sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Rumos do comércio estão em debate

- Publicidade -

Nadjara Martins
Repórter

O setor de comércio e serviços do RN tem registrado, nos últimos anos, uma expansão pouco vista em outras regiões do país. De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor fechou o ano de 2013 com crescimento de 8,8% – o maior registrado no nordeste. Para este ano, a perspectiva de desenvolvimento se mantém. Somente em janeiro, as vendas no comércio varejista cresceram 6,1% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado. Saldo este que é acompanhado pela geração de emprego: pela primeira vez em dez anos, o estado fechou o mês de fevereiro com saldo positivo na geração de emprego, com 17.253 pessoas admitidas no segundo mês de 2014, segundo o Ministério do Trabalho.
Eventos está na 20ª edição e discute temas relevantes para o desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Norte
Na matriz do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, os setores de comércio e serviços representam, juntos, 40,26% da geração de riquezas do RN – bem a frente do que é gerado pela agropecuária (3,17%), indústria (18,95%) e setor público (25,03%). Para o presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz, o comércio vive um bom momento, demarcado pela retomada dos investimentos do Estado em obras, o que provocou o aquecimento na construção e a procura por mão de obra. “O ano passado foi de retomada dos investimentos públicos no nosso estado, sobretudo através das prefeituras das maiores cidades”, pontuou.

O crescimento do poder de consumo e expansão das classes C e D também são apontados –  em nível nacional e regional – como molas propulsoras para a expansão vista nos últimos anos. Para o economista chefe do IBGE no estado, Aldemir Freire, o ritmo de expansão deve continuar em 2014. “O comércio do RN vai continuar crescendo neste ano”, sentencia. “A Copa vai garantir circulação no comércio e alguns investimentos em infraestrutura também. O mercado de trabalho anda aquecido devido aos ganhos de renda: aumento do salário, emprego e diminuição da desigualdade”, justifica.

Mesmo que a nível nacional o desempenho do comércio seja freado neste ano – principalmente pela alta taxa de juros, a falta de uma política de câmbio estável e a inflação, que continua – esses desaceleradores não devem apontar para o RN, segundo o economista Carlos Thadeu de Freitas, da Confederação Nacional do Comércio (CNC). “O Rio Grande do Norte está numa situação mais favorável primeiro porque o comércio tem crescido mais do que no resto do Brasil, principalmente no ano passado, em que o comércio do estado cresceu o dobro do resto do Brasil. Por que isso? Porque o Rio Grande do Norte tem uma economia muito pautada em serviço, que é a bola da vez”, previu o economista em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, em março deste ano.

Para discutir os rumos dos pilares da economia do RN – comércio, serviços e turismo – será realizada a 20ª edição do Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte. O objetivo é fazer um panorama sobre a economia do estado, as perspectivas de crescimento e as oportunidades que estão surgindo. O MDRN é realizado pela TRIBUNA DO NORTE, Salamanca Capital Investments, Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN),  Federação do Comércio e Serviços do Rio Grande do Norte (Fecomercio/RN) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Em seu sétimo ano, o tema do encontro será Comércio, Serviços e Turismo: Os Desafios dos Pilares da Economia Potiguar.

Entre os palestrantes confirmados para esta edição estão a empresária Luiza Trajano, presidente da rede varejista Magazine Luiza e o empresário Flávio Rocha, presidente da Riachuelo e vice-presidente do Grupo Guararapes. A primeira edição do evento em 2014 será realizada no dia 28 de abril, a partir das 8h, no Hotel Sehrs, na Via Costeira.

Realizado desde 2008, o MDRN já debateu outros assuntos como ideias sustentáveis para a indústria; edução básica e profissionais; industria, inovação e tecnologia; turismo; pesca e carcinicultura.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas, mas as vagas são limitadas. As inscrições são feitas pelos telefones 4006-6120 e 4006-6121, em horário comercial.

Quem são
Guilherme Afif Domingos
Administrador e empresário, Afif ocupa atualmente os cargos de vice-governador de São Paulo e ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena empresa. Foi presidente do Sebrae e da Associação Comercial de São Paulo.

Luiza Trajano
Integrando a lista dos 60 empresários mais poderosos do Brasil, Luiza Trajano é a condutora da rede varejista Magazine Luiza – com mais de 800 lojas espalhadas pelo país (a maior delas em Natal), é considerada uma das maiores do varejo.

Alysson Barros Paolinelli
É CEO do Consórcio Inframérica nos aeroportos Juscelino Kubitschek, em Brasília, e  Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. Formado em engenharia eletrônica, seguiu carreira na área de logística, acumulando experiência ao passar pelas empresas  All Logística, Parmalat e MRS Logística.

Programação
8 h – Pronunciamentos:
– Presidente da Fecomércio/RN, Marcelo Fernandes de Queiroz
– Presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo
– Presidente da Tribuna do Norte, Deputado Federal Henrique Eduardo Alves
– Reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz
– Prefeito da Cidade do Natal, Carlos Eduardo Alves
– Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Deputado Estadual Ricardo Motta
– Presidente da Cosern, José Roberto Bezerra de Medeiros
– Ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho
– Governadora do Estado do RN, Rosalba Ciarlini

09h30 – Palestra    
– Palestrante – Ricardo Garcia, Presidente da Federação Brasileira das Empresas e Serviços

10h15 – Palestra: Comércio e Serviços como foco de negócios para as micro e pequenas empresas
Palestrante: Guilherme Afif Domingos, Ministro-chefe da Secretaria de Micro e Pequena Empresa
   
11h00 – Debate
– Mediador: Marcelo Queiroz, Presidente do Sistema Fecomércio RN

12h00 – Intervalo

14h00 – Palestra: Varejo,um gigante e seus desafios
– Palestrante: Luiza Trajano, presidente da rede Magazine Luiza
Mediador: Flávio Rocha, presidente das lojas Riachuelo

15h30 – Coffee Break

16h00 – Palestra
-Palestrante: Alysson Barros Paolinelli, CEO Inframérica

16h45 – Palestra: Os desafios do setor turístico nacional no pós Copa – como transformar o evento em negócios futuros
-Palestrante: Alexandre Sampaio, Presidente da Federação Nacional de Turismo

17h30 – Debate
– Mediador: Amaro Sales (Presidente da Fiern)

18h – Encerramento

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas