sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Teatro do RN em muitos palcos do Brasil

- Publicidade -

Dois grupos potiguares põem fim ao jejum no festival Palco Giratório, projeto nacional patrocinado pelo Sesc, voltado para circulação teatral e considerado o maior evento de intercâmbio das Artes Cênicas no país. Com os espetáculos “Proibido Elefantes” e “Guerra, formigas e palhaços”, respectivamente montagens dos grupos Gira Dança e Estação de Teatro, os grupos se apresentarão em quase todos os estados brasileiros, totalizando cerca de 40 encenações cada um. A novidade foi divulgada após encontro de curadores do Palco Giratório, na cidade do Rio de Janeiro, segunda-feira à tarde.  Desde 2006, quando o Clowns de Shakespeare se apresentou pelo Palco Giratório nacional, nenhum grupo potiguar havia circulado pelo projeto.
Espetáculo “Guerras, Formigas e Palhaços” vai viajar em 2015 na temporada do Palco Giratório
Brasília e Rio de Janeiro
O espetáculo “Proibido Elefantes”, do grupo Gira Dança também foi selecionado para o lançamento oficial no mês de março, em Brasília.  Além dos espetáculos selecionados, os dois grupos levarão no repertório “Sobre todas as coisas” (Gira Dança) e a peça infantil “Estação de Contos” (Estação de Teatro). Esta última é espetáculo infantil de contação de histórias, que compõe o repertório do grupo. 

Para o diretor artístico do Gira Dança, Anderson Leão, essa seleção é vista acima de tudo como conquista – já que em 2015, o grupo completa 10 anos. “É uma honra levar a cultura do RN pelo país. Nos tornamos  uma referência nacional e por meio do nosso trabalho sério, conseguimos fazer as pessoas conhecerem esses artistas com corpos diferenciados e mudar o pensamento delas. Vai ser um ganho muito importante pro Sesc, pro Gira e pro público”, destacou Leão.

“Participar do Palco Giratório fazia parte do nosso projeto e é a concretização de uma parte dele. Acreditamos muito no trabalho do Sesc, pois o incentivo que a instituição dá ao teatro é essencial.  O grupo está imensamente feliz. Além disso temos certeza que por meio desse circuito colheremos mais frutos”, comemorou o diretor do grupo Estação de Teatro, Rogério Ferraz.

Visibilidade
O Estação de Teatro esta em atividade desde 2009, mas foi 2014 o ano a dar visibilidade regional ao repertório do grupo. A montagem de “Guerra, Formigas e Palhaços” levou o trabalho de Rogério Ferraz, Nara Kelly, Caio Padilha e Manu Azevedo a ser conhecido em oito cidades da região Nordeste, a partir do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz. O espetáculo participou de importantes festivais, como o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2014), em Pernambuco, o 21º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (Ceará) e da primeira edição da Mostra Internacional de Teatro João Pessoa Encena – MIT (Paraíba).

Voltado para o público adulto e com texto de César Ferrario, “Guerra, Formigas e Palhaços” é conduzido pelos atores Rogério Ferraz, Enio Cavalcante e Pedro Queiroga. Com forte teor político e filosófico, sem abrir mão da ludicidade, da subversão e da comicidade, o espetáculo conta a saga de dois militares, últimos remanescentes de um batalhão de combate, que se encontram perdidos em uma guerra à espera de reforços. Porém, quando todas as saídas parecem se fechar, um fato inusitado acontece: o batalhão de dois homens finalmente se depara, estupefato, diante daquele que pode carregar o último fio de esperança.
 
Gira Dança
Criado em 2005, o Gira Dança é uma companhia de dança contemporânea com sede em Natal, e tem como proposta artística ampliar o universo da dança através de uma linguagem própria, utilizando o conceito do corpo diferenciado como ferramenta de experiências. O espetáculo “Proibido Elefantes” teve estreia no ano de 2012 e fala do olhar como via de acesso, porta de entrada e saída de significados. Proibir elefantes, neste espetáculo, é proibir o olhar que ressalta as limitações, os impedimentos; que duvida da capacidade do sujeito frente à adversidade.

Edital: Petrobras abre cota regional
Maior seleção pública específica para circulação de peças teatrais no país, o Programa Petrobras Distribuidora de Cultura abre as inscrições para a sua quarta edição. O objetivo é contemplar projetos teatrais profissionais, não inéditos, nas categorias adulto e infanto-juvenil, relevantes dentro do cenário cultural brasileiro. O investimento é de R$ 15 milhões para 2015 e 2016.
Para seleção dos projetos, será feita uma análise técnica que leva em conta itens como a relevância da iniciativa e o currículo dos profissionais, conforme regulamento já disponível em www.br.com.br/cultura.

Nesta edição, o programa conta com duas novidades: serão realizados, em todas as cidades da circulação, encontros com grupos de teatro locais para compartilhar experiências e os projetos deverão oferecer, em todas as apresentações, tradução para libras – a linguagem brasileira de sinais – e/ou audiodescrição.

“O objetivo dessas novidades é fortalecer o intercâmbio cultural e ampliar o acesso de públicos diversos. Acreditamos que, sendo a cultura nossa identidade, deve ser acessível a todos”, diz a gerente de Patrocínio da Petrobras Distribuidora, Alena Aló.
Um detalhe do projeto que visa democratizar o acesso ao edital:  serão selecionados, no mínimo, 5% dos projetos inscritos por diferentes pessoas jurídicas em cada região. A iniciativa trouxe resultados como o aumento de 70% no número de projetos inscritos no Nordeste. As inscrições podem ser feitas até 30/01/2015.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas