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Sitoparn pretende ir à Justiça questionar licitação

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O Sindicato dos Permissionários de Transporte Opcional de Passageiros do Rio Grande do Norte (Sitoparn)  não concorda com as regras apresentadas pela secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) para elaboração do edital da primeira licitação do sistema de transporte público de Natal. O sindicato promete ingressar na Justiça e espera que algumas mudanças sejam feitas assim que o documento for publicado, o que deve ocorrer até o dia 20 de junho.
Os permissionários de transporte alternativo não concordam com medidas
O principal ponto que desagrada os permissionários é o que diz respeito à diminuição de linhas e quantidade de micro-ônibus circulando na cidade. Além disso, os alternativos deixarão de circular em bairros como Cidade Alta, Centro, Alecrim, Quintas e Tirol. “Não podemos ficar satisfeitos com uma proposta dessa. Quando fomos licitados, há 14 anos, não havia essa previsão de redução. Porque querem fazer isso agora?”, questiona o presidente do Sitoparn, Nivaldo Andrade. Atualmente, existem 24 linhas de opcionais e 117 vagas para permissionários. A  Semob propõe uma mudança para 11 linhas e 80 permissionários.

A opinião de Nivaldo diverge do que pensa Edileuza Miranda, presidente da Cooperativa do Sistema de Transporte Alternativo de Natal (Transcoop). Para a presidente, as mudanças já eram aguardadas e não há surpresas na proposta. “Estamos nos preparando para as mudanças. Até então, estamos satisfeitos, especialmente ao fato da bilhetagem unificada”, disse Edileuza. A Semob prevê a unificação da bilhetagem dos transportes convencional e opcional.  “A opinião da presidente da Transcoop não reflete o pensamento da maioria dos permissionários. Não estamos satisfeitos e por isso mesmo vamos procurar a Justiça”, afirmou Nivaldo Andrade.

Na semana passada, a Semob apresentou uma prévia do edital que será publicado próximo mês. Esse será o primeiro processo licitatório do transporte público de Natal. Estão previstas mudanças na frota, quantidade de linhas e implantação da integração dos transportes convencional e opcional através da bilhetagem eletrônica única.

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