sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Top revela marcas mais lembradas

- Publicidade -

Aldo Peixoto
Repórter especial

É chegada a hora. O Top Natal, pesquisa realizada pela Tribuna do Norte em parceria com o Instituto Consult, realiza hoje a sua 13ª cerimônia de premiação para divulgar as marcas mais lembradas pelos consumidores em 36 diferentes categorias de negócios. A noite promete ser inesquecível para o empresariado e para o mercado publicitário potiguar. A badalada celebração que presta  homenagem ao trabalho e à trajetória de sucesso das empresas vencedoras da pesquisa terá início às 20h, no Olimpo Recepções.

Para saber quais são as marcas mais lembradas pela capital potiguar, a pesquisa Top Natal ouviu 600 entrevistados das classes sociais A, B e C, na faixa etária acima de 16 anos, entre os dias 16 e 25 de junho deste ano. A partir daí, foi possível constatar quais são as empresas que conquistaram este ano a preferência do consumidor em cada segmento.
Top Natal reúne empresários e autoridades em noite de premiação
Os preparativos para  o evento começaram há sete meses. Segundo a gerente de Marketing da Tribuna do Norte, Ricélia Santiago, a expectativa em torno da festa aumenta a cada ano. “O Top Natal demanda várias plataformas de trabalho. Primeiro há a realização da pesquisa, realizada pelo instituto Consult. Após o resultado, começamos a trabalhar na elaboração da revista e, simultaneamente, damos início ao planejamento da cerimônia de premiação, que envolve decoração, iluminação, sonorização, buffet, segurança e estrutura de palco, isso para falar apenas dos principais aspectos. O Top Natal requer longas reuniões de planejamento e uma atenção especial aos detalhes, mas temos um time forte e estamos  nos esforçando para que a noite  seja inesquecível. Afinal, a celebração tem que estar à altura das marcas homenageadas”, diz.

O aumento da concorrência, o fácil acesso à informação e o crescimento do e-commerce deixa ainda mais difícil a disputa pela preferência do consumidor, reforçando o papel fundamental da marca para o desempenho final das empresas. Para atravessarem esse contexto fortalecidas, as companhias são incentivadas a acompanhar a influência que suas marcas têm conquistado frente à concorrência e ao consumidor. Para Eliane Rocha, gerente comercial da Tribuna do Norte, o Top Natal é uma ferramenta imprescindível neste sentido: “O resultado dessa pesquisa traz, anualmente, uma ampla visão do desempenho das marcas, permitindo saber se o seu alcance junto ao público cresceu, diminuiu ou se manteve estável”, relata.

Neste ano, a pesquisa Top Natal abriu dois novos segmentos de investigação: Café e TV por assinatura. A justificativa é que esses mercados cresceram bastante nos últimos anos, multiplicando a concorrência e obrigando as empresas a investirem em novas estratégias de marketing. Por falar em concorrência, houve empate entre três segmentos da pesquisa: Água Mineral, Loja de Veículos Seminovos e Hospital, o que reforça a importância de acompanhar as constantes mudanças do mercado e lançar diferenciais para o público.
Ricelia Santiago, gerente de marketing da TRIBUNA DO NORTE
Uma novidade no Top Natal deste ano é que o tradicional modelo de troféu que acompanhou as 12 edições anteriores do evento, foi reformulado, ganhando um ar mais moderno, porém sem perder sua sofisticação. O design original da peça é da artista plástica Beth Câmara, já a modificação foi idealizada pela design gráfica Camila Cahú. Os detalhes com a ambientação da festa, decoração, iluminação e estruturas, também promete encher os olhos  dos convidados. Além de surpresas que só serão reveladas durante o evento.

Na cerimônia  desta noite, os convidados serão presenteados com a edição anual da revista comemorativa do prêmio. A publicação traz as histórias de sucesso das marcas vencedoras, algumas comoventes, outras curiosas, mas, todas envolvendo lições de força, perseverança, criatividade e inovação.  “Saber como construir uma reputação e criar uma identidade que inspire confiança junto aos consumidores não é tarefa fácil, e envolve planejamento, investimento e pesquisa.” – diz Ricélia Santiago, gerente de marketing da Tribuna, reconhecendo a trajetória de valor de cada marca que concorre à premiação.

A revista Top Natal 2014 também irá circular em toda a tiragem da Tribuna do Norte na edição de amanhã (28), oferecendo ao leitor a oportunidade de ficar por dentro da lista dos vencedores em cada segmento. Para a gerente comercial da Tribuna do Norte, Eliane Rocha, o fato das marcas serem indicadas pelos entrevistados, independentemente de conquistarem o primeiro lugar na premiação, já é sinal de prestígio, porque mostra que as empresas têm crescido ou pelo menos se mantido na pesquisa.

Agora é esperar pela abertura dos envelopes e a divulgação dos primeiros colocados, em cada um dos 36 segmentos. Além da indicação destes vencedores, a premiação ainda irá revelar qual é a marca Top dos Tops, aquela que tem o maior percentual geral na lembrança dos entrevistados, um lugar especial na lembrança positiva do seu  público-alvo.

“A pesquisa mostra que é cada vez mais difícil permanecer sendo uma marca Top. Portanto, as empresas merecem reconhecimento por todo o esforço que fazem neste sentido, seja através do diferencial dos seus produtos e serviços, agregando valores e sentimentos a eles, seja pelo trabalho bem feito de marketing e propaganda ou presença nas redes sociais, ferramentas que ajudam na condução do sucesso das suas marcas” – avalia Paulo de Tarso, presidente do Instituto Consult.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas