sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Servidores de tribunais federais entram em greve

- Publicidade -

Os servidores do Poder Judiciário Federal no Rio Grande do Norte deflagram greve hoje, a partir das 9 horas da manhã, com concentração em frente ao prédio do Tribunal Regional Eleitoral, na Praça André de Albuquerque, no centro da cidade. Ao todo, cerca de 2 mil servidores vinculados ao Tribunal de Regional Eleitoral (TRE/RN), Tribunal Regional Trabalho (TRT/RN) e Justiça Federal (JFRN) deverão aderir ao movimento nacional por reajuste salarial, contratação de pessoal e melhores condições de trabalho. A greve acontece em pleno ano eleitoral, sendo a  primeira  vez que os servidores do TRE cruzam os braços neste período.
Pela primeira vez, servidores do TRE/RN paralisam suas atividades em pleno ano eleitoral
A decisão pela paralisação por tempo indeterminado foi tomada durante a Assembleia Geral  realizada  na  última sexta-feira, dia 15.  A categoria está há seis anos sem aumento e a mobilização é em defesa de um reajuste emergencial, as perdas salarias se encontram na casa dos 50%, explica o coordenador Geral do Sindicato dos trabalhadores do poder judiciário federal do Estado (Sintrajurn), Leandro Augusto Gonçalves.

Em 2012, o governo federal chegou a aprovar um reajuste de 15% para implantação em três parcelas, divididas até 2015. “Este valor não repõe as perdas salarias, sequer a correção da inflação. É preciso sensibilizar o governo federal e o Congresso para repor a inflação e as perdas”, disse o servidor do TRE/RN, Leandro Gonçalves.

O quadro de pessoal nas Cortes potiguares, avalia Gonçalves, é insuficiente frente ao aumento da demanda judicial, com crescimento de número de processos, abertura de novas varas judiciais. “O TRT e a Justiça federal tem projetos para criação de cargos que estão parados no Congresso. O TRE sequer teve o projeto”, disse. Durante o mês de julho, os servidores promoveram duas paralisações de advertência. 

O movimento nacional tem como objetivo pressionar o Supremo Tribunal Federal a negociar com o Governo e garantir o orçamento em sua integralidade, para que o reajuste da categoria seja reencaminhado ao Congresso, e que o Executivo inclua orçamento, tudo a tempo, para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).  O prazo para isso se encerra no dia 31 de agosto.

O Congresso alega que o Executivo nacional não teria como aprovar a criação de vaga por falta de orçamento. No país, servidores do Judiciários em outros três estados São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, além do Distrito Federal, já estão em greve.

Entram em greve na próxima semana, igualmente com o Rio Grande do Norte, os Estados de Mato Grosso, Bahia e Rio de Janeiro.

Durante a greve no RN serão realizados piquetes e concentrações em cada um dos Tribunais em greve, com a seguinte programação:
Dia 21 – TRE
Dia 22 – TRT
Dias 25 e 26 – TRE
Dia 27 – TRT
Dia 28 – TRE
Dia 29 – TRT

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas