sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Rosalba quer empenho para reduzir homicídios

- Publicidade -

Na cerimônia de posse da cúpula da Secretaria de Segurança Pública, na manhã de ontem, a governadora Rosalba Ciarlini definiu que a redução no número de homicídios deve ser a prioridade, e que não se pode agora apenas apontar os erros. Mas a criação de uma divisão especializada em investigação e combate aos assassinatos é um assunto ainda sob estudo. Já o delegado-geral da Polícia Civil, Ronaldo Gomes, vai intensificar esforços no combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas.

Posse da cúpula das Polícias, Itep e Bombeiros foi no auditório da Governadoria, na manhã de ontemO secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Altair Rocha, optou por especialistas nas áreas e “técnicos gabaritados”. No Comando da Polícia Militar permanece com o coronel Francisco Araújo, enquanto a Delegacia Geral da Polícia Civil intensificará o combate ao crime organizado, com o delegado Ronaldo Gomes. O médico legista Nazareno de Deus assume a direção-geral do Instituto Técnico-científico de Polícia (Itep) e o coronel Elizeu Lisboa Dantas é   o novo comandante do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

Rosalba Ciarlini diz que faltam policiais treinados, assim como há  sucateamento de estruturas e equipamentos. “Os presídios estão sucateados e as delegacias estão se transformando em unidades prisionais. As viaturas precisam ser trocadas ou reparadas urgentemente”.

Com a nomeação de Ronaldo Gomes para a Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol), o secretário espera a intensificação no combate ao crime organizado. Desde 2007, Ronaldo chefiava a Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor).

Entre as promessas da chefe do Executivo está “Vamos lembrar também que muitos municípios não contam com delegacias. Vamos investir e levar condições para que isso passe a acontecer”, afirmou a governadora.

Segundo a cúpula, existem necessidades urgentes, mas as principais mudanças serão sentidas a médio e longo prazo. “Ainda não me sentei para constatar exatamente a realidade que vivemos aqui. Sei que há policiais trabalhando como carcerários e essa é uma das nossas urgências. Medidas assim iremos adotando aos poucos e também observando a questão orçamentária”, esclareceu o secretario Altair.

Primeiro passo

Segundo o secretario, o primeiro passo para o cumprimento das prioridades seria a criação de um divisão especializada em homicídios. “Escolhi o Ronaldo [Gomes, delegado geral] justamente por isso. É um especialista na área e vamos ver o que podemos fazer nos próximos meses para levar essa iniciativa para frente”.

Honestidade, capacidade e liderança foram os critérios utilizados por Altair para escolher o delegado geral. “Eu sei que ele é capaz. É um homem que trabalha há quatro anos no combate ao crime organizado e recebeu referências de todas as áreas”, ressaltou Altair.

Escolhas técnicas

Para o comando do Corpo de Bombeiro, a escolha foi o coronel Elizeu Dantas, que dirigia a área de engenharia e operações da corporação. E essa será a nova maneira de atuação do CBM. “O nosso estilo de gestão é totalmente operacional. Estarei à frente na tropa, inclusive participando das emergências para que, dando exemplo, nós possamos atender bem a sociedade”.

Um dos objetivos para 2011 é levar mais efetivamente o CBM para o interior do estado. “A nossa prioridade é a interiorização, assim como atuar mais efetivamente no litoral, aumentando o sistema preventivo.  Chegamos com a expectativa de crescimento”, disse o coronel Elizeu.

Com pouco mais de 650 pessoas, a deficiência do efetivo é admitida pelo novo comandante. “Precisamos de incremento no pessoal para prestarmos um bom serviço. E já recebemos sinais positivos da governadora para tornar isso possível”.

Já no Itep, o médico Nazareno é cauteloso no primeiro dia oficialmente na direção da Itep. “Farei reuniões na próxima semana para averiguar a real situação que temos ali e apresentar um resultado, para a partir daí colocar as ‘mãos à obra’”, respondeu ao ser perguntado sobre a eficácia dos laudos feitos pelo órgão e a expectativa de melhora.

O comandante da PM, coronel Araújo, também preferiu esperar uma reunião com a cúpula da segurança, que ocorre na próxima semana, para falar sobre orçamento e futuro da corporação. “É uma grande honra e distinção ter sido escolhido para continuar um trabalho com compromisso. Mas qualquer informação quanto a recursos e mudanças só a partir da próxima semana”.

bate-papo – Ronaldo Gomes » delegado geral

Com que prioridade o senhor assume a delegacia geral da Polícia Civil?

Assumo com a prioridade de dar mais ênfase ao combate do crime organizado e ao tráfico de drogas no estado. Outra medida importante que queremos adotar é a informatização das delegacias, para dar mais agilidade aos processos de inquéritos.

O que os colegas policiais podem esperar do novo delegado geral?

Podem esperar principalmente parceria. Como gestor nós iremos buscar recursos principalmente na alçada federal para melhorarmos as condições de trabalho. As unidade policiais serão analisadas e, na medida do possível, reforçadas com efetivo e equipamentos.

Quais ferramentas podem ser usadas para o incremento do combate ao alto número de homicídios?

Está em estudo a criação de uma divisão especializada em investigação de homicídios, que traria grande reforço para a área. Próxima semana devemos ter mais novidades quanto a isso.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas