sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Semob implanta mudanças no trânsito de Natal

- Publicidade -

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana  (Semob) começou a executar medidas para diminuir, em algumas áreas, os pontos de congestionamento e impacto do trânsito em Natal, como as mudanças feitas, desde ontem de manhã, no trecho da Avenida Lima Silva entre os dois principais corredores de trânsito da cidade: avenidas Prudente de Morais e Salgado Filho, com a redução de três para dois os tempos dos semáforos situados em frente à Rua Romualdo Galvão, além de alterações na rota dos carros que por lá circulam.
#ALBUM-4185#
O secretário municipal adjunto de Trânsito, Walter Pedro da Silva, disse que por conta das dificuldades financeiras da prefeitura, a Semob “está fazendo intervenções de menor porte”, mas que têm resultado significativo, como no quarteirão entre a rotatória da Prudente de Morais e o Complexo do 4º Centenário: “As intervenções são pontuais, são coisas simples mas que dão um resultado significativo no atendimento da demanda de fluxo de veículos da cidade”.

Walter da Silva cita que “outra medida enxuta” é a implantação do programa Via Livre na Avenida Rui Barbosa, desde a rua Norton  Chaves, em Nova Descoberta, até a Avenida Alexandrino de Alencar, no Tirol. Segundo ele, entre as 7 horas e 19 horas nos cinco dias úteis da semana, os carros não poderão estacionar junto ao meio fio nos dois sentidos da Rui Barbosa.

Silva disse ainda, que a Semob vai começar a avaliar a implantação do Via Livre em outras vias públicas da cidade, começando pelas avenidas Bernardo Vieira, que corta a cidade no sentido norte e sul, e avenida Interventor Mário Câmara, que vai do Alecrim  (Zona Leste) à Cidade da Esperança, na região Oeste de Natal.

O secretário adjunto de Trânsito admitiu, também, que até a semana passada havia uma certa deficiência na fiscalização do Via Livre em consequência do reduzido número de guardas de trânsito, os chamados “amarelinhos”, e de a Semob ter  deslocado pessoal para orientar os motoristas e pais de alunos no projeto Via Livre das escolas. “Com a volta das aulas, o trânsito fica mais crítico e até que tudo volte à normalidade, vamos refazer as escalas de serviços dos guardas de trânsito”, explicou ele.

Silva também informou que em outubro do ano passado, quando foram realizados os testes para as mudanças que estão sendo implantadas na Lima e Silva, passavam 120 mil carros dia pelo local. “Acredito que agora passam em torno de 135 mil a 140 mil veículos”, disse ele, a respeito do trabalho de contagem dos veículos que está sendo feito em diversos horários até quinta-feira (7) “para se chegar ao ajuste de tempo dos semáforos que a área necessita”.

Entre 2006 e 2011, a frota de veículos licenciados na capital, isto é, com placa de Natal, aumentou 44%, passando de 223.059 mil para 321.949 em 2011. A estimativa é que 2012 tenha fechado com 345 mil veículos licenciados. Os números oficiais ainda não foram divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Juntando a frota de Natal e de Parnamirim, são mais de 400 mil veículos nas duas cidades.

Desde a criação em 2010, na gestão da então prefeita Micarla de Sousa, o projeto Via Livre já foi implantado em cinco vias públicas de Natal, enquanto havia previsão para mais quatro trechos de grande fluxo de veículos, como as avenidas Prudente de Morais e Nascimento de Castro, além da Hermes da Fonseca/Salgado Filho e Rui Barbosa/Zacarias Monteiro. O Via Livre existe atualmente nas avenidas Antonio Basílio, Romualdo Galvão, Afonso Pena, São José e Jaguarari.

Agentes vão orientar motoristas

O inspetor de trânsito da Semob, Carlos Eugênio Barbosa de Oliveira, disse ontem que o fluxo de veículos “melhorou 100%” nas primeiras horas do dia. “Antes havia um congestionamento que fechava de vez enquanto a [avenida] Miguel Castro, devido ao trânsito pesado na Romualdo, e hoje a gente não tem mais porque aumentamos o tempo de verde”, disse o inspetor Barbosa.

Ele afirma também que guardas de trânsito ficarão, nos três turnos, orientando o tráfego nos primeiros quinze dias. A partir da terceira semana a fiscalização será mantida em horários estratégicos.

Enquanto dava orientações aos motoristas e conversava com repórteres para explicar as mudanças no trânsito, o inspetor Carlos Barbosa também foi surpreendido com o roubo da motocicleta Honda XRE-300, adesivada com as cores amarelo e branco, pertencente à Semob e com a qual trabalha na fiscalização do trânsito de Natal.

Ela havia colocado a moto em cima da calçada, quase na esquina da Romualdo Galvão,  mas tinha deixado com a chave na ignição. “Parei a moto só para explicar as mudanças a vocês”, explicou ele. Segundo Barbosa, também levaram sua agenda que estava no porta-cargas da motocicleta. A moto foi localizada no estacionamento de um supermercado de Natal por volta das 14 horas e resgatada logo depois por uma equipe da prefeitura.

Quantidade de veículos licenciados em Natal

2006                   223.059

2007                   242.150

2008                   263;490

2009                   280.520

2010                  307.436

2011                 321.949

2012                  345.000*

(*) Estimativa

Fonte: Detran/RN

Mapa explica mudanças na Lima e Silva

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas