quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

#Rotina ‘padrão Fifa’?

- Publicidade -

Nadjara Martins – Repórter

Desde que foi anunciada como cidade-sede da Copa do Mundo, em 2009, a capital potiguar vem passando por intervenções radicais – não só paisagem urbana, mas no cotidiano dos moradores. Entretanto, nada comparado à operação “padrão Fifa” que se avizinha. Em apenas 17 dias, serviços de saúde, educação, segurança e mobilidade serão parcial ou completamente modificados para atender às exigências do mundial futebolístico.

A mobilidade urbana envolve, talvez, a maior parte dessas mudanças, uma vez que pelo menos duas obras do Complexo Viário do Arena das Dunas só vão entrar em operações após a abertura dos jogos na capital. São eles os túneis da avenida Mor Gouveia sob a Prudente de Morais, entregue somente em 12 de junho, e  o da Raimundo Chaves sobre a Prudente, entregue no dia 15 de junho.

Nesse domingo (25), o prefeito Carlos Eduardo Alves inaugurou a primeira das dez obras do complexo viário: o túnel da Romualdo Galvão, que ligará a avenida à BR-101. Como o viaduto da BR não será concluído, o túnel da Romualdo escoará o trânsito pela Norton Chaves.

A preparação para o mundial intimou secretarias, como a de mobilidade urbana, a traçarem planos de trabalho para o mundial. A TRIBUNA fez um apanhado entre o Estado, Município, instituições de ensino e entidades do comércio para saber o que vai mudar para o natalense durante a Copa em Natal. Confira abaixo.

#Educação

Meu filho faz o ensino fundamental na rede pública. Ele terá aula durante a Copa?
Na rede pública municipal, apenas nove CMEIs (centros de ensino infantil) e duas escolas terão aula durante a Copa do Mundo, como reposição da greve. A secretaria de educação vai liberar os alunos apenas nos dias em que os horários de jogos (em Natal ou da Seleção Brasileira) concorrerem com os horários de aulas. Ou seja: se o jogo for no turno vespertino, haverá aulas apenas no turno da manhã, e vice-versa. No caso de aulas noturnas, os alunos não serão liberados.

Sou estudante de escola estadual. O colégio vai liberar nos dias de jogos da seleção?
O calendário da Copa coincidirá com as férias escolares da rede estadual. Porém, se a escola entrou em greve, a reposição de aulas deve acontecer durante o período de jogos, seguindo o cronograma da própria escola. Já está acordado, porém, que nos dias de jogos em Natal e da Seleção Brasileira não haverá aula em nenhum turno.

O acesso à UFRN será interrompido durante a Copa?
Os universitários já estarão em período de férias durante a Copa – a previsão é que o semestre se encerre no dia 8 de junho. As atividades administrativas terão horário diferenciado durante a Copa: nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o expediente vai até às 13. Nos dias de jogos em Natal, o expediente é suspenso. Restaurante e Residência Universitária permanecem em horário normal.  O fluxo nas imediações do Parque Poliesportivo, que funcionará como centro de treinamento oficial da Copa nos dias 10, 11, 13, 14, 16, 17, 21 e 22 de junho.

Sou voluntário e vou trabalhar na Copa do Mundo. Tenho direito a faltar o trabalho?
A recomendação, tanto do programa Brasil Voluntário quanto do programa de voluntários da Fifa é que a folga seja previamente acordada com o empregador. Para as universidades, os certificados emitidos pelo Governo Federal serão validados como atividade extracurricular.

Escolas municipais terão aulas durante a Copa do Mundo

Centros Municipais de Educação Infantil:
<Clara Camarão
<José de Alencar da Silva
<Maria Luiza
<Nossa Senhora Auxiliadora
<Rosalba Dias
<Terezinha de Jesus
<Vilma Dutra
<Wilma Maria de Farias
<Vulpiano Cavalcanti

Escolas municipais
<José Melquíades de Macedo, em Nossa Senhora da Apresentação
<Luís Maranhão, em Cidade Nova

#Segurança

Fui assaltado durante o Fan Fest. Onde faço o Boletim de Ocorrência?
O comando da Polícia Militar vai montar um posto de policiamento ao lado do pórtico de entrada do Fifa Fan Fest, que vai dar suporte aos visitantes; além disso, a Delegacia Civil de Brasília Teimosa também ficará aberta diariamente, das 8h às 22h.

Estou em Natal como turista e, durante um passeio, perdi todos os meus documentos. O que devo fazer?
Deve procurar um dos postos de representação da Delegacia do Turista. Cinco trailers da delegacia vão ser distribuídos ao longo da orla – desde a Praia do Meio até a Via Costeira. Cada posto contará com dois policiais. Já a Delegacia do Turista, no Praia Shopping, deve funcionar todos os dias, incluindo finais de semana, das 8h às 22h O comando da PM também estuda implantar uma estrutura de suporte ao turista no Centro de Convenções, na Via Costeira, onde funcionaria uma delegacia com representação de consulados dos oito países que jogarão em Natal. A estrutura poderá auxiliar, inclusive, em casos de problemas com passaporte.

Estava no Arena das Dunas quando começou uma briga entre torcidas. O que fazer?
Siga as orientações da segurança. De acordo com a Polícia Militar, 2.500 homens farão o patrulhamento da Arena durante os dias de jogos, com auxílio da segurança privada da Arena. Qualquer caso de perda, furto, agressão ou violência em geral serão encaminhados para a delegacia do estádio, que ainda vai contar com um juizado especial. Qualquer notificação será encaminhada para lá.

As delegacias da cidade vão funcionar durante os jogos?
A Delegacia Geral da Polícia Civil estabeleceu que a 2ª DP (Brasília Teimosa), 4ª DP (Mãe Luiza) e 15ª DP (Ponta Negra) e o 5º Distrito (Candelária), além das Plantões Zona Sul e Zona Norte vão permanecer abertas durante os jogos da Seleção e sediados em Natal. Todos os batalhões da Polícia Militar também estarão abertos durante os jogos.
Polícia Militar vai montar um posto de policiamento ao lado do pórtico de entrada do Fifa Fan Fest
#Comércio
Os supermercados vão abrir nos dias de jogos?
A orientação do Comitê de Dirigentes Logistas (CDL) Natal é que para os supermercados suspendam as operações 30 minutos antes e reabram 30 minutos depois dos jogos da Seleção.

As lojas do Alecrim e da Cidade Alta também funcionarão?
Nos dias de jogos em  Natal, a CDL informou que o comércio de rua funcionará normalmente. A mudança de horário fica restrita aos dias de jogos do Brasil, quando o comércio fechará duas horas antes e não reabrirá após os jogos.

Bares e restaurantes ficarão abertos no entorno do Arena?
Sim. Mas a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) adverte: o acesso aos estabelecimentos que se encontram no perímetro de segurança do Arena das Dunas (2km) estarão fechados. De acordo com a associação, a orientação é que os estabelecimentos da cidade permaneçam abertos durante todos os jogos.

Não gosto de futebol. Posso ir ao cinema no horário dos jogos?
A orientação da CDL é que os shoppings fechem uma hora antes e reabram uma hora depois dos jogos. Entretanto, nem todos estão trabalhando com essa notificação. O maior shopping da cidade, o Midway Mall, informou que funcionará normalmente nos dias de jogos na cidade ou da Seleção Brasileira. Já o Natal Shopping encerrará as atividades no período previsto – excetuando o cinema, que ainda não informou se ficará aberto.

Sou dono de um bar e estou planejando transmitir os jogos. É proibido?
Somente se o evento for patrocinado por alguma marca que não seja parceira da Fifa. De acordo com a Lei Geral da Copa, fazer propaganda de marcas que não são parceiras e associar a transmissão dos jogos às marcas que não são patrocinadoras do mundial, seja em local público ou privado é proibido e passível de multa. Em alguns casos, o sinal de transmissão pode até ser cortado. As multas, dependendo da infração, vão de 1.492,00 a R$ 5.739,00. As infrações previstas valem para qualquer área da cidade sede.

Ambulantes vão poder se instalar ao redor da Fifa Fan Fest e do Arena das Dunas?
Não, será preciso respeitar as áreas de restrições e o perímetro de segurança do Arena das Dunas(2 km). No caso da Fan Fest, os ambulantes precisam respeitar o raio de 600 metros compreendido entre a avenida Café Filho, a José Melquíades e a Avenida Praia do Forte, que será interditado para a Fan Fest. A Semsur não cadastrará os ambulantes, mas realizará fiscalizações ostensivas na área dos dois eventos e, caso os perímetros sejam desrespeitados, as mercadorias podem ser apreendidas.

#Serviço Público
Preciso ir na Central do Cidadão/Detran durante a Copa? Vão estar abertos?

O Governo Estadual ainda não estabeleceu se decretará ou não feriado nos dias de jogos da cidade ou da Seleção Brasileira. Por ora, todos os serviços seguem o decreto de feriado facultativo do Governo Federal.

E no Município, o que funciona?
A Prefeitura do Natal decidiu que nos dias em que houver jogos do Brasil pela Copa do Mundo e nos dias que tiverem jogos na Arena das Dunas, será decretado ponto facultativo para toda a administração. Nos jogos da Seleção, o ponto facultativo só é válido duas horas antes do início dos jogos.

Os bancos vão abrir nos jogos?
De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e  o Banco Central, nas cidades-sede em que não foi decretado feriado, os bancos devem oferecer no mínimo quatro horas de atendimento ao cliente. Portanto, os bancos devem abrir para o público das 8h30 às 12h30. Os bancos também devem informar sobre o atendimento diferenciado com 48 horas de antecedência.

Preciso ir na Central do Cidadão/Detran durante a Copa? Vão estar abertos?
O Governo Estadual ainda não estabeleceu se decretará ou não feriado nos dias de jogos da cidade ou da Seleção Brasileira. Por ora, todos os serviços seguem o decreto de feriado facultativo do Governo Federal.

E no Município, o que funciona?
A Prefeitura do Natal decidiu que nos dias em que houver jogos do Brasil pela Copa do Mundo e nos dias que tiverem jogos na Arena das Dunas, será decretado ponto facultativo para toda a administração. Nos jogos da Seleção, o ponto facultativo só é válido duas horas antes do início dos jogos.

Os bancos vão abrir nos jogos?
De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e  o Banco Central, nas cidades-sede em que não foi decretado feriado, os bancos devem oferecer no mínimo quatro horas de atendimento ao cliente. Portanto, os bancos devem abrir para o público das 8h30 às 12h30. Os bancos também devem informar sobre o atendimento diferenciado com 48 horas de antecedência.

#Saúde
Aconteceu um acidente no entorno do Arena. A quem devo chamar?
O 192, que localizará a ambulância mais próxima. De acordo com a Sesap, serão disponibilizados uma ambulância em cada um dos seis postos de verificação veicular (PVVs) do Arena das Dunas. As viaturas do SAMU atenderão as emergências na parte externa do Arena, enquanto que os atendimentos na parte interna ficarão a cargo de uma operadora contratada pela administração do evento. As ambulâncias dos PVVs também vão atender aos chamados em toda a cidade.

Estou no Fan Fest e comecei a sentir alguns sintomas, como febre, diarreia e mal estar. Onde devo procurar atendimento?
Em caso de sintomas leves, como febre, diarréia, mal estar, pequenos cortes ou reação alérgica leve, a recomendação das secretarias de saúde é procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Prontos Atendimento (UPAS). Durante os jogos, as UBS de Candelária e Brasília Teimosa e o Hospital dos Pescadores funcionarão das 8h às 22h, e a UBS Mãe Luiza em regime 24h. As UPAs Pajuçara e Cidade Esperança recebem pacientes também em regime 24h. As unidades atendem adultos e crianças. As demais UBS da cidade terão atendimento até às 15h em dias de jogos.

Um turista amigo está passando mal, com fortes dores no peito. Para onde devo levá-lo?
Em casos de urgência, como dores no peito, reações alérgicas graves, engasgo e afogamento, a recomendação é encaminhar o paciente para as unidades de referência, como Hospital Walfredo Gurgel, Deoclécio Marques, Onofre Lopes (HUOL) e Hospital Geral José Pedro Bezerra.

Tenho seguro de vida/plano de saúde. Para quais hospitais posso ser encaminhado?
Todos os hospitais da rede privada – Unimed, Promater, Papi, Liga, Hapvida, Hospital do Coração  e Policlínica – atenderão os casos clínicos. Dependendo da gravidade da situação, o paciente pode ser encaminhado para um hospital que atenderá a sua demanda.

Estava no Fan Fest quando um desconhecido começou a borrifar no ar uma água estranha, que deixou um odor forte. O que devo fazer?
A Marinha do Brasil atuará como suporte da saúde nos casos de acidentes/atentados com agentes QBRN (químicos, biológicos e radioloógicos). Neste caso, a primeira coisa a fazer é procurar o posto de descontaminação da Marinha, que ficará na região de entorno do Arena das Dunas. Em casos de demanda espontânea, a orientação é procurar auxílio nos hospitais Giselda Trigueiro, nas Quintas, ou o Walfredo Gurgel.

Onde ser atendido
Pacientes SUS
<Crianças com febre, diarréia, reação alérgica leve, dor de cabeça e mal estar:  Hospital Sandra Celeste,  UBS Brasília Teimosa, UBS João de Deus (Rocas), Hospital dos Pescadores
<Adultos com febre, diarréia, reação alérgica leve, dor de cabeça e mal estar: Hospital Giselda Trigueiro e UBS Candelária

Pacientes com seguro de saúde
<Crianças com febre, diarréia, reação alérgica leve, dor de cabeça e mal estar: Hospital Hapvida, Papi e Promater
<Adultos com febre, diarréia, reação alérgica leve, dor de cabeça e mal estar: Casa de Saúde São Lucas, Hapvida, Promater, Unimed, Papi, São Lucas, Hospital do Coração, Policlínica Liga 

Pacientes SUS adulto
<Dor no peito, reação alérgica grave, engasgo, afogamento e urgências graves: Hospital Onofre Lopes (HUOL), Walfredo Gurgel, Deoclécio Marques e Hospital Geral José Pedro Bezerra

#MOBILIDADE
Moro no entorno do Arena das Dunas e não fiz o cadastramento. Ainda dá tempo?
Não se desespere: ainda é possível fazer o cadastramento. A Semob  mantém até hoje um posto na padaria Hora do Pão, na Romualdo Galvão, das 8h às 20h, e na InterTv Cabugi, na avenida Raimundo Chaves, das 8h às 18h. Para o credenciamento, é preciso apresentar original e cópia do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), carteira de habilitação; documento pessoal com filiação e comprovante de residência atualizado. Os selos de identificação dos veículos serão distribuídos até sete dias antes do evento.

Se eu não me cadastrar não poderei entrar em casa?
Não, mas quem não se cadastrar pode ser barrado nos  Postos de Verificação Veicular (PVVs) que serão instalados no perímetro do Arena. Será preciso apresentar comprovante de residência e documentos pessoais para conseguir acesso. Ou seja, terá que enfrentar mais burocracia para chegar em casa.

Quero visitar um amigo que mora no entorno do Arena durante os jogos. Posso ir de carro?
Pode, mas vai ser preciso estacioná-lo em áreas fora do perímetro de segurança. Todos os carros estacionados nas vias que no quadrilátero do Arena (da Miguel Castro à Raimundo Chaves e da São José à marginal da Salgado Filho) serão guinchados, mas o condutor não levará multa. Para evitar a situação, uma alternativa é usar um dos sete estacionamentos credenciados pela Prefeitura.  As vagas são gratuitas, mas é preciso apresentar o ingresso para o jogo.

Quero ir da zona sul para o centro da cidade, mas a Prudente está fechada. Quais são as alternativas?
A interdição do quadrilátero do Arena começa seis horas antes dos jogos no Arena das Dunas, mas não afeta completamente a BR-101. Os ônibus e carros poderão transitar normalmente pela rodovia exceto pelas marginais da avenida Salgado Filho. Alternativas para quem vem da zona sul e quiser evitar o fluxo já congestionado da região são a Via Costeira, as ruas São José e Jaguarari, Interventor Mário Câmara e o Anel Viário do campus da UFRN – este, porém, só estará acessível pelo bairro de Nova Descoberta.

Quais são as vias que estarão interditadas durante os jogos?
Seis horas antes do início das partidas, a Semob interditará o trecho entre a Miguel Castro e a Raimundo Chaves, o que também afeta as avenidas Romualdo Galvão, Prudente de Morais, marginais da Salgado Filho e as ruas Marcílio Furtado, rua Angicos, Carnaúba dos Dantas, Montanhas, Dr. Paulo Pinto Abreu, Rodolfo Garcia, Francisco Maia Sobrinho, Pe. João Damasceno e Francisco Borges.

Moro perto da Prudente de Morais, mas não tenho carro. Vou ficar sem ônibus?
Não. De acordo com a Semob, apenas 12 linhas que fazem os trajetos pelos bairros Planalto, Felipe Camarão, Candelária, Pirangi, Cidade Nova e Cidade da Esperança, terão o percurso alterado para vias alternativas à Prudente de Morais, como a São José.

Quero ir para a Fan Fest depois do jogo no Arena das Dunas. Como chego lá?
A Semob disponibilizará duas linhas de ônibus que farão a rota entre o Arena das Dunas e a Fan Fest, passando também por Ponta Negra (altura da Rota do Sol), Via Costeira e terminal marítimo. As linhas verde e azul serão acessíveis para toda a população, ao custo da passagem comum (R$2,20).  As linhas funcionarão das 10h às 24h. Outras quatro linhas – A, B, C e D – estarão disponíveis apenas para quem apresentar o ingresso para o Arena.

Qual é o ponto de táxi mais próximo do Arena das Dunas?
Três pontos de táxi estarão disponíveis nas avenidas Jerônimo Câmara e Lima e Silva; Miguel Castro, e na marginal da Salgado Filho.

Como faço para sair do Arena e chegar no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante?
De carro, é possível utilizar o acesso norte. Os turistas que vêm de Ponta Negra pela Via Costeira podem seguir pela Tomaz Landim até o acesso pela BR-406. A média de tempo gasto é  50 minutos. Já quem vem do Arena das Dunas pela Bernardo Vieira também pode seguir pela Tomaz Landim e pegar o acesso da RN-160, que desagua na rotatória do aeroporto.

Quais linhas eu posso pegar para sair do Arena e chegar no novo aeroporto?
O Consórcio Inframérica vai disponibilizar ônibus durante 15 dias, a partir do dia 31 de maio. Um ficará no aeroporto Augusto Severo e outro no Aluízio Alves. Eles partem a cada meia hora; terão acesso ao ônibus todas as pessoas que portarem passagens aéreas com a data do dia de uso do traslado. Depois disso, a Trampolim da Vitória disponibilizará linhas que ligarão Macaíba e Parnammirim  ao aeroporto de São Gonçalo. As linhas F e Q fazem possibilitam integração com outras linhas e ficam disponíveis das 4h30 às 24h.
Novo aeroporto em São Gonçalo já deve estar operando
Estacionamentos
100 vagas no Parque da Ceasa
210 vagas no CAIC Lagoa Nova
256 vagas no Senai
600 vagas no Anel Viário da UFRN
100 vagas no Hiper da Roberto Freire
210 vagas no Natal Shopping
256  vagas no Carrefour

<Midway Mall, Via Direta, Hiper Bompreço da Prudente e CEMURE também vão estar disponíveis como pontos de estacionamento

Para a Fan Fest:

<Estacionamento na rua Café Filho, próximo a Santos Reis; na rua Hildelbrando de Góis, perto do Moinho Potiguar e na Rua 25 de dezembro.

<600 metros  é a área entre a marginal da Avenida Café Filho e o viaduto de Brasília Teimosa que será interditada para a Fan Fest. A área disponibilizará 250 vagas de estacionamento

<34 mil metros quadrados é o tamanho do Sítio do Exército, na Praia do Forte, onde será realizado o evento.

<20 mil pessoas poderão participar da Fan Fest.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas