sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Todos juntos…novamente

- Publicidade -

Santiago (Chile) – A Seleção Brasileira inicia sua caminhada nas Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018, que será disputada na Rússia, às 20h30 (de Brasília), enfrentando o Chile no Estádio Nacional, em Santiago. O Brasil, único país a estar presentes em todos os Mundiais da Fifa, deverá encontrar dificuldades neste encontro. Isso porque os chilenos, que foram eliminados pelos brasileiros somente nos pênaltis nas oitavas de final da Copa de 104, conquistaram em julho o título da Copa América e vivem um momento considera excelente.
Um grupo, com algumas modificações, está reunido no Chile para entrar em campo hoje e tentar fazer o torcedor brasileiro esquecer as decepções e mostrar um futebol de qualidade com bons resultados
Além das qualidades do rival, o Brasil luta contra sua própria irregularidade. O “fantasma” dos 7 a 1 sofridos para a Alemanha ainda está presente e ganhou ainda mais força com a precoce eliminação na Copa América, quando os canarinhos foram eliminados pelo Paraguai, nas penalidades, nas quartas de final.

“Sabemos que as dificuldades sempre vão existir, pois o Brasil dificilmente consegue a classificação com tranquilidade nas Eliminatórias. Normalmente nós sofremos muito e garantimos no último jogo, na rodada final. Mas o importante é sabermos que estamos trabalhando, evoluindo e conseguindo progressos. Sei que vai ser complicado, mas não apenas para a Seleção, que sempre entra nas competições como uma das favoritas”, analisou o técnico Dunga.

As desconfianças e a qualidade do Chile chegaram ao ponto de inverter um favoritismo que historicamente sempre foi do Brasil. O fato gera incômodo aos brasileiros que, apesar de admitirem dificuldades, garantem que os canarinhos têm amplas condições de vitória.

“A Seleção Brasileira vai ser sempre considerada uma das favoritas quando entrar em campo pela nossa tradição e pela qualidade de nossos jogadores. Assim como o Chile, nosso elenco conta com jogadores campeões. O importante é irmos a campo determinados e cientes de que, mesmo sendo uma grande batalha, podemos conquistar os três pontos”, disse o zagueiro Miranda.

Se o Brasil espera problemas contra o Chile, o discurso do técnico da seleção anfitrião, Jorge Sampaoli, também mostra grande respeito pelos brasileiros. “Poucas vezes na história o Chile conseguiu ganhar do Brasil e isso não tem a ver com o Chile e sim com a força do Brasil, que vai ser sempre favorito. Vou enfrentar nesta quinta um time que seguramente estará no Mundial e por isso mesmo se nós conseguirmos somar pontos importantes será algo precioso. O Brasil também está nos respeitando pela condição de conquistamos e por isso mesmo espero uma partida disputada em grande nível”, disse.

Dunga reconhece bom momento do adversário
Ao contrário do técnico Jorge Sampaoli, que admitiu ser ruim começar as Eliminatórias justamente contra o Brasil, o técnico Dunga entende ser indiferente fazer a primeira partida contra o Chile. Ele lamenta o pouco tempo para preparar a equipe – apenas três treinos, somente dois com o elenco completo -, mas diz que escolher adversário é perda de tempo.

“A gente teria de jogar contra todos. Se não fosse agora, na quarta, na quinta rodada, uma hora teria de enfrentar. É claro que eles estão num bom momento, mas o que temos de fazer é ocupar os espaços e sermos competitivos”, disse Dunga ontem, antes do treino da seleção no estádio da Universidad Católica.

Mais uma fez o treinamento foi fechado e o treinador disse que não faz isso para manter mistério – apesar de não revelar o time que inicia a partida – e sim para facilitar a concentração dos jogadores. “Eles podem tentar as jogadas e não tem movimentação, barulho que possam distraí-los. No jogo o estádio está cheio, mas aí o clima é outro.”

Dunga elogiou a equipe chilena, mas garantiu que o Brasil não se limitará a se defender na partida no Estádio Nacional. “O futebol moderno mostra que, se você ficar só se defendendo, não dá certo, porque uma hora o adversário vai te acertar.”

Ficha técnica
CHILE: Claudio Bravo, Isla, Medel, Jara e Mena; Díaz, Gutiérrez, Arturo Vidal e Valdivia; Vargas e Alexis Sánchez Técnico: Jorge Sampaoli
BRASIL: Jéfferson, Daniel Alves, Miranda, David Luiz e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Elias (Fernandinho), Oscar e Willian; Douglas Costa e Hulk Técnico: Dunga
Local: Estádio Nacional, Santiago (Chile)
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Roddy Zambrano (Equador)
Assistentes: Christian Lescano (Equador) e Byrom Romero (Equador)

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas