sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

“Situação é nova e precisa ser discutida”

- Publicidade -

No ano passado, quando a Destaque Promoções considerou realizar o evento no entorno da Arena das Dunas, a promotora do Meio Ambiente Rossana Sudário entrou com uma ação, em outubro, questionando a viabilidade do evento. Para este ano ela considera que “a situação mudou”, mas não sabe ainda definir se está mais favorável ou desfavorável ao evento. “Não fui procurada e vou analisar sozinha a situação”, disse.

No ano passado a realização do evento foi questionada pelo Ministério Público do Estado porque a Arena das Dunas ainda não tinha liberação para realização de eventos e as obras de mobilidade, então em andamento, atrapalhariam o acesso ao Carnatal, bem como a festa poderia piorar ainda mais o trânsito. Mas, agora ela afirma que a presença de túneis e viadutos mudam o cenário do entorno e isso precisa ser considerado.

#SAIBAMAIS#“O desenho da cidade mudou. Agora tem viadutos e túneis que foram feitos para melhorar o trânsito local. Precisa ver se a festa atrapalharia o tráfego e se isso apresenta riscos”, disse. Ela acrescentou que a produção de outras festas feitas no entorno da Arena a procurou e discutiu-se o horário da festa e o posicionamento do som, sem que qualquer reclamação relativa ao evento tenha chegado à promotoria. “Quando anunciarem, decido o que vou fazer. Mas já entendo que, pelas mudanças do entorno, é uma situação nova e que precisa ser discutida”, encerrou.

Quando descartado o entorno da Arena para o Carnatal 2013, pela própria realizadora, a Destaque ainda considerou a avenida Omar O’Grady (o prolongamento da Prudente), mas o MP também questionou o local por ser área de preservação ambiental e possibilidade de o barulho incomodar moradores de Cidade Satélite, Planalto e do bairro Pitimbu. O evento acabou sendo realizado de forma “indoor” (para entrar, independente da área em que fosse ficar, precisava pagar) no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

Memória
O Carnatal teve início no ano de 1991, em Petrópolis. A primeira edição no entorno da Praça Pedro Velho tinha 12 camarotes e era sem arquibancadas. Com o passar dos anos e popularização da festa, a estrutura cresceu e passou a contar com atrações de grande porte.

Há 20 anos o evento passou a ser realizado no bairro de Lagoa Nova, no entorno do estádio Machadão, hoje a Arena das Dunas. Quando chegou ao novo endereço a estrutura já contava com 525 camarotes e aproximadamente 50 mil pessoas atrás de 14 blocos.

No ano passado o Carnatal ocorreu no Parque Aristófanes Fernandes, após diversas indefinições. O evento foi realizado em três dias, um a menos que o normal. Cinco blocos foram distribuídos nos três dias, com o máximo de três em uma noite (na sexta), além da Arena 51 (palco fixo) e um camarote principal. No percurso dos trios havia espaço para camarotes particulares, mas diferente do tradicional, não havia arquibancadas. Neste ano, de acordo com a Destaque, deve ser retomada a estrutura com corredor da folia, arquibancadas e camarotes.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas