terça-feira, 23 de abril, 2024
31.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Tumulto marca palestra de ministro

- Publicidade -

Carla França – repórter

A última palestra da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi marcada por protestos e confusão. Isso porque alunos e professores, que reclamavam sobre as mudanças realizadas no Programa de Educação Tutorial (PET), foram impedidos de entrar na conferência,  – proferida, ontem à noite, pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad.

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa do governo federal de estímulo à pesquisa e extensão universitárias, no nível de graduação. Os alunos selecionados ganham bolsa de iniciação científica. No Brasil, são mais de quatro mil estudantes beneficiados pelo PET. Na UFRN, esse número é cerca de 1.400, entre alunos e professores.

“A portaria do MEC alterou alguns pontos da regulamentação do PET, por exemplo, o tempo máximo para ser tutor e a quantidade de bolsistas. A gente teme que essas medidas possam acabar com um Programa que tem mais de 30 anos e só tem trazido benefício”, disse o representante dos tutores, professor Marcelino Pequeno.

Depois de muito tumulto – um estudante chegou a ser agredido fisicamente por seguranças – os manifestantes foram autorizados a entrar no auditório da Reitoria da UFRN para assistir à palestra do ministro, que se comprometeu em receber os representantes do movimento para discutir possíveis alterações na portaria.

Em sua palestra, Fernando Haddad falou sobre os avanços da educação no Brasil. Para ele, o MEC dobrou o número de vagas nas universidades e de institutos federais. “Assumimos a pasta com 113 mil vagas nas universidades e vamos deixar o governo com mais de 250 mil. Só de 2008 para 2009, houve um aumento de 32% nas matrículas. Durante nossa administração, mais que dobramos a quantidade de IF’s. Tínhamos 140 escolas técnicas e hoje são 354 Institutos Federais. E até 2012, chegaremos a 540 mil matrículas”, disse o ministro.

Ainda dentro do que considera avanços na educação brasileira, Fernando Haddad, falou sobre o Prouni, que concede bolsas parciais e integrais a estudantes de baixa renda para instituições de ensino superior.

Desafios

Entre os desafios apontados por Haddad está a melhora do Ensino Médio, que hoje vem apresentando baixo desempenho nas avaliações do Governo Federal.

Ele afirmou que o Ensino Médio e, consequentemente, os  alunos estão sobrecarregados. Os professores são obrigados a  cumprir um enorme programa de conteúdo para que os estudantes se preparem-de maneira precária, muitas vezes – para os milhares de vestibulares que são realizados no país.

“Acredito que com o Novo Enem, que já está substituindo alguns vestibulares, nós vamos conseguir melhorar a qualidade do EM, assim como melhoramos o Ensino Fundamental”, disse Haddad.

Outro desafio – que ele diz que vai cumprir antes de deixar a pasta – é criar uma lei para garantir o piso nacional do magistério. Atualmente, o piso, em alguns estados, é de R$1.024,00. “Nossa intenção é fazer uma lei que os  professores não recebam menos que qualquer outra categoria”, disse Fernando Haddad.

Presidente faz balanço  positivo da 62ª SBPC

Durante uma semana, milhares de pessoas participaram diariamente das atividades da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que terminou ontem, em Natal. Mais de 15 mil visitantes por dia, 600 palestrantes, 4.500 posteres apresentados. Esses são apenas alguns números desta edição que aconteceu na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Ao fazer um balanço final do evento, o presidente da SBPC, Marco Antônio Raupp, destacou a importância de parcerias. “Alguns aspectos foram muito importantes para o sucesso da 62ª SBPC. Entre eles, destaco a grande cooperação da UFRN, que se empenhou bastante para que tudo saísse como o previsto”, disse Marco Raupp.

Ele destacou também a participação intensa, não apenas os acadêmicos, mas a população em geral que diariamente visitou os mais de 120 estandes de universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento e órgãos governamentais, além de outras organizações de todo o País, interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.

Outro destaque foi a participação de 5.300 pessoas inscritas nos 68 minicursos oferecidos pela SBPC. “Está edição teve uma grande participação da sociedade. Natal não deixou nada a desejar para outras capitais que sediaram nossas reuniões em anos anteriores”, disse Marco Raupp.

A Reunião em Natal teve um público estimado em 15 mil visitantes/ dia. Além dos potiguares, outros 20 Estados mais o Distrito Federal mandaram representantes para a 62ª SBPC.

Foram realizadas mais de 6o conferências e mesas-redondas, 26 simpósios, 68 minicursos e 20 encontros, 4.500 posteres. Cerca de 10 mil pessoas se inscreveram na SBPC Sênior e 2.500 na SBPC Jovem

“A SBPC vai continuar estimulando a cooperação entre universidades e empresas, com o objetivo de aumentar a competitividade nacional e de demonstrar a importância de um sistema de ciência e tecnologia para um país”, disse.

Para quem participou das atividades científicas, a avaliação do evento também foi positiva. “Esse tipo de evento é muito importante para a comunidade acadêmica, pois temos a oportunidade de entrar em contato com informações de diversas áreas do conhecimento e nós só temos a ganhar. Eventos como esse deveriam acontecer com mais frequência aqui na UFRN”, disse a estudante de psicologia, Dilene Casteits.

Além da programação científica, foram realizados diversos eventos paralelos, como atividades voltadas para estudantes do ensino básico e para o público infanto-juvenil) e a SBPC Cultural, com mais de 250 apresentações artísticas regionais.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas