Rádio Globo Natal
Ir para página inicial
  • Natal - 31°Natal - 31°

Natal

Natal, 06 de Novembro de 2009 | Atualizado às 12:39

Serviços estão parados

Publicação: 06 de Novembro de 2009 às 00:00
tamanho do texto A+ A-
As paralisações dos servidores do Detran e da Secretaria de Tributação do Estado completaram ontem três dias, sem perspectiva de terminarem. Em ambos os casos, a expectativa é pela apresentação de propostas por parte do governo estadual. Enquanto isso, os atendimentos nos dois setores continuam prejudicados. No Departamento de Trânsito nenhum serviço relativo a registro de veículos está sendo feito e nos postos de fiscalização da SET, localizados nos limites com os estados vizinhos, o atendimento é realizado precariamente.

Emanuel AmaralAmbas as paralisações, do Detran e da Tributação, não têm prazo determinado para terminarAmbas as paralisações, do Detran e da Tributação, não têm prazo determinado para terminar
“Só não está parado totalmente porque a administração colocou auditores fiscais para fazer nosso serviço, como o de digitação, mas como eles não têm a prática, termina atrasando e acumulando tudo”, aponta o diretor de assuntos sindicais do Sindicato dos Servidores da Tributação (Sintern), Nilson Diniz. A reivindicação da categoria é pela implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), um compromisso antigo da administração estadual.

Ele explica que o projeto tem de ser enviado ainda este ano para a votação na Assembleia Legislativa, para que algumas cláusulas possam vigorar já a partir de 2010. “Hoje, o único plano que temos é o de esperar para morrer”, reclama o sindicalista. Nilson Diniz entende que a categoria não tem condições de continuar sem um PCCS. “Tem servidor com 40 anos de serviço que ganha salário mínimo e uma gratificaçãozinha de R$ 600 e até hoje não se aposentou porque pode perder e passar o resto da vida só com os R$ 465 por mês”, aponta.

De acordo com o diretor do Sintern, as informações na manhã de ontem eram de que a SET aguarda uma reunião entre a Secretaria de Planejamento, a de Administração e o Gabinete Civil para formular uma proposta aos grevistas. São, ao todo, cerca de 500 servidores da Tributação no Estado, nas unidades e postos fiscais, e a adesão ao movimento estaria sendo quase total.

Nilson considera que o fato de o estado ter superado o limite prudencial de gastos com o funcionalismo (acima do qual a administração fica impedida de tomar uma série de medidas que representem gastos) não serve mais de desculpa para adiar novamente a implantação do PCCS. A reportagem da TRIBUNA DO NORTE não conseguiu contato com o secretário de Tributação, João Batista Soares.

Despachantes ficam sem poder trabalhar

Os despachantes prestam serviços aos usuários do Detran agilizando o andamento dos processos e serviços, em meio à burocracia estatal. Porém, desde a terça-feira, quando foi deflagrada a greve dos servidores do Departamento de Trânsito, são eles que ficam de braços cruzados esperando por atendimentos não realizados. “Não tem o que fazer. Os clientes procuram a gente e só nos resta explicar que tem de esperar. A essa altura acho difícil normalizar esta semana. Se for voltar a vistoria, vai ser só lá para segunda”, prevê João Alves do Carmo.

Mais conhecido por “ABC”, o torcedor do América passa a manhã em conversas com os colegas, no setor de vistoria da Cidade da Esperança. Na frente do prédio central do Detran, os grevistas continuam reunidos com direito a faixas e carros de som, cobrando os compromissos firmados pelo Governo do Estado, de realizar um concurso público para o órgão e de reestruturar o plano de cargos da categoria.  

O diretor geral do Detran, Carlos Theodorico, informou que a proposta estava sendo elaborada e deverá ser apresentada aos servidores hoje, ou no mais tardar   na próxima segunda-feira. Ele confirmou que somente os serviços ligados ao registro de veículos estão paralisados.

  • separar os emails por vírgulas
  • 600 caracteres

comentários

naldo.x@...06/11/2009 @ 12h30
Alguma coisa urgente precisa ser feita nesse Detran, pois a porta é larga para a corrupção, visto que, quase todo mundo que vai tirar a carteira de habilitação, não tem carro, nunca teve e se quer sabe ligar um. mas pagando sai com a sua carteira. O que acho estranho, é que, acontece todos os dias e a céu aberto, mas precisamente onde as pessoas ficam no aguardo para realizar a baliza, porém ninguém faz nada, pagou não precisa fazer a prova, não aparece nenhuma autoridade para dá um flagrande e prender esses corruptos. O Detran só vai mudar quando a parte podre sair para dá lugar aos concursados.
Publicidade
Publicidade
Tribuna do Norte