sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Tributo a Billie e a nova Etta James na Pipa

- Publicidade -
Tádzio França
Repórter
O jazz chegou à praia: após passar por São Miguel do Gostoso e Natal, a edição 2015 do Fest Bossa & Jazz começa nesta sexta-feira a etapa mais aguardada de seu circuito: Pipa. De sexta até domingo, uma maratona de atrações locais, nacionais e internacionais vai dar um toque de classe à trilha sonora do balneário. Além dos shows, o evento também inclui workshops e oficinas como  a de guitarra  blueseira com Igor Prado no sábado, e domingo a de sax com Mauro Senise,  no hotel Pipa Atlântico. As apresentações serão realizadas no estacionamento Pipa Park, com acesso gratuito. E ainda terão jam sessions ao fim de cada noite, com all that jazz. 
A banda Galactic, de Nova Orleans, é uma das atrações principais do Fest Bossa & Jazz 2015 em Pipa
Para apreciar a parte musical do festival, é bom chegar cedo. A partir das 19h, a Bossa & Jazz Street Band já estarão animando a avenida Praia dos Golfinhos, o ponto urbano mais central de Pipa, já conclamando os nativos e visitantes para os shows no palco. Às 20h, a cantora potiguar Bruna Hetzel vai apresentar o show “Lady sings the blues – Um tributo a Billie Holiday”, uma homenagem ao centenário da cantora de jazz mais icônica de todos os tempos. Promete emocionar os fãs de Lady Day. 
#SAIBAMAIS#Às 21h, o aguardado show da Sesi Big Band, convidado a potiguar Roberta Sá para uma participação mais que especial (ver mais detalhes na entrevista desta matéria). Às 22h30, o palco promete decolar com a apresentação do quarteto Igor Prado Band, que é atualmente um dos grupos sul-americanos mais ativos no cenário do blues internacional. Figura entre os dez álbuns de blues mais executados nos Estados Unidos, sendo os únicos latinos. À meia-noite terá session no Bakana Club. 
Acid jazz DuSouto
O palco principal do sábado começará abrindo espaço para os novos talentos, às 19h, que será Daniel Ribeiro. Em seguida, uma apresentação que promete surpreender: os festeiros DuSouto, mostrando uma faceta ainda inédita. O grupo tocará seu habitual repertório “remixado” ao vivo, tudo numa levada ‘acid-samba-jazz’, contando com os auxílios luxuosos do multi-instrumentista Antônio de Pádua, e do percussionista Jailton Medeiros. É DuSouto como os fãs (ou não) nunca ouviram.  
 Em seguida, o fino da bossa: a musa Wanda Sá – pioneira que esteve no berço da bossa nova – vai se apresentar ao lado do saxofonista e flautista Mauro Senise para um tributo ao mestre: “Meu maestro soberano – A música de Tom Jobim”. Às 22h30, hora de circular pelo lado mais dançante do jazz com a banda Galactic, direto de New Orleans. O grupo é adepto do jazz-funk, e gosta de improvisar. No show de Pipa, serão acompanhados pela potente voz da cantora Erica Falls, uma revelação do berço do jazz. Em seguida, a jam session será no restaurante Golfinho. 
A nova Etta James
O som no palco principal começará mais cedo, às 17h30, com a cantora Joana Knobbe, representando os novos talentos. Em seguida, o pernambucano Wallace Seixas virá com seu trio para embalar o evento; ele já tocou com grandes músicos ao redor de todo mundo. Às 1s 19h30, será a vez do Quinteto da Paraíba, representando um grande exemplo do encontro entre o popular e o erudito: desde o fim dos 80, o grupo entrelaça gêneros  naturalmente. A música “Martelo bigorna”, de Lenine, foi interpretada pelo quinteto e ganhou o Grammy Latino de 2009. 
O festival será encerrado no domingo pela voz da cantora Jai Malano. A texana tem apenas cinco anos de carreira profissional, e uma ascensão meteórica: já excursionou por vários países, e na Inglaterra foi comparada a Etta James e Ruth Brown, em matéria na revista UK Rock ‘n Roll Magazine. Ela será acompanhada no evento pela Igor Prado Band. A jam session final será no Pipa Beleza Resort. 
Serviço:
6º Fest Bossa & Jazz. 
Sexta a domingo, na praia de Pipa. 
Acesso gratuito.  
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas