terça-feira, 23 de abril, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Sic Transit

- Publicidade -

Lauro Bezerra
Professor da UFRN

Sexta-feira próxima, dia 25, lançarei mais um livro na Livraria Saraiva – Midway. Uma simples história de minha vida. Intitulei com palavras lationas – Sic Transit, isto é, “Assim Passa”. Tudo passa na velocidade implacável do tempo. A lição bíblica revela que “assim passa a glória do mundo”. Passam as lutas, as vitórias, os encontros e desencontros.

Creio que permanecem as palavras eternas: “céu e terra passarão, as palavras evangélicas ficarão”. Procurei mergulhar no tempo e transmitir com simplicidade uma vida ao lado de tantas outras. Um tempo em cidade pobre de uma região sofrida pelas estiagens freqüentes. Mudança para Natal onde continuei estudando. Experiência de encontrar na vida religiosa uma melhor maneira de servir ao próximo. Convivência com tantos seres humanos na esperança da salvação de todos.

Transição da vocação do sacerdócio católico para a medicina como a ciência e a arte do puro humanismo com inspiração nos imutáveis aforismos de Hipócrates. Magistério universitário nas ciências da saúde teve minha inclinação para a saúda da família, os programas comunitários nas comunidades mais carentes. Abracei o jornalismo diletante como rotulou meu brilhante amigo Woden Madruga. Jornalista como forma de educar e transmitir a verdade.

Passei pela política partidária exercendo um mandato popular em tempo integral e dedicação exclusiva. Procurei fazer da política a ciência e a arte do bem comum. Exerci missões em chefias de órgãos públicos estaduais e federais. Tenho a consciência do dever cumprido.

Alguns leitores podem imaginar, erroneamente, que o autor do livro desejaria passar a imagem da perfeição. Nada disso. Errar é humano. Quem jamais errou tenha a coragem de jogar a primeira pedra contra quem quer que seja. Foi um desafio de Jesus Cristo. Existem erros involuntários por desconhecimento, por orientação deficiente. Inaceitável é a má fé, o dolo e o propósito de prejudicar o bem público. A vida é cheia de pedras pelas estradas. Acusações injustas. Inveja. Perseguição. A compreensão e a paciência fazem com que não sejam guardadas mágoas de acusadores profissionais inconsequentes quando maculam a honra dos seus semelhantes. Tudo passa. Assim, passaram os anos com a força maior da graça de Deus, a amizade de muitos e o estimulo da família.

História sempre foi minha leitura predileta. Preferentemente as biográficas. A vida é uma escola permanente do nascimento até a transição para a vida eterna com as bem-aventuranças dos que acreditaram em Deus.

A introdução deste livro inclui as memórias do meu pai João Bianor Bezerra. Anotações encontradas após sua passagem para a eternidade em 1985. Relatos, interessantes e lições de quem viveu noventa anos e iniciados do século XIX. Muitos exemplos deixados e seguidos pelos seus filhos e netos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas