quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Secretário aponta RN como favorito em leilão de energia

- Publicidade -

O Rio Grande do Norte vai participar com 75 projetos de mais um leilão para a venda de energia com fontes energéticas alternativas como eólicas, a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas e térmicas a gás natural. A disputa vai amanhã e quinta-feira e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) acredita que o estado é um dos favoritos para conseguir viabilizar as transações.
Benito Gama vai acompanhar leilão via Internet
De acordo com a Sedec, o estado parte na frente com o maior número de projetos habilitados como também maior capacidade instalada quando comparado a outros estados do país. O grande diferencial do leilão deste ano com relação ao ano passado, ainda de acordo com a Sedec, é a participação das termelétricas a gás natural no certame.

Os leilões serão realizados através da internet. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), a concorrência envolve novos projetos de plantas de usinas. O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, ressalta o potencial do Rio Grande do Norte e reforça o fato de empresas já estarem com aerogeradores instalados no interior do estado

Ciente que o leilão acontecerá em ambiente virtual, Benito Gama vai acompanhar o desenrolar do certame em uma central de acompanhamento montada na Sedec. Vencem o leilão os projetos que ofertarem energia pelo menor preço e, em seguida, as plantas são construídas dentro do conceito de modicidade tarifária, com menor impacto ao consumidor.

De acordo com a EPE, no total, foram habilitados para participar das licitações 321 empreendimentos. A fonte eólica apresenta a maior quantidade de projetos e de oferta habilitados: 240 parques geradores e uma capacidade total de 6.052 MW.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas