quinta-feira, 18 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Safra

- Publicidade -

Exceto o Camarões Potiguar, que tem produtor exclusivo, restaurantes em Natal passaram sufoco nos últimos dias. Motivo: falta camarão suficiente no mercado. Do tipo exportação – o grandão. Alguns até retiraram do cardápio.

Leque
Coincidentemente, a falta começou com a abertura do restaurante Nau. Acredita-se que comprou todo o estoque das empresas fornecedoras.

Incoerência
Mais uma atitude precipitada e injusta do Ibama com empreendedores que vêm de fora aproveitar as potencialidades potiguares. Um holandês construía no chapadão de Pipa uma bela casa, com licenças concedidas pelo Idema. Até que no avanço das obras chega o embargo do Ibama.

Resultado
Prejuízo e decepção para o holandês, cenário deprimente de abandono com a obra paralisada há meses.

Investimento
Seria uma bela casa, projetada pelo badalado arquiteto baiano David Bastos, reconhecido no Brasil como grande criador de casas praianas inspiradas nos estilos de vida baiano e balinês. Na sua lista de clientes, celebridades como Daniela Mercury e Regina Casé.

Pois é
Que mais essa injustiça do Ibamaa seja corrigida, assim como corrigiu em Sagi, liberando, após coisa de dois anos, o quinto chalé da Pousada Sagi Iti, que foi embargado depois de pronto, e com todas as licenças liberadas pelo Idema.

Curioso
As construções em área de marinha e de preservação ambiental valem para uns e é liberada para outros, pela Secretária do Patrimônio da União e pelo Ibama. Nota-se que quando tem gente grande por trás, digamos assim, constrói-se à vontade. Mas, quando não se tem costas largas, principalmente investidores de outros estados ou países, implica-se.

Assim
Desse jeito fica parecendo que está querendo atrair holofotes para não aparecer outros. Demais.

A propósito...
As determinações de órgãos como Ibama e Idema são acompanhadas pelos Ministérios Públicos? Não se tem conhecimento de questionamentos de algumas coisas apontadas como erradas, inclusive já divulgadas na imprensa.

Paraíso
Por falar em Pipa, a área verde da Praia das Minas – onde tartarugas marinhas desovam – vai ganhar um supercondomínio residencial. Como o nome de “Reserva da Pipa”, o empreendimento tem 48 lotes, entre 600 m2 e 1200 m2, a serem construídos em uma área de mais de 45 mil m2. 

Elástico
Assina o empreendimento a Aldeia da Pipa Empreendimentos Imobiliários Ltda, incorporadora SPE (Sociedade de Propósito Específico) criada com o único propósito de desenvolver o Condomínio Residencial Reserva da Pipa. Informa que os 48 lotes ocuparão apenas 30%, da área, características dos “bairros jardins”. Terá ruas com calçamento de bloquete intertravado, academia, área gourmet, piscinas, playground, segurança na guarita, cerca elétrica, muro perimetral e acesso à praia das Minas.

S.O.S.
Por falar em natureza, os agrotóxicos continuam colocando as abelhas e outros polinizadores em sério risco, o que impacta o meio ambiente como um todo. Preocupação tanta que até uma carta foi destinada ao presidente dos EUA, Barack Obama, na última quinta-feira, assinada por 11 dos principais grupos de defesa ambiental e de saúde pública, representando milhares de americanos.

Providências
Na carta, os grupos alertam Obama a instruir a EPA (Agência de Proteção Ambiental) a suspender imediatamente o uso do neonicotinóide e tomar medidas retroativas e proativas para reduzir seus impactos adversos. “Abelhas e outros polinizadores são essenciais para o fornecimento de comida da nossa nação, para o sistema agrícola, economia, e meio-ambiente,” diz a carta.

Personalizados
Uma novidade vem fazendo sucesso no café da manhã do Mar Hotel, no Recife: uma estação de preparação de sucos. Com ingredientes frescos e variados, o cliente pode personalizar a sua bebida, de acordo com suas preferências, e incluir mistura de frutas, hortaliças e grãos.

Em tempo
A seleção alemã, campeã da Copa do Mundo, quando esteve hospedada no hotel solicitou um espaço semelhante, que agora foi implantado permanentemente no bufê para a alegria de hóspedes e passantes.

Bacana
Por falar em turismo, secretário de Natal, Fernando Bezerril fechou parceria com o grupo Mangue Vivo, representado pelo professor e ambientalista Milton França Júnior, para montar um projeto sustentável de desenvolvimento do turismo ecológico com base comunitária no estuário dos rios Jundiaí e Guarapes.
A proposta é levar turistas para conhecer a área de mangue e do estuário desses rios.

Modelo
O grupo Mangue Vivo desenvolve trabalho junto com as entidades da zona oeste com visitação e mapeamento da área a ser visitada que é feita também com passeio de barco.

Se joga!
Já definidos dia e local da festa Tô na Mídia: 7 de março, no Decky Bar, em Ponta Negra, a partir das 15h. Este ano com a inclusão de música eletrônica, sob a batuta do DJ Anderson Christian, novidade no cenário potiguar, que cresceu em família de músicos – Grafith. Toca Deep House, House, Eletro House, Pop Music, Flash Back´s.

Agenda
E Anderson Christian vai expandindo. Depois de abrir o Carnaval de Macau, tocando no camarote Caboré Mix, vai soltar o som em Fernando de Noronha, dia 28 próximo.

Delícias
Mariana Pantoja mudou o endereço do seu ótimo bistrô Flor de Sálvia. Continua na Av. Afonso Pena, mas agora no número 507. A casa nova, que está recebendo os últimos retoques, terá salão maior, varanda e jardim, ampliando a capacidade para 80 pessoas. Cardápio também renovado, com entradas e petiscos para happy hour, e opções veganas, lanches fit, etc e mais.

Jaleco
Dias 6 e 7 de março acontece o I Forum de Farmácia Hospitalar, no Hospital do Coração, sob o tema “Atualidades e Desafios na Prática Profissional”, com farmacêuticos hospitalares de público alvo. As inscrições, gratuitas, estão abertas no site da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviço de Saúde: www.sbrafh.org.br.

COLMEIA

Domingo de felicidade para Maria Magna Bezerra, Robson Carvalho, Jean Valério, Sérgio Freire, Gerson de Castro.

Segunda-feira de vivas para Renata Motta, Ivanoska Flor, Paulo Coelho Medeiros, Keysson Lima.

A exposição de imagens que revelam belezas de dois arquipélagos da América do Sul, Fernando de Noronha e Galápagos, do fotógrafo equatoriano radicado em Natal Fernando Chiriboga, foi prorrogada até 28 de fevereiro, no terceiro piso do Midway Mall.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas