sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Teatro de ideias pelo interior do RN

- Publicidade -

Yuno Silva
Repórter

O volume de investimentos na área cultural no Rio Grande do Norte, entre 2007 e 2010, segundo o IBGE, representou 0,7% do total de recursos públicos federais aplicados no país durante o período. Um valor tão inexpressivo que motivou a atriz e produtora potiguar Tiziane Virgílio canalizar a circulação espetáculos teatrais por cidades do interior do Estado. O detalhe é que Tiziane, graduada em teatro no Amazonas, está vindo com um projeto concebido em Manaus, da Companhia Teatral de Ideias, com verba do Prêmio Myrian Muniz 2014, trazendo na bagagem adaptação de “Fando y Lis”, do escritor e cineasta espanhol Fernando Arrabal; e “O último Godot”, do dramaturgo romeno Matéi Visniec.
Atriz potiguar radicada em Manaus, Tiziane Virgílio encena “Fando y lis” em pequenas cidades desprovidas de teatros
A proposta do grupo manauara, que viaja em cinco pessoas pelo RN e pela PB a bordo de uma caminhonete, é compartilhar artes cênicas em municípios de até 40 mil habitantes desprovidos de teatros – cidades maiores e capitais também estão no trajeto. Toda a programação é gratuita, e inclui oficinas de teatro. A Companhia Teatral de Ideias está há mais de 12 anos na estrada, seu núcleo é formado por 10 pessoas,  e além de trabalhar com teatro é ponto de cultura e produtora de eventos.

O quinteto, quatro atores e um fotógrafo, iniciou o circuito esta segunda-feira (3) em João Câmara. Ontem se apresentaram em Mossoró; na quinta (6) passam por Macau; dias 7 e 8 estarão em Santana do Matos; dia 9 e 10 em Currais Novos; dia 11 e 12 em Parelhas; e dias 18 e 19 em Natal. Na Paraíba vão passar por Campina Grande e João Pessoa. Ao todo serão 11 apresentações gratuitas em 10 lugares.

“As duas montagens surgiram quando eu ainda estava cursando teatro na UEA (Universidade do Estado do Amazonas), e dos quatro atores que estão viajando três são nordestinos. Nossa intenção é apresentar em lugares onde não há oferta teatral”, disse a natalense Tiziane, idealizadora do projeto de circulação, que entre idas e vindas contabiliza uma década de Amazonas.

Ela está acompanhada do também potiguar Tony Ferreira, ator de Serra do Mel radicado em Manaus, do ator e diretor cearense Leonel Worton, e do ator manauara Ismael Farias. O quinto elemento é o fotógrafo Thércio Leite, estudante do curso de Publicidade e Propaganda da UFRN. O grupo trouxe cenário e figurinos de Manaus, e locou transporte e equipamentos de som e iluminação por aqui.

“Este projeto é a realização de um sonho e uma aventura. Vai ser bem corrido, mas foi tudo muito bem planejado”, contou a atriz.

Os espetáculos
Apresentados em escolas, quadras esportivas ou mesmo em praça pública, os espetáculos da Companhia Teatral de Ideias (AM) que estão circulando são “Fando y Lis”, adaptado da obra de Arrabal; e “O último Godot”, meta-dramaturgia onde o personagem Godot questiona seu criador, o irlandês Samuel Beckett (1906-1989) autor de “Esperando Godot” de 1952.

De Arrabal só sobraram os personagens Fando e Lis. Interpretada por Tiziane Virgílio, Lis é uma mulher paralítica completamente dependente do companheiro Fando (Tony Ferreira), casal cujo relacionamento é marcado por amor e ódio, pela dependência física e psicológica, pela violência e pela afetividade. O papel conferiu à potiguar o prêmio de Melhor Atriz no 10º Festival de Teatro da Amazônia.

Já em “O último Godot”, Beckett (Ismael Farias) e Godot (Tiziane Virgílio) são expulsos do teatro por serem os únicos espectadores da noite. Situação que acaba revelando a identidade de ambos, e Godot decide questionar Beckett quanto a sua decisão de escrevê-lo como um personagem que não aparece. A montagem foi selecionada para o 11º Festival da Amazônia, e rendeu nova indicação a Tiziane.

“Unir estes dois espetáculos só foi possível pelos sentimentos comuns que motivaram suas montagens: paixão e muita vontade. Paixão pelas personagens, pelos textos, pelas descobertas durante todo o processo de montagem. Queremos retribuir todo o apoio recebido multiplicando esses sentimentos”, conclui Tiziane.

PROGRAMAÇÃO
. “Fando y Lis”
Macau – dia 6 de agosto
Santana do Matos – dia 7 na Escola José Félix da Silva Júnior, e dia 8 no Sítio Curralinho
Currais Novos – 9 de agosto e oficina no dia 10
Parelhas – 11 de agosto oficina e apresentação dia 12
Natal – 19 de agosto no auditório do IFRN-Central

. “O Último Godot”
Natal – dia 18 de agosto no IFRN-Central

* O acesso é gratuito. As apresentações em Natal contarão com tradução em libras e a audiodescrição

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas