quinta-feira, 28 de março, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Setembro para educar cidadãos

- Publicidade -

O caicoense Jarbas Bezerra perdeu o pai muito precocemente e foi criado pela mãe, que deu a ele e a irmã uma educação baseada em princípios morais e éticos. O menino cresceu e virou Juiz de Direito. A mãe, que há 22 anos mora nos Estados Unidos, voltou recentemente a Natal e ficou estarrecida com a violência na cidade e com o desrespeito à cidadania. Ela foi atropelada numa faixa de pedestre por um motociclista e, depois disso, voltou aos Estados Unidos. A senhora de 67 anos disse que não retornaria mais ao Brasil. Seu filho continua em Natal, pois acredita que há como melhorar a cidade em que mora e, por aqui, começar uma “revolução” que pode se espalhar pelo resto do país.
A cidadania é exercida no dia a dia, quando pequenos atos deveriam ser respeitados
Foi com essa finalidade que ele e a advogada Lígia Limeira criaram o projeto Setembro Cidadão. A ideia foi inspirada em iniciativas como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que começaram  em 2002 e 2003, nos Estados Unidos e Austrália, respectivamente, para chamar a atenção das pessoas em relação ao  câncer de mama e o câncer de próstata, e se espalharam pelo mundo, resultando numa sensível diminuição dos casos das doenças.

O juiz e a advogada criaram o Setembro Cidadão por entender que a maior crise que o Brasil vive é a falta de educação cidadã. O projeto virou lei em 27 de agosto de 2013, depois de aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa e sancionado pela governadora do Estado.

“O exercício da cidadania tem que ser diário. O projeto é para avivar a questão durante todo o mês de setembro, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul  avivam nesses meses o problema do câncer de mama e do câncer de próstata”, diz Jarbas Bezerra.

Ele, Lígia e vários parceiros vêm trabalhando desde o ano passado no projeto, que ganhou a adesão de empresas privadas em Natal e também de várias prefeituras do interior do Rio Grande do Norte. A Prefeitura do Natal deixou a decoração verde e amarela da Copa para o Setembro Cidadão e vários prédios também vão ter iluminação especial durante todo o mês, entre eles, o da Fiern, o da Fecomercio e o do Midway Mall, que vai fazer campanha voltada para a educação cidadã. Em Santa Cruz, a estátua de Santa Luzia também ganhará iluminação.

Símbolos em forma de broche foram confeccionados para as pessoas usarem durante todo o Setembro Cidadão. Além disso, o símbolo vai ser colocado nos principais locais da cidade, também com iluminação verde e amarela.

Uma grande e diversificada programação, espalhada por vários lugares, movimentará a cidade com atividades voltadas para a educação cidadã. Na abertura, nesta segunda-feira, dia 1º, vão ser lançados o livro “Manual das Eleições” e a cartilha “A Família Cidadã”, às 18h, na livraria Saraiva do Midway Mall.

No dia 3, a Assembleia Legislativa promoverá solenidade para marcar um ano da Lei. “Nós fomos o primeiro Estado brasileiro a instituir o Setembro Cidadão. E a gente quer ganhar o Brasil. Não queremos ficar só no RN. Entendemos que isso é para todo o País. Por isso, a gente está divulgando essa lei complementar (494/2013), que estabeleceu também um dia dedicado à educação cidadã, que é 10 de setembro, uma alusão ao aluno nota 10”, diz o juiz.

A intenção, segundo ele, é envolver todos os setores públicos e privados, o que não vai ser algo difícil, diante da ótima repercussão do projeto até em cidades de outros estados.  

“Está todo mundo empolgado e eu não tenho dúvidas de que a iniciativa vai crescer e se espalhar pelo Brasil. E também tenho certeza que vamos ver os efeitos dessa ação nas atitudes das pessoas, no dia a dia”.

Programação
Algumas atividades do Setembro Cidadão

01/09
Lançamento do livro “Manual das Eleições” e da cartilha “A Família Cidadã”, às 18h, na livraria Saraiva do Midway Mall 
03/09
Sessão solene na Assembleia Legislativa em comemoração à Lei do Setembro Cidadão,
a partir das 9h
07/09
Desfile Cívico com a presença de autoridades e dos bonecos Edu e Cidinha (da Família Cidadã), na Praça Cívica, em Petrópolis
10/09
Dia da Lei da Educação Cidadã. A partir das 15h, na Praça Cívica de Natal, com presença de 25 instituições, todas com tendas, promovendo atividades educativas
13/09
Primeiro jogo da cidadania: ABC x América (pelo Campeonato Brasileiro – Série B) na Arena das Dunas
14, 21 e 28/09
Costeira Cidadã – Atividades recreativas envolvendo cidadania, a partir das 17h, na Via Costeira
25/09
Dia Nacional do Trânsito – Atividades realizadas pelo Detran-RN e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob)
26/09
Abertura do X Encontro da Justiça Militar: Eleições e Cidadania, na Esmarn, às 19h

Bate-papo – Jarbas Bezerra
Juiz e co-idealizador do Setembro cidadão

Há descaso do poder público em relação à educação cidadã?
Sim, muitas vezes os órgãos públicos se omitem. E essa omissão é muito perigosa. Nenhum Estado (falo da União, Estado e Município) está conseguindo controlar essa onda de vandalismo, de violência. Você vê os jovens sem expectativa, as drogas tomando conta do nosso país. Então, tem alguma coisa errada. E eu e Lígia Limeira entendemos que é a falta de educação cidadã. Por isso criamos o programa.

Qual é a principal consequência dessa falta de investimento em educação cidadã?
A principal consequência no Brasil é a perda da autoestima. Nós não acreditamos mais no país. Como isso é possível? Um país tão rico como este e a gente perder a autoestima, dizer que o país não tem mais jeito, dizer que todo mundo é igual, que todo político é igual. Não é! Hoje, 38% dos jovens que poderiam votar não tiraram o título de eleitor. Um número altíssimo! A gente tem que trabalhar contra isso, tem que reverter.

Como é que a cultura do “jeitinho brasileiro” se insere nisso? 
O Brasil é um dos poucos países do mundo onde esse jeitinho tem uma conotação positiva.

Em nenhum caso é positivo?
Eu acredito que não. É o jeitinho que faz a gente ser o que é hoje. Não é que a gente vá viver num país escravocrata da lei, mas existem normas de comportamento que não se pode deixar de seguir. O que a gente vê, infelizmente, são pessoas tirando vantagem em tudo que é situação e até se vangloriando disso, furando fila, dando carteirada, querendo estar acima da lei, ficando com raiva e até agredindo os policiais que estão trabalhando na Lei Seca para evitar acidentes. Então eu vejo que no Brasil a questão é exatamente o jeitinho pra tudo, que é usado em todas as classes sociais – da A até a E. Acredito que podemos ser um grande país sem jeitinho e continuarmos com nossa alegria, com nosso carnaval, nosso gingado, nosso futebol. Como no Brasil, o povo da Austrália é extremamente alegre. E lá não tem o jeitinho e as coisas funcionam perfeitamente.

E jeito, o Brasil tem?
Tem, tem jeito. Tudo é uma questão de educação cidadã. Nós temos o exemplo de um lugar aqui pertinho, no nosso Estado, que comprova isso. Eu nasci em Caicó, cidade de onde saí ainda pequeno, mas volto lá até hoje. Pra se chegar em Caicó, é preciso passar por Acari, e sempre que eu passo me emociono, porque é uma das cidades mais limpas do país. E aí eu pergunto? Onde fica Acari? Na Europa? Nos Estados Unidos? Não. Acari fica no Brasil, no interior do RN. Acontece que lá as pessoas foram educadas para manter a cidade limpa. Então o Brasil tem jeito, porque eles são brasileiros, eles são nordestinos. O que se precisa é de políticas públicas, de investimentos e que nós, cidadãos, cumpramos também com a nossa parte. Nós temos deveres – e muitos – e temos que cumprir.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas