quinta-feira, 28 de março, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Saúde monitora meningite no RN

- Publicidade -

Roberto Lucena – repórter

A cantora Ivete Sangalo está internada em um hospital de Salvador/BA. De acordo com o boletim médico divulgado ontem,  a cantora apresenta um quadro de “meningite benigna não contagiosa”. A doença foi diagnosticada dois dias após Ivete ter participado do Carnatal. No sábado passado, ela puxou o bloco Cerveja&Coco. Segundo a Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige) é “quase improvável que a cantora tenha contraído a doença no Rio Grande do Norte”.
Ivete Sangalo já estaria com meningite quando chegou a Natal
Na Bahia, há um surto da doença. De acordo com informações divulgadas no site da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), até 20 de setembro desse ano, foram registrados 131 casos de meningite meningocócica, com 40 óbitos. Porém, notícias veiculadas recentemente na imprensa baiana, relatam que o número de casos de todos os tipos da doença, até 24 de novembro passado, somam 1.670. Somente esse ano, são 108 óbitos naquele Estado.

Segundo a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Juliana Araújo, o período de incubação da doença varia entre 2 a 10 dias. Ivete chegou a Natal poucas horas antes de se apresentar e foi embora logo após o fim do desfile do bloco. “Mas apesar disso, estaremos realizando a vigilância para descartar qualquer tipo de fonte de transmissão”, disse Juliana. No RN, de acordo com a Suvige, em 2011, foram confirmados 167 casos da doença. “São números esperados durante o ano, já que é uma doença endêmica. Porém o Rio Grande do Norte não tem vivido nos últimos anos nenhum surto de meningite”, acrescentou.

Em todo país, até setembro, foram registrados 8.676 casos de meningite. A informação é do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) divulgada no site do Ministério da Saúde. Desse número, 1.133 foram de meningite meningocócica e 487 com a pneumocócica. Para Antônio Araújo, médico infectologista, a possibilidade de Ivete Sangalo ter contraído a doença em solo potiguar está descartada. De acordo com o boletim médico divulgado pelo Hospital Aliança, onde a cantora está internada, está “afastado o diagnóstico de meningite meningocócica tipo C”. “Ela não pegou essa doença em Natal. O período de incubação, no caso de infecção por bactéria, é de 2 a 6 dias. No caso de infecção viral, o período é de 6 a 7 dias”, explicou.

O titular da secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN), Domício Arruda, disse que não há motivos para preocupações maiores. “À princípio não vejo a necessidade de se realizar um trabalho mais forte voltada para essa doença. Isso foi um caso isolado, sem maiores desdobramentos. O pessoal da Vigilância Sanitária vai cuidar disso com toda atenção que achar necessário”.

No sábado passado, a apresentação da cantora no Carnatal começou por volta das 19h30. Animada como sempre, Ivete não mostrava nenhum sinal que pudesse estar doente. Ela animou os foliões do bloco Cerveja&Coco e só terminou o show depois da meia noite. Os primeiros sintomas da doença começaram a aparecer na madrugada do domingo. De acordo com o hospital baiano, o estado de saúde de Ivete Sangalo é considerado “bom”. Ontem, ela recebeu a visita de alguns parentes. A assessoria de imprensa da artista confirmou que duas apresentações foram canceladas. Ainda não se sabe quando a cantora receberá alta médica. Um novo boletim será divulgada na manhã de hoje.

Especialista descarta risco de epidemia no Estado

Segundo o infectologista Antônio Araújo, o risco de uma epidemia da doença após o Carnatal é quase descartada. O médico confirma que a meningite, no Rio Grande do Norte, é uma doença endêmica com ocorrências concentradas no verão e outono. Apesar disso, recomenda a ida ao médico em caso de suspeita da doença. “Os sintomas são parecidos com uma gripe. É preciso ficar atento para dores no pescoço. Nesse caso, a doença pode ser mais perigosa”, ressaltou.

Em grandes concentrações populares, como o Carnatal, é mais fácil a transmissão de doenças virais. O infectologista acredita que, nos próximos dias, várias pessoas devem procurar os postos de saúde com sintomas de gripe. “Uma preocupação da gente é com relação a mononucleose infecciosa (doença do beijo). Todo ano o número de infectados aumenta”, relatou. A mononucleose é uma síndrome clínica caracterizada por mal-estar, dor de cabeça, febre, dor de garganta, aumento de gânglios ou ínguas localizadas no pescoço ou generalizadas e inflamação do fígado.

No caso da meningite, o médico disse que o grande surto no Rio Grande do Norte aconteceu em meados dos anos 70. Segundo a Subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, “as meningites bacterianas são clinicamente mais graves e tem maior importância em saúde pública pela sua capacidade de ocasionar surtos e epidemias. As meningites virais podem se expressar por meio de surtos, porém com pouca gravidade”.

O infectologista disse ainda que há como se prevenir da doença. Evitar locais com grandes aglomerações e lavar sempre as mãos antes de se alimentar são exemplos do que fazer para não adoecer. “Em casos de epidemia, pode ser feita a vacinação da população. Mas lavar as mãos sempre, evitar ambientes fechados com muita gente são fundamentais”, explicou.

Na Bahia, a meningite provocou a morte de pelo menos 108 pessoas. Em setembro, houve um surto da doença no complexo hoteleiro Costa do Sauípe, no litoral norte baiano. Quatro funcionários morreram com o tipo C, a forma mais grave.

“O Carnatal ocorreu em paz”, diz comandante

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, classificou como tranquila a edição 2011 do Carnatal. De acordo com ele, o índice de violência foi mínimo dado o tamanho do evento. “Não registramos nenhuma ocorrência de grande gravidade. O Carnatal ocorreu em paz”, disse o coronel Araújo em entrevista à TRIBUNA DO NORTE na noite deste domingo, 4.

A maioria das ocorrências registradas se deram devido aos excessos de ingestão de bebida alcoólica. Na edição deste ano, a Polícia Militar empregou cerca de 1300 praças e oficiais em cada noite da micareta. “Com esse número, a PM agiu também como agente de socorrimento em meio a multidão”, afirmou Araújo.

As ocorrências que mais chamaram atenção foram registradas na quinta e sexta-feira. No primeiro dia do carnaval fora de época, dois homens foram presos portando dois revólveres calibre 38 no entorno do Carnatal. Não se sabe o que pretendiam fazer. “Representava grande perigo. No meio da multidão, eles poderia m disparar a arma e causar uma tragédia. Felizmente, conseguimos detê-los”, informou o comandante-geral. Na sexta-feira, outro homem foi preso portando uma pistola calibre 9 milímetros, de uso restrito das Forças Armadas. Na base da Polícia Militar, que funciona na escola estadual Regulo Tinôco, estão disponíveis os documentos perdidos que foram entregue aos agentes da segurança pública. Os documentos estão sendo cadastrados para posterior resgate dos interessados.

BOMBEIROS

Durante o Carnatal, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) registrou 61 ocorrências na área do evento. Como já era esperado, a sexta e o sábado foram os dias que mais exigiram do trabalho da corporação. O sábado, dia 3, liderou as estatísticas com 31 ocorrências.

De acordo com a Central de Gerenciamento de Emergências e Defesa Civil do CBMRN (CEGEDC), as principais ocorrências no Carnatal estiveram relacionadas a ingestão, em excesso, de bebidas alcoólicas e ferimentos leves. Vítimas de brigas interpessoais também foram atendidas pelos militares da corporação nos dias de folia. Em 2011, os bombeiros atuaram com 70 homens, diariamente, no local do evento

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas