quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

TSE cria aplicativo para a eleição

- Publicidade -

A situação dos candidatos  às eleições majoritárias e proporcionais de 2014 está agora ao alcance das mãos – a um clique da tela dos smartphones. O “Candidaturas”, aplicativo desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral, permite qualquer internauta conectado à internet averiguar a situação do registro de candidatura dos postulantes junto à Justiça. O aplicativo exibe além das informações básicas do postulante, o endereço (link) para acessar o site do candidato para que o eleitor possa conhecer propostas e o perfil.
Através do celular, os eleitores podem consultar os registros de candidaturas junto ao TRE
A ferramenta, explica a diretora geral do Tribunal  Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, Andrea Campos, traz  a facilidade de acesso do eleitor a informações e serão, de acordo com ela, de grande utilidade nas eleições deste ano, ao disponibilizar dados de forma econômica, ágil, segura e com fácil acesso. Compatível com os sistemas Android e IOS, o Candidaturas  está disponível, gartuitamente, para download no Google Play e iTunes.

#SAIBAMAIS#“O ganho para a Justiça Eleitoral é muito significativo, pois a demanda de trabalho para atender a essas consultas diminui. Nossos servidores se desincumbem dessa tarefa e trabalham com foco exclusivo nas ações para a execução da eleição”, observa Andréa Campos.

Em contrapartida, acrescenta Andrea Campos, o eleitor terá a resposta imediata a assuntos que o interessam como dados de candidaturas, locais de votação e totalização de votos.  “A sociedade ganha com o avanço da tecnologia aplicado às eleições”, conclui.

O aplicativo traz todas as informações constantes dos pedidos de registro de candidatura entregues ao Tribunal (nome completo do candidato, nome para urna, número, situação do registro de candidatura, cargo, partido, coligação e o link para o site do candidato). Assim, o eleitor poderá verificar o plano de governo dos candidatos ao Executivo, para melhor poder escolher o candidato ao governo do Estado e à Presidência da República.

Todas as informações são obtidas diretamente do banco de dados do TSE, que é atualizado diariamente. Segundo o Tribunal, a iniciativa busca ampliar o leque de serviços oferecidos, bem como melhorar a experiência de usuários de dispositivos móveis.

A versão para plataforma Android foi desenvolvida pelo TSE, enquanto os Tribunais Regionais do Piauí e Ceará elaboraram a  e (TRE-PI e TRE-CE), a versão iOS, no primeiro semestre de 2014, coma  participação de técnicos do TRE/RN. Não há como o usuário interagir, apenas consultar informações.

“A vantagem dos nossos aplicativos mobile é ter o acesso a informações de cunho eleitoral de forma rápida e segura em suas mãos”, afirma a diretora do TRE/RN.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas