sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Sistema Fiern em Mossoró

- Publicidade -

Amaro Sales de Araújo
industrial, Presidente da FIERN e do COMPEM/CNI.

O Sistema FIERN se instalou em Mossoró na última quinta, 21 de Agosto. De início, uma manhã de profundas alegrias. Entregamos, ao lado de autoridades, líderes empresariais, professores, alunos e muitos convidados, as novas instalações do Centro SENAI Ítalo Bologna e, dentre as novas obras, o Auditório José Nilson de Sá. Aliás, com a especial participação do próprio homenageado – José Nilson – que não apenas esteve presente, mas nos ofereceu serenas lições de sabedoria.

O Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna foi fundado em 1972 e marcou o inicio da interiorização do Departamento Regional do SENAI do Rio Grande do Norte. Na década de 80 com o desenvolvimento do setor de petróleo e gás na região, se tornou importante parceiro deste setor estratégico, atuando na formação de grande parte da mão de obra da região. O Centro, somente em 2013, foi responsável pela certificação de 23,8 mil alunos.

É, portanto, plenamente justificável que tenhamos uma estratégia de atuação diferenciada para o SENAI em Mossoró, através do CET Ítalo Bologna. Com o decisivo apoio de Robson Braga, Presidente da CNI, de Rafael Lucchesi, Diretor de Educação e Tecnologia do Sistema Indústria, e o efetivo comprometimento da equipe local, consolidamos o Centro Ítalo Bologna como a maior unidade – em área e matrículas – do SENAI no Rio Grande do Norte. Investimos, aproximadamente, R$8,5milhões de reais. Nas etapas seguintes esperamos avançar com o Centro de Referencia em Soldagem (ainda em projeto) e o Instituto SENAI de Tecnologia (IST), novos investimentos – estimados em R$14 milhões de reais – que o Sistema FIERN deseja fazer em Mossoró.

É nossa aposta concreta na educação profissional. A educação é parte indispensável à agenda de competitividade da indústria e, como todos sabem, a indústria é nosso único partido, nossa motivação de luta!

Aproveitamos também o momento para prestar uma justa homenagem a um grande industrial: José Nilson de Sá. Não é exagero dizer que a história de Mossoró e do Rio Grande do Norte tem algumas páginas escritas pelo pioneirismo de José Nilson de Sá. Relembremos a MAISA e sua presença nos mercados nacional e internacional! Destacamos a EIT e as muitas marcas que edificou em todo o Brasil. José Nilson de Sá exerceu cargos de representação empresarial, inclusive, a Presidência da FIERN no período de 1967 a 1969. Com inteligência vigorosa e com a experiência de 90 anos de idade, a presença de José Nilson de Sá no CET Ítalo Bologna foi uma verdadeira lição de vida para os alunos, professores e empreendedores ali presentes.

Esperamos repetir, adiante, outros bons momentos em torno das causas pelas quais lutamos. Quinta, 21 de Agosto, ficará marcado no Sistema FIERN como um especial momento de celebração porque conseguimos associar um gesto concreto pela educação profissional a um exemplo vivo de pioneirismo empreendedor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas