sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Sesap transfere mais quatro pacientes de ortopedia do HWG

- Publicidade -

Após a retomada do serviço das cooperativas médicas do Rio Grande do Norte, que suspenderam as atividades por falta de pagamento, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) começou a transferir os pacientes e disponibilizar vagas para a realização de cirurgias eletivas, principalmente de ortopedia. Ontem, o Hospital Walfredo Gurgel (HWG) encaminhou 24 pacientes para atendimento no Hospital Memorial, e, nesta quinta-feira (14) mais quatro já foram retirados. Durante a tarde, mais cinco devem ser realocados.

Os pacientes transferidos estão na categoria de cirurgias eletivas, quando não há urgência de atendimento. O HWG, por ser um hospital de emergência, não realiza estes procedimentos. Dessa forma, se faz necessário a transferências para outras unidades de saúde: Hospital Médico-Cirurgíco, Hospital Memorial e Prontoclínica Dr. Paulo Gurgel.

A coordenação das transferência fica sob responsabilidade da Central Metropolitana de Regulação, ligada a Sesap, que analisa critérios de prioridades, considerando laudo médico sobre o tipo de fratura, a idade do paciente, o tempo de espera, entre outros. Este trabalho contempla, além do HGW, o Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, e o Hospital Tarcísio Maia, na cidade de Mossoró.

De acordo com a assessoria do HWG, não há como precisar o número de vagas necessárias, tendo em vista o fluxo contínuo de atendimento. A TRIBUNA DO NORTE esteve na unidade de saúde nesta manhã e acompanhou a transferência de dois pacientes para o Hospital Memorial.

Erivaldo Teixeira, pintor, 19 anos, estava internado no HWG há quatro dias. Vítima de um acidente de moto, foi transferido para o Hospital Memorial, mas sem data de cirurgia confirmada. Em companhia da esposa e com a perna direita imobilizada, recebeu os primeiros atendimentos no Walfredo Gurgel. Apesar de ter dormido quatro dias em uma maca no corredor da unidade, não registrou queixas dos cuidados prestados pelos médicos e enfermeiros do hospital.

A situação de Jozilene Félix é semelhante, também sofreu um acidente de moto. Moradora de Lagoa D’anta, no Agreste Potiguar, a jovem de 20 anos ficou internada por dez dias no corredor do HGW. Ela foi encaminhada nesta manhã ao Hospital Memorial, para a realização de procedimento cirúrgico na perna. Após a cirurgia, os médicos estimaram mais dois dias de recuperação.

Em matéria publicada na edição impressa desta quinta-feira, a TRIBUNA DO NORTE noticiou que a demanda reprimida no Serviço Único de Saúde (SUS) é de 700 procedimentos – dos quais 90% são de cirurgias eletivas. A Sesap não divulgou um planejamento de atendimento para normalizar a demanda, mas os serviços de transferências, conforme a disponibilização de novas vagas, está sendo realizado 24h por dia.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas