sexta-feira, 26 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Semsur começa a desmontar as estruturas decorativas da Copa

- Publicidade -

Com o término da edição 2014 da Copa do Mundo, no Brasil, boa parte da decoração alusiva ao evento deve ser retirado das vias de Natal. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos – Semsur, responsável pelos enfeites, começou na noite de ontem a remover algumas estruturas na BR-101. No entanto, a iluminação no canteiro central das principais avenidas da cidade devem continuar.  O pacote de decoração municipal teve custo de R$ 1,6 milhão, com recursos provenientes da taxa de iluminação pública (Cosip).
Lona dos painéis cobrem toda a lateral da passarela da BR-101
Nas Avenidas Prudente de Morais e Hermes da Fonseca, os refletores nas cores verde e amarelo, iluminando as árvores ficarão por tempo indeterminado, também continua as luzes da Árvore de Mirassol. O que está sendo retirado desde às 22h de ontem sãos os galhardetes (cartazes presos aos postes), ao longo da BR-101; o banner com bandeiras nas passarelas das vias, e os painéis próximo ao viaduto de Ponta Negra. A estrutura de ferro dos aparatos serão guardados para serem utilizados em um próximo momento oportuno, informa a assessoria de imprensa da Semsur.

Após a retirada de todo esse material, também será desmontada a casa próximo a Árvore de Mirassol – que se transformou na Casa da Bola. Segundo informações da assessoria de imprensa, o período estipulado para desmontagem é de trinta dias – que vai até a primeira quinzena de agosto.

A decoração também foi alvo de depredações e reclamações da população. A instalação da decoração da Copa do Mundo teve início no dia 19 de março, com bandeiras dos países no formato de bola instaladas nas árvores do canteiro central da avenida Hermes da Fonseca. Uma semana depois a Semsur voltou atrás e retirou a decoração por considerar os adereços pequenos em relação ao tamanho das árvores. O material foi substituído por semelhantes, mas de maiores dimensões, e o anterior aplicado nas ruas da Cidade Alta e Alecrim.

No dia 27 de abril, um painel montado no viaduto de Ponta Negra gerou bastante polêmica nas redes sociais e foi retirado. Um substituto, de autoria de Erinaldo Santos com fotos de Canindé Soares, foi instalado.

Em algumas localidades, a presença dos enfeites representaram insegurança, como na passarela da BR-101, entre os bairros de Nova Parnamirim e Pitimbu. A lona cobre toda a lateral do equipamento, promovendo escuridão e  impedindo a visibilidade entre quem está na passarela. A depredação do material em alguns pontos que acaba colaborando para entrada de luz na passagem dos pedestres.

Na passarela próximo ao viaduto de Ponta Negra, a mesma situação. Acrescentado pela falta de iluminação dentro da estrutura. Maria Ferreira, doméstica, passa todos os dias pelo local e se diz receosa pela situação. “Fica essa esquisitice, tudo tapado, mais escuro. Acho mais perigoso”, disse. Carlos de Lima, entregador, pensa da mesma maneira. “Taparam tudo, se acontecer algo ninguém vê”, reclama.

Segundo a Semsur, a responsável pela iluminação destas passarelas é do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT). As passarelas de estrutura férrea com iluminação sob responsabilidade da Semsur são as locadas próximo a Urbana, nas Quintas e em Lagoa Nova, na Av. Salgado Filho.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas