sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Tintas da vida

- Publicidade -

Yuno Silva
Repórter

Joana Salle enxerga cor em tudo, e é difícil determinar onde começa e termina sua arte: da ponta do pincel o traço alcança a tela antes de transcender as margens da moldura. Cores que sobem pelas botas e pelas paredes, paredes que vez por outra trazem experimentos tridimensionais. Arquiteta por formação, Joana transita pelas artes visuais há mais de dez anos e hoje promove sua primeira exposição individual nos moldes formais. Ou quase: nada de um quadro aqui, espaço, outro quadro e assim por diante… Ela faz questão de formar um mosaico para apresentar seus trabalhos que transpiram “momentos da vida, sentimentos ocasionais, perdas, conquistas, entre brindes e taças”.
As cores vivas fazem parte da rotina da artista plástica e arquiteta Joana Salle. Radicada no Ceará, a pintora vai expor em Natal suas novas criações na mostra #VamosFalardeCores, hoje no Between Galery
Cearense nascida em Fortaleza, cidade onde voltou a morar ainda na primeira década do século 21, essa filha de potiguares escolheu Natal para o debute: ela abre a exposição “#Vamos falar de cores” esta quarta-feira, às 19h, na Between Food & Gallery. Todas as cerca de 30 obras, de vários tamanhos e formatos, estão à venda e a visitação permanece até dia 3 de janeiro de 2015.

“Vim participar da Casa Cor Rio Grande do Norte, a convite da minha tia Gracita Lopes, que estava com um café por lá, e acabou surgindo esse convite para expor”, contou Joana, que afirma preferir “criar fora do quadrado”: a intenção fugir dos padrões e desenvolver um visual (pop) capaz de criar uma identificação imediata com quem aprecia. “Coloco minha vida nas obras, então quem leva para casa também está levando um pedacinho de mim”, garante.

Ao misturar tinta acrílica com outros materiais, ela projeta valores e sentimentos, “pequenas felicidades em horinnhas de descuido” que dão forma a seu universo. “Quero que as pessoas imaginem o que está por trás, vejam através. Acredito que as pessoas vão se identificar”.

Sua veia artística passou a ter mais espaço no cotidiano quando ganhou, em 2001, um prêmio para jovens artistas em um concurso promovido pela Fundação Capitania das Artes. “Já tinha umas criações, mas com o reconhecimento percebi que poderia tocar as pessoas”, comentou Joana, admiradora do colorido do pintor francês Henri Matisse (1869-1954) e do trabalho sentimental e intenso da mexicana Frida Kahlo (1907-1954).

Apesar dos convites para produzir estampas e posteres com o apelo do visual pop presente nos seus trabalhos, Joana disse que prefere não criar para reprodução em gravuras por achar “frio”. Além das telas, o lado arquiteta se manifesta através das instalações feitas – em grande parte – com materiais reutilizado.

Serviço
Abertura da exposição “#Vamos falar de cores”, hoje às 19h no Between Food & Galery – Av. Campos Sales, 384, Petrópolis. Visitação de segunda a sábado, das 12h às 23h, até o dia 3 de janeiro de 2015.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas