quinta-feira, 28 de março, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Saindo do segundo plano

- Publicidade -

Em toda cidade, bairro e esquina do Brasil não é muito difícil de perceber que o futebol é o principal esporte do país. As discussões sobre o tema se multiplicam, torcedores orgulhosos desfilam pelas ruas com as camisas dos seus clubes de coração, enfim, é a verdadeira paixão nacional. Desde os primeiros passos a maioria dos brasileiros é contaminada por essa febre que movimenta verdadeiras multidões e cifras milionárias não só aqui, mas em todo o mundo. No entanto, essa paixão e boa parte do negócio que gira em torno disso, se resume ao esporte jogado pelos homens. As mulheres ficam em segundo plano.
Além de uma boa técnica da maioria das jogadoras, o preparo físico tem melhorado e os jogos ganharam em qualidade e velocidade
Tudo o que envolve a modalidade e os seus principais craques é sinônimo de dinheiro. Os produtos e marcas que têm como garoto propaganda as estrelas do futebol mundial estão passando bem longe da crise e as vendas são crescentes. A chuteira de Cristiano Ronaldo, a camisa de Messi ou até mesmo o shampoo indicado por Neymar são itens em extinção nas lojas especializadas. Mas esse sucesso só é verificado no futebol masculino. Mas, quando o assunto é futebol feminino a realidade é de muita dificuldade, principalmente, aqui no Brasil. A modalidade ainda carece de investimentos e apoios mais fortes para crescer em número de praticantes e em potencial atrativo financeiro.

Aqui na capital potiguar esse cenário não é muito diferente do restante do país. Mesmo com todo esse horizonte um tanto quanto sombrio o horizonte começa a ganhar cores mais vivas e as esperanças de um futuro melhor para as atletas começam a aparecer. O otimismo atende pelo nome de Copa Natal de Futebol Feminino.

A competição pioneira no gênero em Natal foi encerrada no último final de semana e reuniu nove equipes na disputa pelo título. Superou até o número de equipes de uma competição semelhante que houve no estado de São Paulo em 2014. Participaram da competição os times das seguintes comunidades: Rocas, Alecrim Passo da Pátria, Loteamento José Sarney, Gramoré, Parque Floresta, além dos times da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o Natal Futebol Clube e as equipes do União Independente de Extremoz e o Corintians de Caicó. Foram 167 jogadoras inscritas. O certame foi patrocinado pela Prefeitura do Natal que forneceu todo o material esportivo para as atletas, pagou as arbitragens e premiação. O objetivo é fomentar a modalidade no município.

Depois de quase três de meses de campeonato e 52 jogos depois o Corintians levou a melhor sobre o União Independente na final e ficou com o título, vencendo por 3 x 1 o duelo decisivo que foi disputado no tradicional estádio Pascoal de Lima no bairro da Cidade da Esperança. As meninas fizeram bonito ao longo do torneio, especialmente, na final. O grande destaque foi a camisa seis do Corintians, Amanda Leite. Eleita a melhor jogadora da I Copa Natal de Futebol Feminino e ficou com a artilharia do campeonato ao anotar 13 gols. Só em um jogo ela balançou as redes oito vezes. Um verdadeiro recorde. O talento e o jogo bonito da atleta foram decisivos para o alvinegro levantar a taça. Com jogadas envolventes, habilidade e velocidade ela virou o terror das defesas adversárias.

A pernambucana de 26 anos veio a Natal só para jogar na copa e gostou muito do que viu aqui. Ela conta que é uma apaixonada pelo futebol e joga desde os 10 anos. A artilheira enalteceu a importância de competições desse nível que contribuem muito para o crescimento do futebol feminino. A jogadora não esconde de ninguém o sonho de atuar em grandes centros e poder fazer uma tabelinha com Marta na seleção brasileira: “Todos têm seus sonhos e eu não sou diferente. Quero defender as cores do Brasil e estar em campo ao lado de nomes como o de Marta, Cristiane e Formiga”.

O camisa 10 é o jogador mais talentoso de toda equipe de futebol. É uma referência dentro de campo. Todas as jogadas passam por ele. No campeão da Copa Natal isso não é diferente. Com a autoridade de quem ostenta a faixa de capitã da equipe e camisa 10, Edilane, não sentiu medo com tanta responsabilidade e levou para casa o prêmio de melhor jogadora da competição. A felicidade estava estampada no rosto da atleta que tímida economizou nas palavras e dividiu o sucesso do seu desempenho com as companheiras de time: “Nosso grupo é muito unido”.

Edilane promete não descansar e se acomodar com a conquista. Ela almeja crescer ainda mais como jogadora de futebol e quem sabe até sair do país e jogar na Europa. Enquanto o sonho não se concretiza a craque do campeonato vai seguir treinando e aprimorando as suas habilidades para quando a oportunidade surgir obter sucesso: “Vou seguir com meu trabalho nos treinos diários. Confio no meu potencial e ainda quero crescer como atleta profissional”. Se depender da determinação das garotas isso esta muito perto de acontecer.  (Ilo Aranha, especial para a Tribuna)

Natal vai receber Torneio com a seleção brasileira

Chegando a sua sétima edição, o Torneio Internacional de Futebol Feminino de 2015 já tem local confirmado: será em Natal, no Rio Grande do Norte. Pela primeira vez a competição acontecerá no Nordeste e a Seleção Brasileira está na disputa e brigará pelo hexacampeonato – o Brasil foi campeão em 2009, 2011, 2012, 2013 e 2014 (em 2010 o título ficou com o Canadá).

De 2009 a 2012, o Torneio Internacional foi realizado em São Paulo; 2013 e 2014, em Brasília. “É uma alegria imensa confirmar essa competição no Rio Grande do Norte. A Federação também esteve nessa luta e garantimos total apoio para trazer esse Torneio que já entrou para o calendário internacional do futebol feminino. O nosso Estado estará na vitrine internacional e isso é motivo para comemoração”, destacou o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, José Vanildo.

O técnico do Brasil, Vadão, sua comissão e as jogadoras estão empolgados em jogar com o apoio da torcida nordestina. “O povo do Nordeste é muito acolhedor e tenho a certeza de que ele nos receberá muito bem. O Torneio Internacional sempre é uma competição bem disputada com grandes seleções e divulgar o futebol feminino em mais uma região do Brasil”, disse o treinador Vadão.

A competição é disputada todo anos por quatro seleções que se enfrentam em um quadrangular. Para a a final, avançam as duas que mais pontuaram. As seleções participantes deste ano ainda não estão definidas e serão divulgadas em breve. Os jogos serão em dezembro, nos dias 9, 13, 16 e 20 (final).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas