sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Sesap planeja expandir rede de Caps

- Publicidade -

Em todo o Rio Grande do Norte, existem, teoricamente, 38 Caps. Isto porque muitos deles não funcionam a contento, a exemplo do Caps instalado na zona Norte de Natal, que enfrenta problemas estruturais há anos. Em relação aos Centros direcionados ao tratamento de pacientes com distúrbios causados pelo uso abusivo de álcool e drogas, o número é menor.

São sete Caps Álcool e Drogas (Caps AD) distribuídos em Natal (2, sendo um em Petrópolis e outro no Conjunto Panatis), Mossoró (1), Parnamirim (1), Macaíba (1), Macau (1) e Nova Cruz (1). 

 O coordenador do Núcleo de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Adriano Araújo, reconheceu a carência na insfraestrutura. “O RN tem uma dificuldade que é a não-estruturação da rede para atender a demanda crescente de usuários de drogas”, destacou. Além disso, o Plano Estadual de Enfrentamento às Drogas elaborado à época do governo Iberê de Souza, jamais saiu do papel. Isto porque, o Governo Federal priorizou o programa “Crack, é possível vencer”.

Para descentralizar o atendimento, o Governo planeja expandir o número de Caps AD III para todas as regiões do Estado, além de manter um em cada município da Grande Natal. A Sesap iniciou a abertura de leitos de retaguarda para tratamento de pacientes em drogadicção nos hospitais Maria Alice Fernandes e de São José de Mipibu para casos de desintoxicação rápida. Hoje, só o Hospital Psiquiátrico João Machado dispõe de leitos para internação de pacientes drogados do sexo masculino.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas