quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Sesap inaugura mais 10 leitos de UTI Neonatal nesta sexta-feira

- Publicidade -

O Sistema Único de Saúde (SUS) do Rio Grande do Norte ganha mais uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Os 10 novos leitos estão instalados no Hospital Infantil Varela Santiago (HIVS) e serão inaugurados nesta sexta-feira (14), às 10 horas, com a presença da Governadora Rosalba Ciarlini e do Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Leite Fonseca.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, os novos leitos de UTI Neonatal estavam previstos na estruturação da Rede de Urgência e Emergência (RUE) e Rede Cegonha e servirão de retaguarda para as maternidades públicas do estado.

“Nos últimos dois anos tivemos a habilitação de 115 leitos de UTI junto ao Ministério da Saúde. Somente no último semestre foram implantados 26 novos leitos de UTI, entre eles: 14 leitos de UTI adulto, sendo 10 no Memorial e 04 no Ruy Pereira, 04 UTI Neonatal no Hospital da Mulher e 8 UTI Pediátrico no Maria Alice Fernandes.  Iremos manter a nossa meta de implantar mais 20 novos leitos de terapia intensiva adulto neste semestre. Os resultados alcançados são uma indicação que o estado vem trabalhando de maneira responsável e comprometida para melhorar a assistência da rede estadual de saúde”, disse Luiz Roberto Fonseca.

A parte física dos novos leitos foi construída pelo HIVS, os equipamentos foram adquiridos com recursos do Ministério da Saúde e o custeio será mantido de forma tripartite pelo Governo Federal, Estado e Município.

A UTI Neonatal será mais um reforço diante da carência de leitos de terapia intensiva no Rio Grande do Norte. Receberá bebês com idade de 0 a 28 dias, vindos de unidades mistas de Natal e do interior, que nasceram em unidades de baixa complexidade e que apresentam quadros de saúde com necessidade de tratamento intensivo, como prematuridade, insuficiência respiratória, má-formação, entre outros.

Segundo dados da Coordenadoria de Planejamento e Controle de Serviços de Saúde (CPCS) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o Rio Grande do Norte conta atualmente com 88 leitos de UTI neonatal, estando 61 em Natal, 10 em Parnamirim e 17 em Mossoró.

Dentre os leitos de UTI neonatal, localizados na capital potiguar, 19 são do tipo 1 (leitos da rede privada que não estão acessíveis ao SUS) e estão localizados na Promater e no PAPI. Os demais 42 leitos são tipo 2 (leitos disponíveis ao SUS, custeados por estado e município) e estão localizados no Hospital Santa Catarina (18), INCOR (3), Maternidade Januário Cicco (20) e Hospital Maria Alice Fernandes (5).

Em Parnamirim, os 10 leitos de UTI neonatal são tipo 2 e ficam localizados na Maternidade Divino Amor. Os 17 de Mossoró são também classificados como tipo 2 e estão distribuídos no Hospital da Mulher (10) e no Hospital Dix-Sept Rosado (7).

Com informações da Assecom.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas