terça-feira, 23 de abril, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Terminal de passageiros recebe primeiro cruzeiro

- Publicidade -

Aura Mazda
repórter

O Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) do Porto de Natal iniciou suas operações na manhã de ontem (18), quando o navio Seabourn Quest atracou e deu início à temporada de cruzeiros. Esta é a terceira parada no Brasil  e conta com 417 passageiros de localidades distintas. O presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Emerson Fernandes garantiu que a obra do terminal está 100% concluída para receber os passageiros.
#ALBUM-5470#
Os procedimentos alfandegários e de vigilância sanitária não precisaram ser feitos no Rio Grande do Norte, pois o Seabourn Quest passou por procedimentos de segurança no Pará, local de sua primeira parada na costa brasileira.

O navio Seabourn Quest, que partiu da Flórida (EUA) passou pelo Caribe e pela Guiana Francesa. Como primeira parada no Brasil, o Pará (PA)  foi o destino escolhido.  Da capital potiguar, de onde partiu às 18h de ontem, ele segue viagem por um roteiro que contempla três capitais, além de Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina).

Um dos tripulantes do navio, o suíço Philipp Reuter informou que nenhum problema foi registrado durante a viagem e que o procedimento de desembarque no Terminal de Natal foi tranquilo. “É a primeira vez que venho a Natal, já ouvi falar da cidade mas não tenho tantas informações, tenho boas expectativas”, disse. 

A australiana Carol Zandel, 63, relatou que encontrou grandes surpresas ao chegar ao Brasil. “As pessoas que nos recepcionaram são incrivelmente encantadoras”, disse.  Já o britânico Henry Anderson, 73, relatou que não tem uma opinião concreta sobre o Brasil. Ele relatou que está ansioso para conhecer o Rio de Janeiro.

No desembarque de passageiros sete ônibus de turismo receptivo embarcaram os turistas para passeios pela cidade e arredores. O diretor da Codern informou que teve uma permissão da diretoria técnica para que os veículos circulassem no local, tendo em vista que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), prevê o controle do acesso e circulação de pessoas e veículos na área do cais. 

As expectativas de desembarque de turistas em Natal foram alteradas devido às novas regras de visitação da ilha de Fernando de Noronha, que agora só recebe navios com até 600 passageiros, embora estejam sendo tomadas providências para incluir a cidade nos grandes roteiros.

Com relação ao porte dos navios, que precisam passar por baixo da ponte Newton Navarro, possuem altura adequada, no entanto, para futuras embarcações, a solução alternativa é a implantação de uma balsa, a exemplo de outros portos pelo mundo e Fernando de Noronha, que vai ser licitada no valor de R$ 500 mil.

Área começou a operar após Mundial de futebol
O Terminal de Passageiros do Porto de Natal teve a ordem de serviço assinada em maio de 2012. O projeto previa conclusão até agosto de 2013, mas a obra atrasou e só foi entregue este ano. O governo federal e a Codern esperavam que o terminal fosse uma das portas de entrada para os turistas que viessem assistir aos jogos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, mas a estrutura, que tem capacidade para receber 3.255 pessoas, só foi concluída em julho deste ano, ou seja, quando já havia terminado a temporada de jogos do mundial de futebol em

INFRAESTRUTURA

A Companhia Docas RN começou a enviar documentos para a Secretaria Nacional de Portos, a fim de que seja aberta a licitação para áreas de restaurantes e lanchonetes do Terminal Marítimo de Passageiros (TMP), que deverão ser instalados em 2015. De acordo com o presidente da Codern, Emerson Fernandes, o processo licitatório deve ser aberto ainda este ano. O terminal, no entanto, já recebe passageiros na temporada de cruzeiros que começa, oficialmente,  no mês que vem.

De acordo com Fernandes, já foi feito um primeiro contato com associações de donos de restaurantes em Natal para saber quais são as ideias e interesses no porto. “Diversas empresas se mostraram interessadas em operar nas dependências, estamos buscando informação com o mercado para atender as demandas”, explica.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas