sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Ufersa mostra experiência de Paulo Freire em Angicos

- Publicidade -

Mossoró – O documentário “40 Horas na Memória: Resgate da Experiência dos Alunos de Paulo Freire em Angicos”, produzido pela assessoria de Comunicação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), foi lançado quinta-feira no Sertão Central, cenário do método pioneiro do educador. Na plateia estavam presentes 19 ex-alunos ‘freirianos”, que prestaram depoimento relatando a experiência de ser alfabetizado segundo as lições do mestre Paulo Freire. “Se assistir na parede é mesmo que lembrar de como eram as nossas aulas, que passava as palavras geradoras na parede pra gente desenvolver”, diz dona Pequena, entrevistada.
Ex-alunos do método Paulo Freire e diretores da Ufersa prestigiam lançamento de documentário
Uma comitiva com mais de 40 pessoas entre servidores técnico-administrativos, docentes e alunos partiram de Mossoró acompanhou a solenidade de lançamento do documentário. A noite começou com o pronunciamento do jornalista Passos Junior, diretor do documentário, ao relembrar o processo de criação da obra. “Pensávamos em uma programação para celebrar os 50 anos do projeto ‘40 Horas em Angicos’, quando tivemos a ideia de produzir o documentário pra resgatar a memória dos ex-alunos a aquela experiência. A iniciativa foi abraçada pela universidade e Prefeitura de Angicos. Depois de cinco meses de trabalho, estamos apresentando um registro de uma valiosa experiência de educação e cidadania”, ressalta o diretor.

Os relatos foram filmados durante os meses de fevereiro e março. O documentário é ambientado nas residências de cada um dos participantes. “O roteiro abrange cinco temáticas: o cotidiano de Angicos à época; as aulas e o que foi estudado; como era Paulo Freire; o que mais marcou essa experiência e, por último, qual o legado das 40 horas”, explica a jornalista Renata Jaguaribe, roteirista do documentário.

A obra será a primeira peça audiovisual do Memorial Paulo Freire, que está sendo construído na sede da Universidade em Angicos, em comemoração aos 50 anos do projeto 40 Horas. Além dos dezenove ex-alunos freireanos, o filme conta ainda com participação especial do poeta cordelista Hailton Mangabeira, na apresentação, e do músico Carlos Zens, assinando a trilha sonora do documentário. Ambos estiveram na solenidade apresentando o trabalho que compõe o documentário.

O vice-reitor,  Francisco Odolberto de Araújo, representou o reitor José de Arimatea de Matos e destacou a importância do Projeto de Paulo Freire para a inclusão social a partir da Educação, ressaltando a importância da Ufersa na interiorização do Ensino Superior.

A professora Rita de Ana, coordenadora do projeto de criação do memorial Paulo Freire, exaltou a importância de reunir os ex-alunos como forma de manter vivo o legado do educador Paulo Freire. “A obra de Paulo Freire é de importância não apenas para a Educação, mas é um legado transdisciplinar e o jornalismo é a prova disso com a grandeza documental desse material”, comentou a coordenadora.

Após a exibição do documentário alguns dos ex-alunos presentes expressaram a satisfação de se verem no vídeo. “É um orgulho ver a gente falando sobre um momento tão importante das nossas vidas que foi ter sido alfabetizado por Paulo Freire” afirmou Paulo Souza, ex-aluno do projeto Paulo Freire de Alfabetização.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas