quarta-feira, 24 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Safra de soja deve bater novo recorde

- Publicidade -

Marcada por contrastes pelo País, a safra 2014/15 de soja, carro-chefe das exportações brasileiras, deve registrar novo recorde e bater 95,8 milhões de toneladas, calcula a consultoria Agroconsult. O volume esperado, 11% superior ao do ano passado, será puxado pelo salto de produtividade da Região Sul, que, premiada neste ciclo por um clima extremamente favorável, deverá amenizar parte da perda causada por estiagem em alguns Estados.
O cultivo de soja é o carro-chefe das exportações brasileiras
“Esta é uma safra que, por causa do bom potencial do Sul, deve fechar com produtividade de 50 sacas por hectare”, diz Marcos Rubin, sócio da Agroconsult e um dos coordenadores do Rally da Safra, expedição anual da consultoria que avalia 97% da área de soja do País.

O Rio Grande do Sul deve produzir 15 milhões de toneladas do grão nessa safra, com produtividade 13% superior ao ano passado. Esse número seria ainda maior, não fosse a alta incidência de ferrugem em alguns pontos de lavouras de ciclo médio e tardio no Estado.

Já Mato Grosso, maior produtor de soja do País, apresentou chuvas irregulares em janeiro, o que gerou perda em algumas regiões. Mesmo assim, o Estado deve fechar o ciclo com o melhor resultado das três últimas safras, superando 28 milhões de toneladas. Na semana passada, a colheita chegou a 94% da área semeada, segundo o o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Uma seca prolongada no fim de dezembro e em janeiro também afetou regiões de Goiás, Minas Gerais, parte da Bahia e do Piauí – mas sem comprometer o alto potencial da safra, que pode levar o Brasil a ultrapassar a marca dos 200 milhões de toneladas de grãos. A estimativa da Agroconsult é de 202,9 milhões – acima dos 198,5 milhões projetados pela Conab. André Pessôa, sócio-diretor da consultoria, observa: “Se bater essa marca, o Brasil terá um boi e uma tonelada de grão para cada habitante.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Com informações do Estadão Conteúdo

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas