sábado, 20 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Transcoop aceita dividir linhas

- Publicidade -

A operação das 88 permissões do sistema opcional de  transporte, que estão em aberto, ficará dividida entre veículos da Cooperativa de Transporte Autônomo de Natal (Transcoop) e os que são ligados ao Sindicato dos Permissionários de Transportes Alternativo do Rio Grande do Norte  (Sintoparn). Ontem, em reunião com o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, a presidente da Transcoop, Edileuza Queiroz disse que a cooperativa aceita “dividir o bolo” com o Sitoparn.
Prefeito Carlos Eduardo se reuniu, ontem, com dirigentes da Transcoop para discutir permissões
Mas esse é um acordo que ainda está sendo costurado pelo município. O prefeito voltará a se reunir como o Sintoparn amanhã (24) ou quinta-feira (25)  para chegar a uma solução para o preenchimento das 88 permissões que continuam disponíveis no sistema opcional, mas inoperantes.

A secretária municipal de Mobilidade Urbana, Elequicina dos Santos, confirmou que a data da audiência depende da agenda administrativa do  prefeito. Segundo ela, hoje, das 177 permissões previstas para a licitação do sistema de transporte coletivo, que sairá provavelmente em janeiro, a Transcoop/RN já opera 60 permissões e outras 29 permissões que estão em operação são de permissionários individuais.

Segundo a secretária, o prefeito Carlos Eduardo Alves voltará a ouvir “o que o Sitoparn tem o que propor”, mas de antemão disse que a licitação não vai garantir, em janeiro, que os permissionários que estão prestando serviço hoje “estarão no novo sistema, depois da licitação”. A rede de transportes, bem como de todo o edital da concorrência, é objeto de estudos.

Edileuza Queiroz disse que a Transcoop atua com 51 veículos nas 60 permissões que possui. Listagem da STTU, enviada a Transcoop, aponta que até o dia 19, existiam 91 linhas fora de operação, enquanto 86 estavam em operação. Dentre as que estão fora de operação, desde dezembro de 2011, está a permissão 055, que tinha sido autorizada para o presidente do Sitoparn, Pedro Neto. A Transcoop vem operando linhas em Ponta Negra, Felipe Camarão, Planalto, além de Nordelândia e Parque dos Coqueiros, que são as mais recentes e se dispõe a atuar em Gramoré, José Sarney e Redinha, onde faltam transportes convencionais.

Em reunião na semana passada com o prefeito, o Sitoparn também se dispôs a operar, com 60 permissionários, linhas descartadas pelo sistema convencional de transporte público.  Esse ponto não chegou a ser discutido ontem, segundo Edileuza.

Passe Livre
A titular da STTU,  Elequicina dos Santos não confirmou o horário, mas disse que hoje vai se reunir com a secretaria municipal de Educação, Justina Iva, para definir a operacionalização da gratuidade.

Em 18 de agosto, a Prefeitura havia anunciado que tão logo saísse a homologação do novo sistema de bilhetagem eletrônica, o passe livre seria colocado em prática, em caráter experimental, com os alunos da Escola Municipal Irmã Arcângela, em Igapó, zona Norte de Natal. Segundo a diretora da escola, Sônia Soares Pires, dos 1.500 alunos, 186 estão habilitados ao transporte gratuito. “Estamos só aguardando uma orientação da Secretaria de Educação”, disse. A SME informou que das 72 escolas municipais, 19 já informaram à Secretaria, quantos alunos terão direito ao benefício, ou seja, de 54 mil estudantes, até agora, cerca de 4,5 mil podem se beneficiar da gratuidade.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas