinas e à lama que ainda ocupa trecho de 1 km do acesso Norte.
Governadora garantiu que a obra estará totalmente concluída até 30 de maio e que o acesso Norte já estará trafegável até o fim de abril
No encontro com a BR-406 e o acesso Norte, um viaduto está sendo erguido para conectar a rodovia federal à estrada que leva ao aeroporto. “No dia 30 de maio, as obras dos acessos estarão totalmente concluídas, embora agora, já no final de abril, elas já possam ser utilizadas porque o asfalto já está chegando aqui à BR [406], a mais ou menos 1km”, informou a governadora. “Além disso, nós também temos um outro acesso, aquele que sai do aeroporto por São Gonçalo, uma RN que também está sendo asfaltada e cria mais uma opção. Serão três opções para chegar ao aeroporto”, disse Rosalba Ciarlini.

O Aeroporto Internacional Governador Aluizio Alves será acessível ao Norte por um trecho de aproximadamente 11 km que também contempla a duplicação da BR-406. O trecho da duplicação recebeu uma camada branca, que serve de base para a implantação do asfalto. Contando com o viaduto, o acesso Norte está 55% a 60% concluído, conforme explicou o diretor-presidente do Departamento de Estradas e Rodagem do RN (DER/RN), Demétrio Torres.

“Se em 10 de maio o aeroporto estiver funcionando, nós vamos dar tráfego ao aeroporto pelo Norte”, afirmou Demétrio Torres. O dia 10 de maio foi estabelecido como data limite pelo ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, para início das operações das companhias aéreas.

Chuvas

Ao lado do viaduto que está sendo erguido na BR-406, uma poça da água revela uma das preocupações da obra: as chuvas. Demétrio Torres admite que “será preciso de uma ajudinha de São Pedro” para concluir a obra até o prazo estipulado, mas acredita que as precipitações não serão motivo para atrasos. “Se chover todo o dia, o que nunca ocorre em Natal, aí realmente vai atrapalhar”, disse.

Uma rotatória reúne o acesso Norte a outros três caminhos, um que leva ao acesso sul, com 17 km, ligando o aeroporto à BR-304 e de lá a Macaíba, e outro que leva a São Gonçalo do Amarante, com mais 2,4km, que será ligado a RN-160.

“O acesso sul está menor, mas esse, desde o início, ficou acertado que nós iriamos dar tráfego no final de maio. Está dentro do cronograma”, informou Demétrio Torres. O diretor -presidente do DER não respondeu qual o percentual de andamento deste trecho. A governadora Rosalba Ciarlini garantiu ainda que o trecho sul será entregue até maio “em condições de tráfego”.

O trecho Sul envolvia ainda obras na BR-304, que conectaria o aeroporto a Macaíba. “O DNIT é quem vai trabalhar na BR-304. Essa parte é que não deverá ficar pronta porque ainda não foi iniciada”, afirmou.

De acordo com Demétrio Torres, até o fim do mês de abril a ligação com São Gonçalo do Amarante deverá ser concluída. “É um trecho curto”, disse.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas