sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Temer participa da campanha em Natal

- Publicidade -

A campanha eleitoral de Natal receberá hoje a participação do vice-presidente da República, Michel Temer. Ele estará, às 11 horas, em um evento promovido pelo PMDB, partido que tem o deputado estadual Hermano Morais como candidato à Prefeitura. A mobilização marca o “Dia 15”, número em referência à identificação da legenda. A comitiva do vice-presidente é integrada pelos ministros da Previdência, Garibaldi Filho; e de Minas e Energia, Edson Lobão.
Michel Temer fará homenagem a Ulysses Guimarães, que liderou o PMDB na luta pela redemocratização
O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e o presidente nacional do partido, senador Valdir Raupp, também estarão presentes no evento em Natal.

Michel e os demais dirigentes nacionais do PMDB escolheram Natal como o principal município da mobilização da legenda. Eles,  o candidato Hermano Morais e os postulantes à Câmara Municipal também farão uma carreata pelas ruas da cidade.

Essa é a segunda vez que o vice-presidente da República participará da campanha do prefeitável Hermano Morais. Na convenção do PMDB, em junho passado, que homologou o nome do deputado, ele também participou.

A assessoria de Hermano Morais está divulgando o “Dia Nacional do PMDB” em Natal também como uma homenagem ao ministro da Previdência e senador licenciado Garibaldi Filho.

PMDB

O líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, destaca que o Dia de Mobilização será também uma homenagem à memória de  Ulysses Guimarães e, conseqüentemente, “à democracia, à liberdade e à cidadania”. Os diretórios municipais do PMDB, em todo o Brasil, foram convocados a se mobilizarem. O ato principal foi programado para Natal, neste sábado.

“Faço um apelo a cada militante para que, onde quer que esteja”, convocou Henrique Alves, “comemore com o PMDB de sua cidade, nas entidades, nas câmaras municipais, nos sindicatos, no meio das ruas, nas praças ou em qualquer canto. Faça tremular a bandeira do PMDB”.

Em mensagem gravada para o partido, em vídeo, o presidente do diretório estadual do PMDB/RN fez um apelo aos militantes para que procurem conhecer a história de Ulysses, um ícone do partido e da história política do Brasil.

Ulysses se notabilizou pela defesa da democracia e da liberdade de expressão. “Ulysses Guimarães foi o homem da Constituinte e dos grandes embates e, por isso, honra toda essa história do PMDB”, afirmou o parlamentar. No próximo dia 12 de outubro, completa 20 anos da morte do ex-deputado federal.

Ainda na mensagem, Henrique Alves fala do privilégio de ter convivido com Ulysses. “Aqueles mais jovens, que estão começando agora na vida pública e que não conviveram com Ulysses Guimarães”, disse Henrique Alves, “é bom que saibam um pouco do que representou esse líder e estadista para o país, para a nossa democracia, para o Brasil livre que queremos consolidar”.

Henrique Eduardo destacou que o ato político também será uma demonstração de apoio ao candidato peemedebista à prefeito de Natal, Hermano Morais. Depois de 20 anos sem participar das eleições em Natal, com candidatura majoritária, o PMDB apresenta o nome de Hermano Morais. O último a disputar uma eleição municipal foi o ministro Garibaldi  Filho. Henrique reforçou o papel da militância nas homenagens e na campanha.

Candidato responde a Lula em carta

Recife (AE) – Criticado pelo ex-presidente Lula em um vídeo, Pedro Serafim (PDT), prefeito de Ipojuca, na região metropolitana do Recife, divulgou ontem uma carta aberta na qual responde à pergunta feita por Lula na gravação: “e o que aquele gordinho do prefeito fez com o dinheiro?” O prefeito sofre de obesidade mórbida e entendeu a fala de Lula como discriminação.

O vídeo tem sido divulgado em telões no município, pela campanha do candidato petista à prefeitura, deputado federal Pedro Eugênio. Divulgado pela primeira vez no último fim de semana, foi gravado em São Paulo e mostra uma conversa de Lula com seu candidato. Pedro Eugenio afirma que apesar de todos os grandes empreendimentos – a exemplo do Estaleiro Atlântico Sul e polo petroquímico – implantados pelo ex-presidente e que levaram riqueza ao município, sede do complexo portuário e industrial de Suape, Ipojuca tem esgoto a céu aberto, o hospital local tem aparelhos de Raio X que não funcionam e há áreas sem abastecimento d’água.

Na carta, endereçada ao “grande e inesquecível, caro ex-presidente Lula”, Serafim reconhece os investimentos federais e fala do “espanto” pela “falta de escrúpulos” do candidato petista “em mentir e levar o ex-presidente a erro”.

“Esse gordinho aqui trabalhou muito para colocar Ipojuca nos trilhos”, diz Serafim, ao citar ações dos seus oito anos à frente da prefeitura. Ele apoia o candidato Romero Sales (PMDB) à sua sucessão.

“Não obstante o esforço do prefeito em justificar o injustificável, a pergunta de Lula permanece sem resposta”, rebateu Pedro Eugênio, também através de nota em que garante reafirmar tudo o que disse na entrevista com o ex-presidente. Entre as mazelas constatadas por ele em Ipojuca e “que escandalizam quem quer que tenha sensibilidade humana”, acrescentou a poluição de mangues por esgotos e um conjunto habitacional financiado com recursos federais e que se encontraria abandonado há meses por falta de prestação de contas.

Russomanno reage aos ataques na TV

São Paulo (AE) – A exemplo do visto no rádio, a campanha do candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, o defendeu no programa do horário eleitoral gratuito da TV, na tarde de ontem. Enquanto eram exibidas cenas do candidato em caminhadas pelas ruas, o locutor afirmou: “Quem o ataca deve entender que, ao agredi-lo, desrespeita você, eleitor”. Em seguida, foram exibidos depoimentos de populares mostrando indignação. “Mexer com o Celso é mexer com o povo”, disse uma mulher. “O Celso já brigou tanto por nós que agora é a nossa vez de ajudarmos (sic) o Celso”, disse outra. O programa terminou com Russomanno dizendo: “Vou continuar te defendendo”.

Russomanno lidera as pesquisas de intenção de votos com 35%, de acordo com pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, divulgada na quinta-feira (13). Na pesquisa anterior ele tinha 31%. Os candidatos do PSDB, José Serra, e do PT, Fernando Haddad, estão em empate técnico no segundo lugar, com 19% e 15%, respectivamente, um ponto abaixo da última pesquisa.

Petistas e tucanos mantiveram a linha de atacar um ao outro na televisão. Enquanto o programa petista foi iniciado por um ator acusando Serra de “estar tentando inutilmente confundir as pessoas com dados falsos sobre o bilhete único mensal”, o programa de Serra terminou dizendo que “com o bilhete mensal do Haddad, você paga até quando não usa”.

O programa de Haddad repetiu a gravação da presidente Dilma Rousseff pedindo votos para ele, dizendo que ele é “ousado” mas tem o “pé no chão”. Serra, ainda no ataque, repetiu peça de vídeo que exibe foto de Haddad junto ao deputado federal Paulo Maluf (PP), seu aliado neste pleito, e aos petistas José Dirceu e Delúbio Soares, réus no processo do mensalão. “Você vota (em Haddad), ele volta”, disse o locutor.

Gabriel Chalita, do PMDB, repetiu o programa que fez com sua vice, e médica Marianne Pinotti (PMDB), filha do ex-deputado José Aristodemo Pinotti, morto em 2009. Os dois apareceram em corredores de hospitais fazendo propostas para a saúde.

Deputado do PSDB enfrenta denúncias

Recife (AE) – Em ascendência nas pesquisas de opinião, aparecendo em terceiro lugar na preferência do eleitorado, o candidato do PSDB a prefeito do Recife, deputado estadual Daniel Coelho, viu ressurgir, nesta semana, um caso que ficou conhecido como “escândalo das notas frias”, em que se envolveu quando vereador do Recife.

Vinte e sete vereadores – ele incluído- foram acusados, em 2008, de utilizarem notas frias para justificar despesas na Câmara Municipal do Recife. Ele devolveu R$ 18 mil aos cofres públicos e assegura ser “ficha limpa”. Sua campanha atribui o ressurgimento do caso em período eleitoral a uma manobra dos adversários para evitar seu crescimento.

O caso estava parado há um ano no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Na terça-feira (11), foi publicado no Diario Oficial, acórdão em que o vice-presidente do TJPE e relator do processo envolvendo o tucano, Fernando Ferreira, afirma não acatar denúncia do Ministério Público contra Daniel Coelho.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas