domingo, 12 de maio, 2024
25.1 C
Natal
domingo, 12 de maio, 2024

Sarkozy perde espaço para candidato de oposição

- Publicidade -

Paris (AE) – O presidente Nicolas Sarkozy perdeu espaço para o rival do Partido Socialista, François Hollande, na mais recente pesquisa para as eleições presidenciais da França marcadas para o fim de abril.  A pesquisa, realizada pela CSA entre 23 e 24 de janeiro, mostrou que 31% dos potenciais eleitores escolheriam Hollande, enquanto 25% deles preferem Sarkozy. Hollande ganhou 2 pontos porcentuais, enquanto Sarkozy recuou 1, em comparação com a última pesquisa da CSA, realizada entre 9 e 10 de janeiro.

As intenções de voto para o candidato de centro François Bayrou subiram 2 pontos, para 15%. À frente dele, porém, segue a candidata de extrema-direita Marine Le Pen, que perdeu 2 pontos porcentuais e está com 17% das intenções. Foram consultados 898 eleitores registrados. Caso nenhum candidato obtenha 50% mais um voto no fim de abril, um segundo turno será realizado em maio entre os dois mais bem votados.

Ontem, Hollande declarou que a pedra angular de seu programa, caso eleito presidente da França, será controlar os bancos do país para certificar que eles ajudarão a financiar a economia e que não ponham em risco as poupanças das famílias. Ele também prometeu fazer o país atingir a meta de déficit da União Europeia, que é de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) ao cortar deduções fiscais para os ricos e companhias.

Ele declarou que está “no mesmo estado de espírito” do presidente norte-americano Barack Obama no que diz respeito à necessidade de pedir mais para os ricos, neste momento de fortes cortes orçamentários e baixo crescimento econômico. Hollande também mencionou um tema abordado por Obama no discurso sobre o Estado da União, na terça-feira, quando afirmou que a alíquota de imposto do bilionário investidor Warren Buffet é menor do que a paga por sua secretária. “Obama disse que quer que a secretária de um bilionário não pague mais do que os bilionários”, afirmou. “Eu quero a mesma coisa.”

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas