sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Rota do Sol recebe reforço policial

- Publicidade -

Daísa Alves
repórter

Após protestos e oito bicicletas roubadas, em um mesmo dia, a Rota do Sol vai receber reforço policial. Desde ontem, em dois horários do dia, três motocicletas e uma viatura da polícia militar já estavam circulando no trajeto da Rota do Sol como medida preventiva contra os assaltos. As definições foram combinadas ontem entre o comandante da Polícia Militar, Coronel Francisco Araújo, ciclistas e representantes políticos que se reuniram na tarde de ontem no Comando Geral da PM.
Um grupo de ciclistas foi ao comando da PM para garantir mais policiamento na Rota do Sol
Segundo o comandante da PM, a partir de agora, estará fixo o reforço, entre as 5h e 8h; e a noite, entre as 18h e 22h. Até então, o trajeto da rodovia RN 063, que interliga as praias da zona sul da Grande Natal, tinha o policiamento garantido apenas por um posto policial, com efetivo de três homens por turno.

#SAIBAMAIS#Em resposta às reclamações da falta de ações dos policiais locados neste posto, Araújo disse que houve um “realinhamento do efetivo”, renovação do veículo, e implantação de um rádio patrulha para receber as ocorrências. Além de ter sido disponibilizado aos ciclistas o telefone funcional do comandante geral, da Rocam e do coordenador do posto em pium.

“O reforço irá beneficiar não só o ciclista, mas todo o usuário da via”, expôs Araújo, acrescentando que os policiais estão orientados a atenderem tanto às ocorrência de crime e assistência a quem trafega na área. Ele frisou a necessidade de acionar a Polícia após o assalto. “É importante termos as informações sobre os acontecimentos para tabulação das ocorrências e melhorarmos as estratégias de trabalho”, explica.

O contato com o comando da aeronáutica também foi um dos compromissos firmados pelo comandante. Já que, a maior parte do trajeto está envolta de área militar, um matagal pertencente ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, e muitas vezes, segundo relatos, utilizado como a rota de fuga dos assaltantes.

“Não basta só fiscalizar, tem que ir atrás de quem está fazendo isso”, frisou Clebson Melo, diretor da Associação de Ciclistas do Rio Grande do Norte (Acirn), em relação a investigação policial após o crime. Inclusive,  foi relatado que uma equipe da inteligência das polícias militar e civil foi até o local do crime ocorrido nesta terça, e refizeram o trajeto de fuga dos criminosos. Na trilha, encontraram uma bicicleta abandonada.

Na semana passada, segundo Clebson, houve mais duas bicicletas assaltadas. Por média, em Natal, são 14 bicicletas roubadas ao mês. A Maior frequência  é com ciclistas que praticam o esporte a noite. Segundo relatos, desde o segundo semestre do ano passado que os roubos se intensificaram.

“A Rota do Sol por ser um espaço amplo, tanto corredores quanto ciclistas conseguiam ter a sensação de maior segurança. Mas percebemos que não está livre de assaltos também”, relata Cecílio Barbosa, presidente da Federação de Triatlo do Rio Grande do Norte (Fetri-RN). Ele calcula que por dia, aproximadamente 250 pessoas utilizam a Rota do Sol para treino.

Depoimentos:
Sérgio Paulo, ciclista e vendedor
O cunhado de Sérgio Paulo foi assaltado em novembro do ano passado. O caso ocorreu na RN 066 que liga o bairro de Nova Parnamirim à Pium. Segundo ele, este trajeto deixou de ser utilizado pelos ciclistas depois dos recorrentes assaltos. “Tem que ter a prevenção, mas sabemos que a polícia não vai sempre. Agora temos novas esperanças, mas estamos tão calejados…”.

Rossana Guessa, ciclista e enfermeira
“Os homens até se arriscam só, mas nós mulheres só vamos mesmo se tiver em grupo.
Além da maior vulnerabilidade, estamos à mercê de outros riscos também…”, relata. Ela já presenciou uma tentativa de assalto a seu grupo em Cidade Alta, a noite. Ela lista como inseguro também os trechos urbanos nas Rocas, Ribeira e na Av. Omar O’gray, mal iluminada.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas