quarta-feira, 24 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Sem PMs, Adepol pede convocação de concursados

- Publicidade -

A retirada dos policiais militares de delegacias na região Oeste do Estado provocou reação imediata entre os policiais civis. A Associação dos Delegados de Polícia (Adepol) terá reunião com os responsáveis pelas delegacias na região hoje para definir como será o funcionamento das unidades policiais após a saída dos militares. A categoria garante que, agora, a única solução para ocupar as vagas é a convocação e nomeação dos aprovados no curso de formação da Polícia Civil.
Presidente da Associação dos Delegados, Ana Cláudia Saraiva
Com um deficit de pessoal, estimado pela categoria, de aproximadamente 5 mil delegados, agentes e escrivães, vários municípios do Rio Grande do Norte dependiam do trabalho de policiais militares nos procedimentos gerais e de investigação nas delegacias. A saída dos militares, na opinião da Adepol, deveria ter sido realizada no mesmo momento em que fossem nomeados os novos agentes.

“O ideal é que a nomeação fosse feita no mesmo momento em que foi determinada a retirada. Os delegados já estão sobrecarregados e, com essa atitude, a situação vai piorar ainda mais”, disse a presidente da Adepol, Ana Cláudia Saraiva Gomes.

De acordo com a delegada, a atitude do Governo pode trazer sérias consequências no trabalho das delegacias no período em que as vagas não forem preenchidas. “O delegado geral disse que haveria a reposição, mas sabemos que não é tão simples assim”, lamentou.

A presidente da Adepol lembrou que o julgamento do recurso pelo Tribunal de Justiça para a convocação e nomeação dos policiais civis aprovados no curso de formação ocorrerá na próxima semana e que a categoria vai mostrar a necessidade da convocação dos novos profissionais. Porém, será necessário discutir como ficarão as delegacias durante até que ocorra a reposição, caso seja confirmada. Questionada se haveria a possibilidade de que as delegacias fossem fechadas durante o período, Ana Cláudia Gomes foi prudente.

“Somente após ouvirmosos delegados é que poderemos dizer isso. O delegado geral disse que ia publicar a lista dos policiais que iriam para o interior, e somente após isso vamos deliberar sobre o assunto. O que posso adiantar é que vamos cobrar a imediata nomeação dos policiais e dos delegados”, garantiu. O encontro entre os delegados da região Oeste do estado vai ocorrer hoje, às 11h, em Mossoró.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas