sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Terapia Ocupacional e Geriatria

- Publicidade -

João Mariano Sepúlveda  Cardiogeriatra 

Terapia Ocupacional. Talvez a mais útil e próxima especialidade coadjuvante para o geronte.  Imprescindível no segmento do paciente da maior idade, tem como objeto maior facilitar a otimização das atividades restantes aos idosos, utilizando-se de metodologia diversificada por profissional capacitado!

A TO, como é conhecida, tenta restabelecer as perdas físicas, mentais, e sociais que desequilibram o idoso e interferem na qualidade de vida deles.

Auto conhecimento de suas progressivas limitações, adaptando seus autocuidados, gerando um acréscimo de sua auto-estima, por manutenção de sua autonomia!! Fácil de listar, porém, difícil de executar!

A utilização e observação das atividades da vida rotineira é objeto de avaliação pré e pós terapêutica, pois o antes e o depois neste dia a dia será fator preponderante no sucesso ou no fracasso da TO!

A atuação do terapeuta tenta estimar força e debilidade, reconhecer potenciais remanescentes, avaliando as reais possibilidades de desempenho de suas atividades cotidianas. Avalia o estado biológico, como força, tônus muscular, amplitude articular, etc, o estado psicológico, como memória, ânimo e aprendizado, e o estado social, inserção comunitária, incluindo pessoas que possam auxiliá-lo, como familiares, amigos e voluntários. Ainda leva-se em conta o ambiente físico, como barreiras arquitetônicas, na projeção da segurança do idoso em sua residência! A conjunção destes fatores são norteadores do trabalho da TO!

Devido à sua progressiva perda funcional, o idoso é inseguro e ansioso em relação à sua segurança e ao convívio familiar, e gera atenção específica do terapeuta!

Os objetivos da TO passam por integrar o geronte à sua comunidade, mantendo-o o mais independente possível, estimulando seus projetos e ambições, ajustado emocionalmente e socialmente, ajuste ambiental, preventivos e de reabilitação física e mental!

A TO pode ser executada quase que integralmente em todos os locais, como centros de convivência, clínicas, hospitais, ambulatórios, lares de repouso, abrigos, asilos, e até em seu domicílio, portanto quase  universal!

A sua utilização é mais significativa nas seguintes patologias geriátricas: acidentes vasculares cerebrais, Mal de Parkinson, Doença de Alzheimer e os diversos tipos de demências, doenças reumáticas e artríticas, e sequelas decorrentes de patologias crônicas, como hipertensão, diabetes, neoplasias, hanseníase, AIDS, entre outras.

Os idosos, assim como as crianças, sofrem de intensa  carência afetiva, com a vantagem de não serem egocêntricos, como elas, portanto sempre que indicados aceitam bem o envolvimento com a TO, que usa muito o contato, o toque físico, levando a adesão mais franca ao tratamento!

Na geriatria o objetivo da reabilitação é o restabelecimento funcional máximo, mantendo as funções corporais, melhorando as funções musculares e articulares, para gerar a máxima  independência física, tentando impedir ou adiar a invalidez permanente! Podendo para tal valer-se de próteses ou aparelhos, como amplificadores auditivos, muletas etc, etc, para manutenção da higidez do geronte!

A multidisciplinidade é sempre aconselhável ao idoso, porém não se deve confundir a TO com a fisioterapia, que se direciona na recuperação específica de funções ou atividade de determinado órgão. Já a TO é mais abrangente.  

Portanto, a importância da TO para o idoso está muito bem estabelecida e deve ser muito mais estimulada e utilizada pelos pacientes geriátricos, pois ela ajuda a superar os limites impostos pelo envelhecimento!

__________________________

Notícia comentada: Lançado o projeto que obriga a indústria a limitar a adição de sal para conservação de alimentos, que não poderão ter mais que 400 miligramas, por 100 gramas do produto. Baseado em trabalhos do Funcor, departamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia, com suporte dos diretores das sociedades de cardiologia, hipertensão e nefrologia e defendido no plenário da Câmara dos Deputados, pelo medico e deputado Arlindo Chinaglia, o projeto é de extremo auxílio no controle da hipertensão. Quando se juntam e trabalham com objetivo de servir, ciência e política ganham o poder de salvar vidas em escala geométrica! Esperamos que esse projeto seja logo aprovado! Enquanto isso nossos impostos…?     

__________________________

Parágrafo do leitor –      Pergunta: Um paciente me para no corredor da clínica e faz a seguinte pergunta: — Doutor o senhor pediu para que eu tomasse meu suplemento nos dias de atividade, metade antes e metade depois da musculação?

— Muito bem, respondi, é isso mesmo!

— Eu estou tomando, porém não vejo muita ação não, está me deixando um pouco agitado!

— Talvez pela composição, algo esteja lhe sensibilizando.

— Pode ser doutor, mas acho que é mais pelo energético que o senhor mandou tomar junto!

— Energético???

— Pois é! Tomo com Red Bull ou com Smirnoff Ice, e aquilo faz um tumulto dentro de mim; mas como o senhor mandou, eu cumpro!

— Mandei? Deixe eu ver a receita!

— Tá aqui, olha: dissolver o conteúdo do sachê em água ou bebida isotônica?!? Vixi, não é a mesma coisa não?

– ?…!??

Cai o pano

_______________________

Bom Domingo!   

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas