sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Sarapatel à francesa

- Publicidade -

Por Ramon Ribeiro

Não. Não se trata de comida. Iguaria típica do nordeste brasileiro, preparada com sangue e miúdos do porco, o sarapatel dá nome ao primeiro livro do escritor e ex diplomata francês Roger Belbenoit. Com 100 páginas, a publicação sai pela editora Multifoco, do Rio de Janeiro. O lançamento será na segunda (6), às 19h, na Aliança Francesa.
Belbenoit mistura temas e estilos em livro de crônica e poesia
“Sarapatel”, o livro, é uma coletânea de crônicas e poemas livres escritos pelo autor entre 2003 e 2014. Nas palavras do autor, é uma mistura saborosa e surpreendente de elementos heterogêneos. “Da mesma forma que a comida, meu livro é um mistura de textos e temas, alguns nobres outros nem tanto”, comentou.

Roger nasceu em Lyon, na França, em 1943, há quatro anos vive no RN. Nas três décadas que trabalhou como diplomata da França, passando por diversos lugares, foi no Brasil que ele decidiu que queria morar. Depois de seis anos em Brasília, ele descobriu o litoral potiguar. Atualmente mora entre Pirangi e Nísia Floresta, onde mantém uma granja.

Com o tempo acumulado no Brasil, ele já se sente à vontade para escrever suas impressões sobre a realidade local em crônicas divertidas. Esse tom cômico permeia alguns dos textos, até mesmo quando os temas são espinhosos como a reforma política. “A reforma política é um tema sério demais para ser confiado aos políticos”, brinca.

Perguntado sobre o atentado terrorista ao semanário satírico francês Charlie Hebdo, que deixou 12 mortos em janeiro deste ano, Roger lembra estadista De Gaulle, que dizia “O sangue seca depressa”. “Cinco meses depois, parece que pouco aconteceu no país”, avalia Roger, que na época dos ataques estava no Brasil. “Me senti atingido. Era leitor de carteirinha. Nunca passou pela minha cabeça que fanáticos religiosos iriam matar um dos artistas mais geniais que tínhamos. A troco de que? Para defender o que?”, reflete.

Muito da veia humorística de Roger ele adquiriu a partir das suas leituras. Dentre os autores preferidos em sua biblioteca, ele cita três franceses, o jornalista e escritor Alphonse Allais, o dramaturgo e novelista Marcel Aymé, e o poeta Raymond Queneau.

Serviço
Coquetel de lançamento de “Sarapatel”, livro do ex diplomata francês Roger Belbenoit.
Segunda-feira (6), a partir das 19h, na Aliança Francesa (Rua Potengi, 459, Petrópolis).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas