sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

TN e torcedores apontam os melhores do Machadão

- Publicidade -

Everaldo Lopes – repórter e pesquisador

No final do século passado, na transição entre 1999 e 2000, a Tribuna do Norte promoveu uma enquete junto aos seus leitores, para que escolhessem os times do século dos três grandes América, Alecrim e ABC. Em três domingos seguidos, a TN publicou poster dos três selecionados, com grande sucesso e apoio dos torcedores.

O meio de campo Odilon foi um dos grandes craques da era Machadão e está na seleção alviverdeAs três seleções do século ficaram assim escolhidas: ABC com Hélio Show, Sabará, Alexandre Mineiro, Edson e Marinho Chagas,  Maranhão, Danilo Menezes e Alberi, Jorginho Silva e Reinaldo Os americanos elegeram Rafael, Ivan Silva,  Scala, Djalma e Sérgio Poti, Baltazar, Hélcio e Véscio, Evaldo, Saquinho e Aloísio. E o Alecrim com Manuelzinho, Saraiva, Miro, Berilo e Anchieta, Valdomiro, Pedrinho e Vasconcelos, Zezé, Icário e Odilon.

É evidente que, nas seleções do século os craques mais antigos foram prejudicados, porque provavelmente foram vistos muito pouco pelos “leitores” da época da enquete. Craques indiscutíveis  como foram Xixico – maior goleador do ABC durante 10 anos, João Aciolly, Nilo Murtinho Braga, que de volta ao Rio jogou no Botafogo e Fluminense, Lula, ídolo no Ferroviário potiguar, ex-seleção brasileira, Fluminense, Botafogo, campeão pelo Inter/RS, Albano, o goleiro Ribamar, o ala Mauro, meiocampista Véscio, o  veloz ponta esquerdo Burunga, e tantos outros. Muitos, não foram vistos pelos mesmos torcedores do Machadão. Brilharam no pequenino  “JL”, inaugurado no distante 1928, quando Natal era uma capital provinciana de pouco mais de 30 mil habitantes.

Agora, a TRIBUNA quer ouvir os leitores sobre quais os melhores times nesses 39 anos de vida do estádio João Machado, de 1972 a uma parte de 2011. Para a enquete sobre os 39 anos do Machadão, uma comissão selecionará os 10 melhores de cada posição e de cada um dos três grandes. Oportunamente, a TN publicará os pré selecionados,  e daí os escolhidos através a votação on line. Que os torcedores vão logo fazendo suas escolhas. De 1972 até hoje, é claro que os mais jovens provavelmente não viram Danilo Menezes jogar, Hélcio “Jacaré”, Dedé de Dora, Ivan Silva, Reinaldo, Aloísio, Edson, Odilon, Didi Duarte, Nonato, Marinho Apolônio, Hélio Show, Noé Soares, Baíca, Vasconcelos, Nilson “Beckembauer”, Curió, tantos mais. TN voltará ao assunto, com outras matérias, e até relembrando alguns nomes que possam ter ficado à  margem  na hora da escolha do  craque ideal do torcedor potiguar.

Número

39 anos de história do Machadão serão contados através da escolha de seus grandes craques.

Pré Seleção

A equipe de esportes da TN e TN on line selecionaram cinco jogadores de cada um dos três clubes, a partir daí os torcedores escolheu as seleções do Machadão ao longo dos quase 40 anos de bola rolando no ex-colosso de Lagoa Nova. A decisão do jornal de pré selecionar cinco jogadores para cada 11 posições de cada clube (os três mais tradicionais da capital) tem a finalidade de evitar que o leitor/votante disponibilize um número exagerado de jogadores, com isso pulverizando a votação. Daí, a necessidade da pré seleção adotada.

Assim, os torcedores do Alecrim, América e ABC, pela ordem, terão cinco jogadores para cada posição, e o treinador, também a mesma quantidade, em três semanas seguidas. Convém esclarecer que qualquer profissional que tenha defendido Alecrim, América ou ABC poderá ser votado, desde que seu nome esteja incluído nos cinco pré-selecionados para cada posição, através do portal da TRIBUNA DO NORTE. A votação estará aberta no site da TN Online a partir da próxima terça-feira.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas