quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Solução para eternizar Chávez vem dos ianques

- Publicidade -

Clarissa Mangueira – Agência Estado

São Paulo (AE) – Ninguém vive para sempre, nem dura para sempre. Pelo menos não sem muitos ajustes. Por mais que possa parecer que os corpos de líderes mundiais famosos, como Vladimir Ilitch Lenin e Mao Tsé-tung, foram preservados por toda a eternidade, sua presença física permanente é simplesmente uma ilusão ajudada pela ciência. Somente as autoridades venezuelanas que prometeram preservar Hugo Chávez e mostrar seu corpo “para a eternidade” dentro de uma tumba de vidro sabem exatamente como farão isso. Depois da promessa, o próprio presidente interino Nicolás Maduro admitiu ser improvável uma exposição por tempo indeterminado, uma vez que o primeiro embalsamamento demorou demais a ser feito. Mas se a Venezuela seguir os procedimentos usados nos Estados Unidos, a técnica pode ser muito simples: embalsamamento repetido.

“A primeira coisa para lembrar sobre embalsamamento como nós fazemos nos Estados Unidos é que ele é destinado a adiar a deterioração natural do corpo; não para sempre”, afirmou Vernie Fountain, um embalsamador, proprietário e fundado da Academia Nacional Fountain de Competências de Embalsamamento Profissional, em Springfield, no Missouri.

Embalsamamento

Então, o que isso significa exatamente? É melhor deixar seu sanduíche de lado antes de continuar lendo. Nos EUA, a maior parte dos embalsamadores usa uma máquina que injeta um fluido com produtos químicos, principalmente formaldeído, em uma artéria do corpo, enquanto a maior parte do sangue é drenada a partir de uma veia. Muitas vezes, um produto químico umectante é adicionado, o que ajuda a preencher “o corpo, parte de espaços vazios, e acrescenta um grau de umidade”, disse Fountain.
Chavistas tentam preservar corpo do líder político que morreu no início de março, de câncer
Embora tenha destacado que não tem conhecimento pessoal sobre a condição do corpo de Chávez no momento da morte do líder venezuelano, ou sobre quando ele foi, ou será, embalsamado, Fountain afirmou que um método possível de preservar o corpo é seguir o processo de embalsamamento com uma injeção periódica de umectante, ou de algum produto similar para manter a umidade nos tecidos. Maquiagem também ajuda a cobrir áreas que ficaram marrons com a desidratação.
#SAIBAMAIS#
Apenas por segurança, funcionários venezuelanos poderiam dar um passo extra de precaução e fazer uma máscara facial, utilizando a face real de Chávez para formar um molde que pode ser colocado sobre a carne no futuro “e mantê-lo mais parecido como quando ele morreu”, disse Fountain.

O processo de embalsamamento de um corpo por poucos dias, ou muitos anos, é essencialmente o mesmo, destacaram Fountain e Camilo Jaramillo, em embalsamador colombiano e ex-aluno do Instituto de Serviço Funerário da Academia Americana McAllister.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas