quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Sardinha, porque não?

- Publicidade -

Nem bacalhau, nem salmão. Se você quer um almoço de páscoa realmente saudável, saboroso e barato, a melhor opção é mesmo a sardinha! Muita gente torce o nariz para ela, talvez pelo seu preço baixo e forte apelo popular; mas o que não suspeitam é que ela possui mais ômega 3 do que os peixes citados acima, bastante badalados, do atum e de outros.

Mas não é apenas em ômega 3 que a sardinha se destaca. Ela também é uma fonte poderosa de proteínas, minerais e vitaminas — ferro, fósforo, magnésio, cálcio, vitaminas A, B, E e K. Também é pouco calórica. Uma porção de 100 g, assada ou cozida, possui 150 calorias. Já em conserva, em lata, o valor calórico sobe para 201 kcal.
Sardinha é rica em proteínas, ácidos graxos
Estudos revelam que o consumo semanal de sardinha — de preferência fresca, preparada grelhada ou cozida, nunca frita — é capaz de prevenir doenças cardiovasculares, problemas ósseos, reduz o risco de infarto, regular a hipertensão, diabetes, colesterol alto e pode até mesmo retardar o avanço do câncer de mama.

#SAIBAMAIS#“Gostaria de enfatizar que a melhor opção é sempre consumir o alimento fresco. Nos alimentos processados sempre há perdas em suas propriedades nutricionais e acréscimos de elementos para que haja conservação do produto a fim de aumentar sua vida de prateleira (data de validade)”, comenta a nutricionista Jocélia Guedes.

Da feira livre à mesa farta

A nutricionista considera a sardinha uma boa opção de prato para a Páscoa, por ser mais acessível, devido ao preço baixo — média de R$ 10,00 no Canto do Mangue ou R$15,00 no supermercado. “E se usarmos nossa criatividade, podemos incrementar a nossa ceia pascoal usando a sardinha como prato principal. Por que não?”, indica Jocélia, enfatizando ainda que tudo se inicia na escolha do produto. “Podemos fazê-lo assado, cozido ou grelhado, evitando fritá-lo, pois diminui suas propriedades nutricionais e aumenta o aporte calórico da preparação.”

E a sardinha em lata, bastante popular e que salva muita macarronada por aí? Nesse formato, prefira a com molho de tomate, pois esse serve como conservante natural e não é acrescido sal. Se for à base de óleo, o correto é dispensá-lo antes de ir ao fogo.

Os hipertensos devem estar atentos na hora de comer sardinha em lata, devido ao sódio, como explica Jocélia Guedes. “É importante sempre optar pelo tipo com menor teor deste mineral, se fazendo necessário ler a composição nutricional, que pode variar de acordo com a marca do produto.”

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas