sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Trufas, o diamante negro da gastronomia

- Publicidade -

Erick Jacquin, jurado do reality show gastronômico MasterChef Brasil e chef premiado, já está em Natal para conduzir o Festival de Trufas Negras Frescas no Le Brasserie de La Mer, restaurante do hotel Majestic, em Ponta Negra. De quebra, o mestre francês também está comemorando a condecoração da Légion D’Honneur, a mais alta honraria concebida pelo Governo Francês, recebida por ele em outubro deste ano. O festival começou quinta-feira e irá até este sábado.
Temporada das trufas negras ganha festival local no restaurante La Brasserie de La Mer
Jacquin elaborou um menu de pratos individuais. Não será ‘menu degustação’, cada prato tem um preço diferente. As iguarias são: Ovo frito com trufa negra, risoto de funghi porcini com trufa negra fresca, lagosta rôti ao forno com trufa, filé mignon com creme de foie gras e trufa e purê de batata. As trufas são umas das iguarias mais apreciadas pelos gourmets mais experimentados. São um tipo de fungo vegetal que nasce sob a terra, e exigem muito trabalho para serem achadas.

Diamante negro
Algumas espécies de trufas têm sabor e aroma agradáveis – justamente essas que são consumidas pelo homem há mais de três mil anos. As trufas negras, em especial, são bastante apreciadas e chamadas no meio de “diamante negro”. Elas são tradicionalmente encontradas ao largo da França, Espanha e Itália. Exalam aroma menos acentuado, têm superfície mais rugosa, e são mais resistentes ao manuseio. Regiões de cultivo foram instaladas no Reino Unido, Estados Unidos, Espanha e Suécia. Consequentemente Austrália e Nova Zelândia viraram os primeiros países do hemisfério sul a colherem trufas, exemplo seguido pelo Chile.

Além de elaborar suas iguarias exclusivas, Jacquin também vai exibir a honraria que recebeu da França, a insígnia de Chevalier da Légion d’Honneur. A condecoração foi criada em 1820 pelo imperador Napoleão Bonaparte. Os últimos brasileiros a receberem essa homenagem foram o senador Aécio Neves e os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e José Sarney.

Serviço
Festival de Trufas Negras Frescas pelo chef Erick Jacquin, até 08/11, no Le Brasserie de La Mer, Hotel Majestic, Ponta Negra. Reservas pelo número 3642-7007.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas