sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Tabagismo pode causar câncer de bexiga

- Publicidade -

O tabagismo está associado a várias doenças pulmonares e também cardíacas. E, de acordo com um artigo publicado no “The Journal of Urology”, os fumantes também têm a possibilidade de desenvolver o câncer de bexiga na sua  forma mais agressiva. O estudo americano foi realizado com 740 pacientes, entre homens e mulheres e foi identificado que os pacientes tabagistas, quando comparados aos não fumantes, são mais propensos a ter tumores de grau superior e um aumento do risco de tumor invasivo desde o diagnóstico da doença.

Para o urologista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Dr. Daher Chade, “o tabagismo é um fator de risco primordial para câncer de bexiga, presente em mais de 50% dos casos diagnosticados atualmente.”

Muitas vezes, o diagnóstico da doença é realizado de forma tardia. “Isso ocorre porque a doença pode ser confundida com outras doenças, como infecção urinária, pedra na bexiga ou problemas na próstata”, explica o urologista.

Segundo o especialista, além da dor e ardência para urinar, esse tipo de câncer provoca também sangue na urina em mais de 80% dos casos, porém frequentemente este sangramento só pode ser detectado através do exame de urina.

Ainda é cedo para confirmar o quanto o tabagismo intensifica o estágio do câncer. “A influência da intensidade do tabagismo nas características do tumor ainda não foram completamente elucidadas. Entretanto, o mais importante é que as pessoas se atentem para o quanto o cigarro está diretamente relacionado a esta doença de difícil tratamento e o quanto faz mal a saúde de um modo geral”, explica Dr. Daher.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas