quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Sílvio Pedroza está livre para tráfego

- Publicidade -

Daísa Alves e Pedro Andrade
repórteres

A avenida Governador Sílvio Pedroza, em Areia Preta, já está liberada para tráfego. No fim da manhã de ontem, 10, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) liberou uma faixa. A via estava bloqueada devido aos deslizamentos no terreno entre a praia e o bairro de Mãe Luíza. Agora, a rua está com metade de sua largura disponível para tráfego, após retirada dos sacos de areia e blocos de concreto que proibiam a passagem de veículos.
#ALBUM-5304#
Rogério Leite, diretor de Fiscalizações da Semob, explica que apesar de liberada, caso volte a chover e se constate que está escorrendo lama da área do deslizamento, o trânsito de veículos será suspenso até que cesse a chuva e a queda de água. Para liberação total da via, ele diz que é preciso esperar as obras de contenção e recuperação do local, a serem executadas pela Semopi. “Ainda não sei um prazo para isso”.

Os projetos para estas obras estão em fase de elaboração. Até o início da noite de ontem (10) a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) não havia recebido o projeto do engenheiro e consultor pernambucano Alexandre Gusmão. Ele ficou de apresentar ontem uma proposta para as duas cortinas de concreto que serão feitas na região da cratera de Mãe Luíza para forma de contenção da encosta.

Em busca de orçamentos distintos, o titular da Semopi, Tomaz Pereira Neto, solicitou também projetos a outros dois engenheiros. A empresa mineira Solo Consult, através do engenheiro civil Murilo Batista Miranda, também foi contatada para apresentar um projeto, bem como a carioca LR Engenharia, que segundo Tomaz Neto foi a empresa responsável pelo projeto de drenagem e escadaria.

“Também pedimos que eles [LR] apresentem uma proposta de contenção. Preciso ter pelo menos três orçamentos para avaliar e submeter o projeto ao Ministério”, disse. Até o dia 21 deste mês o secretário pretende ter  o definitivo escolhido e pronto para apresentar ao Ministério da Integração Nacional, que analisará o custo e aprovará o recurso para execução da obra.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) também apresentou ontem uma proposta similar ao que a Prefeitura já tem para a área da cratera, que inclui pórtico, uma escadaria e um posto policial. O projeto do órgão municipal inclui um plano inclinado e uma rampa de acesso, mas como não havia orçamento dessa proposta, Tomaz Neto pediu que a planilha seja apresentada a tempo de se analisar a proposta e levá-la ao Ministério da Integração.

Comércio
A tragédia que levou às interdições na Sílvio Pedroza  causaram prejuízos aos comerciantes e empresários da região, que reclamam de forte declínio no faturamento das empresas. Os restaurantes e supermercados foram os mais afetados. Em alguns casos, as perdas ultrapassam R$ 100 mil e havia risco de demissão de funcionários.

Com última interdição dia 14 de junho, os estabelecimentos deixaram de aproveitar os dez dias de maior movimentação turística na cidade – o último jogo da Copa do Mundo em Natal foi dia 24 de junho.

Abastecimento
Os carros-pipas são uma medida emergencial e temporária para o abastecimento de parte do bairro de Mãe Luíza até a normalização. Não tem ônus para os usuários, por se tratar de uma obra oficialmente decretada em calamidade pública pelo governo municipal. Aproximadamente 80 residências estão sem o fornecimento regular de água, em virtude da área de isolamento próxima de onde houve o desabamento. É tecnicamente inviável manter o fornecimento de água desta área. Quando o aterro for refeito pela Prefeitura, a Caern realizará a restabelecerá os sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário da área.

Ainda em junho, a Caern finalizou a rede provisória de esgoto em Mãe Luíza, em substituição à estrutura que foi destruída pelos deslizamentos de terra. A rede coleta o esgoto do bairro até a rede da Av. Silvio Pedrosa, de onde segue até a Estação Elevatória de Esgotos do Relógio do Sol. Também foram realizadas interligações para a rede provisória, impedindo que o esgoto corra a céu aberto.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas