quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Taça FIFA chega ao Brasil e vem a Natal no dia 22/5

- Publicidade -

O tamanho não é daqueles que chama a atenção por si só. São 36,8 centímetros de altura e 6,175 quilos.  Mas, em seus 18 quilates de ouro maciço suportados por uma base de 13 centímetros de diâmetro, a taça da Copa do Mundo congrega as expectativas de 32 seleções, se alinha com as projeções de milhões de torcedores e mexe com o imaginário de todos os que têm de alguma forma a vida conectada ao futebol. A chegada a capital potiguar está marcada para o dia 22 de maio.

Gente como o aposentado José Antonio Soares, de 71 anos. “Nascido tricolor”, como gosta de enfatizar,  ele bate o olho na taça que será disputada no Mundial de 2014 e imediatamente se transporta para 1950. Na época, ele tinha sete anos e o troféu era outro, o Jules Rimet. Mas o ambiente de Copa está entre as suas primeiras lembranças. “Eu não fui ao estádio, mas tenho muitos dos lances narrados pela visão do meu pai, que estava lá testemunhando. E desde então a taça da Copa carrega muitas simbologias”, afirmou.

José Antonio foi um dos primeiros a conferir de perto o Tour da Taça, no Maracanã, no Rio de Janeiro. O troféu chegou ao Brasil depois de uma jornada de 150 mil quilômetros por 90 países. Tour que teve início em 12 de setembro de 2013, com uma cerimônia aos pés do Cristo Redentor. Agora, nessa etapa nacional, o troféu passará por 27 cidades brasileiras. É a primeira vez que todas as capitais de um país-sede serão contempladas. Haverá 26 escalas até chegar a São Paulo, no dia 29 de maio. A capital paulista será sede da abertura do Mundial, no jogo entre Brasil x Croácia, agendado para 12 de junho.

Objeto de desejo de todos, a taça pode ser tocada, na prática, por muito poucos. Apenas campeões mundiais e chefes de Estado têm o direito de manusear o troféu. No Rio, coube ao capitão do Tri, Carlos Alberto Torres.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas