quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Seis cidades ainda estão em colapso

- Publicidade -

Seis cidades continuam com o sistema de abastecimento de água em colapso. Duas estão sob racionamento e outras duas vivem à iminência de uma medida cautelar. Este é o cenário atual desenhado pela Companhia de Abastecimento de Água e Esgotos, par ao estado do Rio Grande do Norte. “Nas cidades onde está iminente a falta de água a Caern já vem trabalhando com esse racionamento. Como exemplo,  Currais Novos e Acari, essas duas cidades que tiram água da Barragem de Gargalheiras”, relata Ricardo Varela, diretor técnico da Caern. Nesse caso, as cidades ficam sem o fornecimento de água oito horas/dia.
Em muitas comunidades rurais, as famílias estão sobrevivendo da água armazenada em sisternas
Pau dos Ferros também tem uma situação crítica. Com a barragem em menos de 10%, se fez necessário uma ação emergencial. A Caern está em conclusão uma adutora de engate rápido. São 42 km, e estão 41 km assentados. “Estamos fazendo a conclusão e os testes”, relata. A ideia é economizar a água da barragem e “a barragem suportar mais algum tempo”. A cidade de Jucurutu, também tem uma contínua observação. “Tem uma situação um pouco melhor, mas não está em racionamento ainda”.  O diretor técnico esclarece ainda que a partir da informação por parte da Semarh sobre a situação crítica do reservatório que a Caern passa a adotar medidas específicas para cada cidade. “Fora essas duas cidades, nós não temos nenhuma informação de situação crítica a ser confirmada para os próximos três meses”. No entanto, ainda possui seis cidades em colapso de abastecimento, que vem do ano passado. Entre 2013 e 2014, chegaram a ser 21 cidades em colapso.

Atualmente as cidade de Pilões, São Francisco do Oeste, Paraná, Antônio Martins, Venha Ver e Carnaúba dos Dantas tiveram seus reservatórios esgotados e estão com status de “abastecimento em colapso”. O DNOCS está com projeto de uma adutora de engate rápido para Currais Novos. Deve-se puxar um ramal da adutora Serra de Santana, irrigada pela barragem Armando Ribeiro Gonçalves, para levar água até Currais Novos e Acari, principalmente.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas