Somente "Titila"

Publicação: 24 de Fevereiro de 2013 às 00:00

Comentários 0

Agnelo Alves - escritor e jornalista

Hoje, como todos os dias, amanheço sabendo quantos foram os assassinatos em São Paulo, principalmente envolvendo policiais ou ex-policiais, quantos ônibus foram incendiados em Santa Catarina, quantas barreiras ruíram na região de Petrópolis e em Teresópolis, no Rio de Janeiro, quantos presidiários foram transferidos para Mossoró, enfim um noticiário que não é novo, que já vem sendo repetido a todo instante, desde um mês atrás ou mesmo antes e eu não sei quando mudará. Outros destaques também frequentes na mídia são os congestionamentos quilométricos nas grandes metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro. Amanheço, portanto, bem informado.

Esse é o cenário nacional nosso de cada dia. No plano internacional, a renúncia do Papa Bento XVI ainda resiste com as especulações mais estranhas sobre sua sucessão. Em Nova York está fazendo um frio danado com a nevasca provocando o governador e o prefeito a tomarem providências. Eles aparecem constantemente nas emissoras de TV e rádio orientando os nova-iorquinos para enfrentarem a geladeira além da conta. E na Rússia estão catando o pedregulho que pode restar do meteorito que caiu nem tão próximo de Moscou, nem tão longe... Brinquem com a natureza!

Ah, em que deu a reação da ONU contra a Coréia do Norte ante o pipoco atômico em pleno oceano, a mil metros de profundidade, mais poderoso do que as bombas detonadas pelos americanos contra Nagasaki e Hiroshima, no Japão, provocando o fim da Segunda Guerra Mundial nos anos 45 do século passado? Silêncio... Pelo menos sobre esse assunto não vou ver e nem ouvir nada no amanhecer de hoje. Assunto superado. Página virada.

Parece que as chuvas chegaram mesmo no Nordeste brasileiro. Choveu até no Seridó do Rio Grande do Norte. Abençoado seja São José, o bom pai adotivo de Jesus Cristo. Infelizmente, notícia boa assim não é valorizada, ficando restrita ao registro dos milímetros, único meio de que o Nordeste brasileiro dispõe para medir as chuvas que caem nos anos ditos “bons de inverno”. E a Seca? A Seca também não muda as suas consequências, entre lamúrias e promessas dos que creem e dos políticos cheios de maus propósitos. Tem sido assim, desde que me entendo por gente. Lá se vão mais de sete décadas. Não muda o noticiário.

Não acredito no rompimento do PMDB com a governadora Rosalba Ciarlini. Nem ela, tampouco, acredita. No máximo o que pode acontecer é tudo ficar por isso mesmo, isto é, ficar como está, sem ao menos motivar a curiosidade de quem quer que seja para ver como é que fica.

Agora, no próximo ano, dito eleitoral, a conversa muda. Não tenho adivinhão no bolso e nem sinto a necessidade de proceder como os índios que colocavam o ouvido no chão para ouvir o batuque das pisadas da tribo com que iam guerrear para saber quem tinha mais guerreiros... Hoje não tem guerreiros nem do lado da governadora nem do lado do PMDB dispostos para a luta. Só caciques... E olhe lá.

E no mais? No mais, um, dois, três, quatro, cinco, seis... Cinco, quatro, três, dois, um, nove fora nada.

DOMITILA

Alguém me lembrou que a Marquesa de Santos, na pia batismal, foi batizada com o nome de Domitila. Nos melhores instantes do amor que unia D. Pedro a ela –  Domitila – ele a chamava de “Titila”...

PAPA

Que venha logo o novo Papa.  E que tenha musculatura forte para enfrentar tudo o que Bento XVI, já frágil, não tem mais forças.



Comente essa notícia